Alimentação Saudável

A alimentação saudável consiste na elaboração de um cardápio bem diversificado composto por todos os tipos de alimentos, ou seja,  proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas, cálcio além de outros minerais.

A ingestão desses nutrientes presentes nos cereais, carnes, verduras, legumes e frutas, de forma balanceada sem excessos ou exclusões, aliados às atividades físicas, são essenciais para o funcionamento perfeito do organismo e também para a correta relação de equilíbrio entre peso e altura.

Alimentar se bem significa escolher corretamente os alimentos e comer nas horas certas.

É recomendado comer pequenas porções a cada três horas, num total de seis refeições diárias para manter o organismo ativo.

Isso naturalmente contribui para a manutenção do peso ideal, e ajuda na prevenção de doenças mantendo assim a saúde plena.

Cuidados Com A Alimentação Na Dieta

 

O melhor sempre é usar o bom senso no controle da alimentação. Se a intenção é emagrecer não se deve distorcer de modo drástico seus hábitos nutricionais partindo para uma dieta com fortes restrições alimentares.

salada de alface com tomate ajuda a emagrecer

Na realidade as chamadas “dietas de fome” podem causar sérios riscos à saúde, como anemia, problemas digestivos dentre outros.

Os alimentos existem para serem consumidos de forma prazerosa. O jejum não é condição essencial para o emagrecimento.

Na realidade sem eliminar nada, apenas refazendo o cardápio, recombinando os alimentos de maneira equilibrada, pode se comer de tudo.

O nosso organismo necessita de um mínimo de gordura, pois ela é responsável pelo transporte das vitaminas: A, K, E e D.

Já é uma realidade que a sociedade moderna está engordando, tendo como fatores a comodidade oferecida pela tecnologia, hábitos alimentares errados tais como, o consumo excessivo de alimentos gordurosos, frituras, doces, refrigerantes, e o sedentarismo aliado à falta de atividades físicas.

Como consequência desses comportamentos vieram os problemas com o sobrepeso e a obesidade, fatores de risco, que estão relacionados de forma direta e indireta ao desenvolvimento de várias doenças que podem levar à morte precoce.

Portanto os cuidados com a alimentação baseados na elaboração de um cardápio saudável e bem balanceado juntamente com a prática de atividades esportivas, são condições essenciais para uma melhor qualidade de vida.

Uma Dieta Equilibrada E Uma Boa Hidratação

Uma dieta equilibrada deve conter carnes magras, peixes, verduras, legumes, cereais e frutas para fornecer ao organismo tudo o que ele necessita através de uma alimentação saudável.

As frutas são excelentes opções para combinações com saladas, vitaminas, misturadas com iogurte. Elas são ricas também em vitaminas que ajudam a aumentar a imunidade do nosso organismo.

Em um corpo saudável a tendência é possuir um sistema imunológico forte.

frutas

Outra dica importante e beber muitos líquidos, de preferência água, sucos de frutas e água de coco.

A recomendação diária é de dois litros de água.

Durante o verão os cuidados devem ser redobrados. Devido às fortes ondas de calor o corpo perde líquido com muita facilidade.

E beber água regularmente e aos poucos em vários momentos do dia, ajuda manter o corpo bem hidratado.

Isso contribui de forma simples porém muito eficaz para a manutenção da temperatura corporal e o equilíbrio do organismo.

Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Cadastre-se na barra lateral ao lado e receba nossas dicas e atualizações diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.