Alimentação Saudável Para Crianças

Os cuidados com a alimentação saudável devem começar logo nos primeiros anos de vida. Estimular uma criança desde cedo a ter bons hábitos alimentares poderá influenciar de forma bastante positiva no seu crescimento e na formação de um jovem e um adulto com mais saúde e uma qualidade de vida melhor.

Hoje em dia muitos dos problemas de saúde, como a hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso, comuns às pessoas mais velhas estão se manifestando na população mais jovem, e cada vez mais cedo especialmente nas crianças.

Tudo isso é fruto de uma alimentação inadequada e do sedentarismo. Combater esses problemas é um dever que envolve toda a família. Veja abaixo algumas dicas de alimentação saudável para crianças.

Dicas De Alimentação Saudável Para Crianças Menores De 02 Anos

Até os 06 meses de vida dar somente o leito materno, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento. O leite materno é o melhor alimento para o bebê, tem tudo o que ele precisa para crescer forte e com saúde.

Ao completar 06 meses, deve ser introduzido de forma lenta e gradual outros alimentos, como cereais, carnes, frutas e legumes três vezes ao dia porém, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.

Essa alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.

Deve ser oferecida inicialmente em colher com uma consistência mais pastosa, na forma de papas ou purês e gradativamente ir aumentando a consistência até chegar à alimentação normal da família.

Nesta fase é muito importante dar para criança água para beber nos intervalos. É indicado também oferecer à criança diferentes alimentos ao dia.

Afinal uma alimentação variada e colorida contendo frutas, verduras e legumes podem estimular bastante as crianças.

Até mesmo para aquela criança convalescente ofereça seus alimentos habituais e os preferidos e respeite a sua aceitação.

Evite o consumo de açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, principalmente nos primeiros anos de vida. Use o sal com moderação.

Dicas De Alimentação Saudável Para Crianças Maiores De 02 Anos

alimentação saudável comendo frutas

Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras. Esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que vão ajudar na prevenção de várias doenças melhorando a resistência do organismo.

Consuma feijão no mínimo 01 vez ao dia e no mínimo 04 vezes por semana. O feijão, os vegetais folhosos verde escuros, ovos e carnes (fígado de boi), são importantes fontes de ferro.

Esse mineral é melhor absorvido pelo organismo quando esses alimentos são consumidos com outros alimentos ricos em vitamina C como a laranja, abacaxi e acerola.

Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela e outros embutidos, frituras e salgadinhos.

Evite temperos prontos e alimentos enlatados, os embutidos, pois eles contêm muito sal.

Diminua o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar e também evite beber refrigerantes.

A melhor bebida é a água. Para que a criança aprecie a sua refeição ela deve comer devagar e mastigar bem os alimentos.

Outra dica importante é não pular refeições. Faça pelo menos 03 refeições e dois lanches diários. Procure fazer desse momento um encontro de família.

E nada de alimentar assistindo à TV ou em frente ao computador.

alimentação saudável e brincara de bicleta com o filho

Procure estimular a criança para ser mais ativa e evitar ficar muitas horas assistindo TV, jogando o videogames ou brincando no computador.

Dessa forma fica mais fácil manter o peso dentro dos limites saudáveis para a idade da criança.

Uma alimentação saudável também é importante para proteger os dentes das cáries. Os alimentos não cariogênicos como leite e queijo reduzem a acidez da boca e fortalecem os dentes devido à presença de cálcio.

Os alimentos mais duros como maçã, coco e cenoura ajudam na limpeza dos dentes durante a mastigação.

Já as castanhas, nozes, avelãs, amendoins, frutas, legumes e verduras são considerados alimentos protetores.

Cuide da alimentação de seus filhos, ajude-os a fazerem as melhores escolhas alimentares. Procure também um profissional da área da saúde, um nutrólogo ou uma nutricionista para uma avaliação.

Essa também é uma medida muito importante. Seguindo essas dicas certamente teremos crianças mais saudáveis e adultos com menos problemas de saúde.

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