Alimentos Diet, Light E Zero: Qual A Diferença?

Você também fica na dúvida na hora de fazer suas compras no supermercado?  Saiba que isso é bastante comum. Porém é muito  importante saber quais as diferenças entre esses produtos para não levar para casa alimentos que não sejam os mais indicados para seu plano alimentar.

Os produtos diet foram criados na década de 70 e somente 20 anos depois surgiram os light. Mais recentemente os produtos zeros integraram essa lista destes termos nas embalagens dos alimentos.

A indústria alimentícia colocou no mercado vários produtos com a denominação diet, light e zero à disposição dos consumidores.  Uma variedade bem grande de produtos alimentícios como pães, sucos, refrigerantes, sobremesas,  que alavancaram o consumo, hoje em dia cada vez mais em alta.

 

Alimentos diet

alimentos diet, ligth e zero qual a melhor opção

Os alimentos diet são produtos nos quais há a retirada total, ou há presença máxima de 0,50%  de um ou mais nutrientes da sua fórmula original, podendo ser açúcar, sal, gordura, colesterol entre outros.

Esses alimentos são indicados para pessoas que tem restrição ao consumo de algum ingrediente, como os diabéticos que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal.

Muitas pessoas acreditam que um produto diet é aquele que não contém calorias, e por isso mesmo seria direcionado ao público que deseja perder peso. Trata-se de um engano, pois, nem sempre esses produtos apresentam baixas calorias. Alguns chocolates diet, por exemplo, apesar de serem isentos de açúcar, têm praticamente a mesma quantidade de calorias ou mais  do que o chocolate normal, por possuírem mais gorduras para manter o sabor agradável.

Alimentos light

Os alimentos light são aqueles produtos nos quais há redução de no mínimo 25% de determinados nutrientes em relação ao alimento convencional. Ele pode ter quantidades reduzidas de calorias, gorduras saturadas, gordura total, açúcar, colesterol, sódio.

Esse produto é indicado, por exemplo, para indivíduos que precisam emagrecer, e devem consumir produtos com baixos teores de açucares e gorduras.

Alimentos zero

Alimentos zero são aqueles produzidos com a exclusão total de algum componente. Esses alimentos podem ser zero em açúcar, zero sódio ou zero de gordura. O que o torna diferente do alimento diet é a ausência de calorias. Não há redução de gorduras e sais apenas a substituição por componentes não calóricos.

Dicas importantes na hora escolher esses produtos

Como escolher os alimentos diet, light ou zero

  • Se o alimento for light para açúcar não deverá ser consumido por diabéticos, porque pode conter até 75% de açúcar;
  • Confusão é fácil de acontecer,  por isso é importante ler os rótulos dos produtos diet , light e zero e compará-los com os alimentos convencionais;
  •  Fique sempre atento na hora da compra, pois, esses alimentos são mais caros do que os convencionais, e você poderá gastar mais por um alimento que não precisaria ser substituído;
  • Opte por produtos que não contenham gorduras trans, colesterol e prefira aqueles ricos em fibras e vitaminas;
  • Analise qual o produto atende melhor suas necessidades, na dúvida, consulte um  médico nutrólogo ou nutricionista.

Essas informações foram úteis para você então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.