Atividades Físicas Trazem Boa Saúde Para Quem Já Passou Dos 40 Anos

As atividades físicas trazem boa saúde e mais qualidade de vida sempre, até para aquelas pessoas sedentárias que nunca praticaram nada, mas que optaram por recomeçar com um novo estilo de vida.

Na verdade não importa a idade todos podem usufruir dos benefícios à saúde.

Afinal as vantagens dos exercícios físicos para a saúde são bem democráticas oferecendo benefícios iguais a todo mundo, inclusive para aqueles que resolveram abandonar de vez o sedentarismo em favor de uma qualidade de vida melhor.

Porém muitos esbarram no próprio preconceito antes de decidir sobre essa mudança essencial para um novo e mais saudável estilo de vida.

É muito comum o pensamento de que é tarde demais para começar a se exercitar e que o corpo já não suportaria mais a carga de exercícios, principalmente para quem já acredita já ter passado da idade.

Mesmo assim é preciso movimentar-se encontrar um esporte ou atividade física que seja adequado e que se sinta prazer em realizá-lo. Esse é um fator essencial para a melhoria da saúde e da qualidade de vida.

Atividades Físicas Para A Faixa Etária A Partir Dos 40 Anos

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Nesta fase da vida, a partir dos 40 anos, começam a ocorrer perdas ósseas e de massa muscular tanto para homens quanto para mulheres. Portanto é preciso fortalecer a musculatura e aumentar a massa muscular e para esse objetivo os treinos com musculação, exercícios localizados, pilates, yôga, caminhadas e natação são boas indicações.

Já a partir dos 50 é preciso melhorar a força e a coordenação motora e a indicação vai para a hidroginástica, natação, dança, treinamentos funcionais e caminhadas como boas opções. Essas atividades além de beneficiar a saúde física também permitem um melhor convívio social promovendo a socialização.

Não é preciso exagerar nos exercícios para obter os primeiros resultados. Atividades moderadas já proporcionam benefícios. Essas atividades devem ser regulares e com a intensidade adequada, no início, de três vezes por semana em sessões de 40 minutos.

Um bom exemplo dessa iniciativa e que tem se destacado positivamente com um número crescente de adeptos são as academias populares.

Elas foram projetadas inicialmente incentivar a pratica das atividades físicas para pessoas da terceira idade, com aparelhos de ginástica instalados em locais públicos, hoje atraem um público cada vez maior e de todas as idades.

Vale ressaltar que a primeira recomendação antes de iniciar qualquer atividade física é fazer uma avaliação médica. É uma medida importante e necessária, pois, quando não fazemos exercícios regularmente, qualquer esforço ocasional pode provocar lesões musculares, articulares e até ósseas além de outros problemas.

Cheguei Aos 40 Anos E Agora O Que Fazer?

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Nunca é tarde para começar! Essa afirmação positiva que pode ser aplicada em várias situações ao longo da vida, neste momento agora se transforma numa realidade incontestável, na busca por mais saúde e qualidade de vida.

Existem boas alternativas de atividades físicas para todas as faixas etárias e independente do objetivo a ser alcançado, o importante é sempre respeitar as rotinas estabelecidas para um treinamento eficiente e seguro. E isso vale para as pessoas de todas as idades.

E diante dos vários benefícios como a redução do estresse físico e mental, a regularização do sono entre outros, proporcionados pelas atividades físicas à saúde, ainda mais depois dos 40 anos, é hora de abandonar de vez a condição de sedentário dando lugar a uma nova e melhor perspectiva de vida.

A saúde só tem a agradecer quando se começa a praticar um exercício físico, com aumento da expectativa de vida, mesmo para quem começou praticar atividades físicas somente agora.

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