Atividades Físicas Para Gestantes

A prática de atividades físicas para gestantes é muito importante pois ajuda a aumentar o tônus muscular e preparar a mulher para carregar o peso de um corpo extra, diminuindo as dores nas costas, a prisão de ventre, a fadiga e o inchaço.

Os exercícios também ajudam a preparar a mulher para o esforço do parto e para recuperar a forma após dar à luz ao bebê.

Além de colaborar para melhorar a postura, as condições cardiocirculatórias, também ajuda na prevenção do diabetes gestacional e no alívio do estresse e das tensões.

Isso porque a prática de exercícios físicos libera endorfina, o que traz a sensação de bem-estar à gestante.

Casos Em Que Se Deve Evitar Exercícios Físicos

É recomendado que evitem exercícios físicos as mulheres que:

  • Tiveram ameaça de aborto espontâneo;
  • Correm risco de parto prematuro na atual gestação;
  • Têm placenta baixa;
  • Tiveram algum sangramento forte durante a gestação.

 

É importante lembrar que a gestante deve evitar atividades físicas intensas, pois elas podem prejudicar o desenvolvimento fetal.

Atividades Físicas Para Gestantes Exigem Exercícios Leves

Atividades físicas para gestantes

Para as mulheres que não têm o hábito de fazer exercícios, a gestação não é o melhor momento para praticar atividades físicas pesadas. Deve-se priorizar as atividades de baixo impacto como:

Hidroginástica: atividade bastante indicada, principalmente nos últimos três meses de gravidez, pois previne o inchaço nas pernas. Mas, atenção: os exercícios desenvolvidos devem ser específicos para grávidas.

Ioga: ajuda a tonificar os músculos; melhorar a circulação; aliviar o estresse e amenizar as dores na hora do parto.

Pilates: menos indicada para mulheres que não praticavam atividades físicas antes da gravidez, ajuda no fortalecimento muscular e da região pélvica.

Caminhada: uma das atividades mais recomendadas por ser simples e ajudar no controle de peso sem forçar os joelhos.

Musculação: desde que os exercícios sejam moderados e não sobrecarreguem a coluna da gestante, é indicado para preparar o corpo da grávida para o parto.

Natação: atividade muito indicada, mas que também precisa de cuidado para não sobrecarregar o corpo da gestante. Ajuda no fortalecimento muscular e diminuição de dores físicas durante a gestação.

Prescrição Médica

Atividades físicas para gestante com acompanhamento médico

Durante a gravidez, todas as atividades físicas para gestantes devem ser realizadas com acompanhamento médico. O especialista deve avaliar as condições do corpo da gestante para indicar os exercícios mais apropriados, bem como estabelecer um tempo diário para a prática de atividades.

Também é importante que atividades, como hidroginástica, ioga, pilates, natação e musculação sejam feitas com acompanhamento de um instrutor que tenha experiência com grávidas, para que ele indique os exercícios mais apropriados.

Cuidados Para Atletas

As atividades físicas para gestantes, mamães atletas, também precisam estar cercadas de cuidados especiais durante a gravidez.

Como a prática de exercícios em alto nível influencia no ciclo menstrual, a gestação pode ser descoberta tardiamente, portanto, as mulheres devem estar atentas a enjoos, náuseas e sangramentos vaginais durante a prática esportiva.

Também devem evitar esportes de contato, tais como futebol, basquete, vôlei ou treinos em intensidade, que podem trazer sérios riscos ao bebê. Após o parto, as atividades também devem ser moderadas, pois podem prejudicar a produção de leite.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.