Bebidas Alcoólicas Como Evitar O Uso Cada Vez Mais Precoce Entre Os Jovens?

Todos nós já sabemos que o álcool provoca muitos efeitos danosos à saúde e mesmo assim o consumo de bebidas alcoólicas é alto em quase todos os setores da sociedade.

O objetivo deste artigo é a conscientização para um grave problema que cresce ano após ano passando despercebido pela sociedade.

É um alerta muito importante para toda a sociedade sobre o uso precoce dessa droga chamada álcool e os seus malefícios para a saúde principalmente da população jovem.

Quando se fala de uso precoce a referência é justamente aquelas pessoas menores de 18 anos de idade que passam a fazer uso de álcool e infelizmente em alguns casos estimulados pela própria família.

Por Que Se Consomem Tantas Bebidas Alcoólicas Entre Os Jovens?

Bebidas alcoólicas uso precoce entre os jovens

O problema é que as bebidas alcoólicas são socialmente aceitas dentro da sociedade e de certa forma até estimuladas.

Esse fato colabora para o agravamento da situação. E apesar de todo o mal causado, pela dependência do uso de bebidas alcoólicas, o consumo ainda é alto e está muito presente entre os jovens.

Com fácil acesso às bebidas alcoólicas eles são levados a essa iniciação cada vez mais cedo. Tanto o consumo de álcool quanto o consumo de cigarros, na maioria das vezes vêm pela imitação.

De certo modo, é como se isso fizesse parte de um ritual de iniciação, que leva o jovem de um ambiente social para outro mais adulto.

Uma vez dentro desse vício fica muito difícil admitir a dependência e que precisa de ajuda para sair. O alcoolismo se transforma numa doença e trás consigo consequências graves e muito sérias.

Afasta das atividades escolares, do trabalho e em muitos casos incluindo também o rompimento com os vínculos familiares.

Na verdade quem se acostuma a procurar desculpas para beber acaba encontrando várias. Entre as mais comuns estão uma briga com a namorada ou familiares, ou time do coração ganhou, perdeu, ou alguma desilusão, enfim sempre se acha algum motivo.

Como Prevenir O Consumo De Bebidas Alcoólicas Entre Os Jovens?

bebidas alcoólicas diga não ao uso precoce

Os trabalhos de conscientização e prevenção devem envolver as autoridades de saúde pública, as famílias, as escolas enfim todos os segmentos da sociedade de forma integrada.

E fazer o possível para evitar o uso precoce do álcool alertando essa população jovem, de maior vulnerabilidade, para os efeitos nocivos do uso dessa droga.

Este é um momento estratégico na vida de todos os jovens, quando se está iniciando a vida adulta e os compromissos na sociedade.

E necessário proteger e conscientizar essa juventude, afinal eles representam os futuros profissionais nas mais diversas áreas que irão conduzir os destinos deste país.

Essa a conscientização precisa ser bem feita para promover resultados efetivos que visem à prevenção, combate ao uso e a dependência do álcool.

Se você está com problemas com álcool ou conhece alguém está passando por isso saiba que é preciso procurar ajuda profissional. O alcoolismo é uma doença e como tal precisa ser tratada.

Gostou deste artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.