Vantagens Das Academias Ao Ar Livre Para Todas As Idades

Descubra como as academias ao ar livre podem ser o espaço ideal para a prática esportiva por oferecer equipamentos voltados para todas as idades.

Dizem que um dos esportes mais democráticos que existe é a corrida. Teoricamente, qualquer pessoa pode calçar um tênis e sair por aí correndo que já estará praticando um esporte que está entre os mais completos que existem.

Mas há também uma outra oportunidade disponível, sem que você precise pagar nada, que pode ser colocada entre as mais completas a que você pode ter acesso.

Estamos falando das academias ao ar livre, um espaço democrático, voltado para pessoas de todas as idades, e que pode ser utilizado sem que você precise gastar um centavo com isso.

Há muitos benefícios em uma academia ao ar livre, e se engana quem acredita que elas sejam voltadas para pessoas da terceira idade ou para aquelas que só desejam manter o condicionamento físico.

Muito pelo contrário. Atletas de alto nível também podem usar esses espaços para complementar os seus treinos diários.

Mas como tirar proveito desse ambiente e fazer com que cada equipamento possa trabalhar a seu favor?

É isso é que vamos ver neste artigo.

 

Academias Ao Ar Livre Para Todas As Idades

 

A construção de uma academia ao ar livre leva em consideração o fato de que, em geral, elas são instaladas em locais públicos e, por isso, são frequentadas por qualquer tipo de pessoa.

Homens e mulheres, idosos e crianças, magros ou obesos, ricos ou pobres, não importa: todos têm acesso aos mesmos equipamentos, no mesmo espaço e sob as mesmas condições.

Por conta disso, os equipamentos existentes em uma academia ao ar livre precisam ser generalistas, isso é, fáceis de serem utilizados e flexíveis o suficiente para que mais de um exercício possa ser realizado nele.

Por conta disso, raramente você vai encontrar equipamentos difíceis de serem utilizados ou com cargas insuportáveis, assim tornando uma academia para todas as idades.

 

Informação Ao Alcance de Qualquer Um

 

Academias ao ar livre com informações para qualquer um

Além da disponibilidade da aparelhagem, as academias ao ar livre em geral contam com placas instrutivas que explicam não apenas como utilizar cada um dos equipamentos, mas também quais são os grupos musculares que são contemplados durante o exercício.

Isso é feito para que você possa ter mais confiança durante a prática esportiva.

Contudo, de forma alguma isso significa que você deva ignorar a orientação de personal trainers ou professores de Educação Física.

Depois que você for ao médico e ele liberá-lo para a prática de exercícios, são esses profissionais que ficarão responsáveis por criar um treino específico para você.

Assim, orientado, você poderá tirar muito mais proveito dos equipamentos disponíveis nas praças públicas.

 

Só Porque É De Graça Não Significa Que Seja Ruim

 

Algumas pessoas ainda têm um certo preconceito com academias ao ar livre, achando que pelo simples fato de elas serem de graça vão oferecer uma infraestrutura inferior àquelas tradicionais em que você precisa pagar mensalidade.

De fato, há algumas academias que oferecem muito luxo e cobram caro por isso, mas não é o caso da maioria.

Os principais equipamentos existentes em uma academia tradicional também estão presentes em uma academia ao ar livre.

Em muitos casos, eles apresentam até uma conservação melhor do que a de uma academia tradicional.

Isso se deve ao fato de que ao instalar uma academia ao ar livre, muitos municípios já solicitam uma manutenção periódica nos equipamentos, garantindo assim melhorias e consertos de tempos em tempos.

 

Nas academias ao ar livre as pessoas ficam mais à vontade

Quem frequenta uma academia tradicional sabe que nos primeiros dias se sentir intimidado é quase natural.

Por lá você vai encontrar pessoas que já estão em um ritmo muito mais avançado do que o seu, levantando cargas maiores e fazendo exercícios bastante puxados.

Essa situação pode causar um desconforto, e a constante comparação com esses atletas pode deixar você um pouco desestimulado.

Já nas academias ao ar livre isso não acontece. O público que frequenta esses espaços é mais rotativo e menos preocupado com aspectos competitivos.

Encare seus momentos em uma academia ao ar livre como um período de lazer dedicado ao condicionamento físico.

E, ainda por cima, você pode aproveitar a oportunidade para fazer amigos e trocar dicas sobre treinos.

 

Todo O Tempo Do Mundo

 

Um dos aspectos que fazem com que as pessoas gostem muito de estar em um local público com uma academia ao ar livre é o horário sem restrições.

Diferente de uma academia tradicional, não há hora para chegar e também não há hora para sair.

Essa característica faz com que você possa fazer seus treinos com toda a calma do mundo, sem se preocupar em ter que liberar o aparelho rapidamente para o próximo.

Além disso, como não há hora para acabar, e nem cobranças dos professores, você pode fazer tudo calmamente, no seu tempo, e com isso poderá obter até resultados melhores.

Essa, aliás, é uma das razões pela qual as pessoas da terceira idade tendem a se afeiçoar mais às academias ao ar livre do que às academias tradicionais.

O ritmo de atividades é outro e, quase sempre, distinto da correria dos treinos puxados que as grandes academias costumam oferecer.

Para quem está buscando mais qualidade de vida, ter um espaço como esse apenas para alongar a musculatura ou manter o condicionamento físico é o ideal.

E o melhor de tudo, sem pagar nada por isso. Se você ainda não teve essa experiência, vale a pena testar e conferir de perto. As chances de você se encantar são enormes.

 Artigo escrito por Murillo Lima.

Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.