Benefícios da Musculação Para A Saúde

Você sabia que os benefícios da musculação vão muito mais além do que a conquista de um corpo bem definido?

Tonificar os músculos e melhorar o condicionamento físico é apenas o começo continue lendo o artigo e confira!

A musculação é hoje em dia um dos exercícios mais recomendados pelos profissionais da saúde.

Ela é capaz de proporcionar diversos benefícios ao corpo e também a mente e ainda pode ser direcionada para os mais variados objetivos.

Por exemplo, emagrecer, ganhar massa muscular, fortalecer e enrijecer os músculos, prevenir lesões e até mesmo tratá-las.

Basta apenas ter um profissional por perto para orientar a prática, adequar o peso das cargas e também as intensidades dos exercícios com base na idade, sexo e histórico de atividade física que qualquer pessoa consegue atingir o objetivo.

O melhor ainda é que não existem muitas restrições para quem deseja praticar a atividade, mas infelizmente por conta de muitos mitos que rondam a musculação, as pessoas mais leigas evitam fazer a atividade.

Os benefícios da musculação promovem mais saúde

O maior mito é que a musculação pode fazer com que o indivíduo fique musculoso demais e crie muita massa muscular, podendo até mesmo engordar.

Mas embora realmente seja possível alcançar tudo isso, esse resultado somente é gerado de acordo com a intensidade e quantidade de pesos.

Ou seja, só é possível ganhar mais massa muscular de acordo com a intensidade e quantidade de pesos, caso contrário, a musculação não vai fazer engordar demais ou nem muito menos ficar com músculos grandes e fortes demais.

Por isso, é importante ter sempre o acompanhamento de um profissional por perto para não sobrecarregar demais durante as atividades e acabar tendo um resultado inesperado.

5 Benefícios da Musculação

Frequentar uma academia e praticar a musculação faz muito bem para a saúde. Neste ambiente é possível encontrar pessoas com os mesmos objetivos, podendo haver trocas de experiências e até mesmo a formação de novas amizades.

Por isso essa atividade física possui diversos benefícios para o corpo e também para a mente! Conheça cinco deles:

1) Emagrece

Quem pratica musculação consegue emagrecer em pouco tempo, principalmente quando os exercícios são feitos com uma carga maior.

Pois quanto maior for a carga, mais você consegue perder gordura.

A musculação está entre as atividades mais indicadas para quem deseja perder peso e fazer as pazes com a balança.

2) Definição Muscular

Principalmente os homens que desejam ter o abdômen bem definido, a musculação é a atividade mais recomendada.

Com ela, é possível fazer exercícios específicos para cada região do corpo que deseja definir e entrar em boa forma.

3) Enrijece Os Músculos

Benefícios da musculação enrijecer os músculos

Hoje em dia muitas mulheres buscam a musculação para enrijecer os músculos das pernas, braços, abdômen e glúteos.

Os exercícios são específicos para cada região do corpo e os resultados são garantidos.

4) Melhora A Postura

Grande parte de pessoas que sofrem de dores nas costas é por conta da falta de fortalecimento na coluna.

A musculação melhora a postura e acaba com a fraqueza muscular. Os movimentos de contração muscular também promovem uma maior flexibilidade corporal.

5) Rejuvenesce

Há uma perda de massa muscular tanto para os homens quanto para as mulheres e de forma acentuada a partir dos 30 anos.

Os exercícios de musculação são importantes para reduzir esse processo, fortalecer a musculatura, bem como combater o acúmulo de gordura que é bastante comum a partir dessa idade.

A prática dessa atividade física vai permitir que as funções do corpo fiquem intactas e que a pessoa fique também com uma aparência bem mais jovem.

Dicas Úteis

Para garantir esses e outros benefícios da musculação não basta apenas praticar essa atividade, é preciso também manter uma boa alimentação. Essa combinação é essencial para quem deseja atingir qualquer objetivo.

Por isso, é fundamental manter uma reeducação alimentar, com base em alimentos como, frutas, verduras e legumes, além de fazer refeições a cada três horas, regular as quantidades e porções e ainda ingerir bastante água.

Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

10 Comentários

  1. Luziane Batista Lima

    Gostei do artigo, informações precisas, diretas, eu faço e os benefícios pra mente também são ótimos relaxa e ajuda diminuir o estresse.

    • Olá Luziane,

      Que bom que você está praticando essa atividade. A musculação com a devida orientação profissional realmente só traz vantagens para quem pratica. E entre os benefícios desta modalidade, para o corpo e a mente, estão a recuperação da saúde emocional reduzindo os níveis de estresse e aumentando a sensação de bem-estar. Isso naturalmente colabora para um bom relaxamento. Muito obrigado pela visita e também comentário.

  2. Vera Rasane Schettert

    Tenho varizes em uma das pernas posso fazer musculação? Para quem tem varizes pode ser recomendado?

    • Olá Vera,

      Muitos fatores podem causar as varizes e vários desses motivos podem ser evitados com a prática regular de atividades físicas. De uma maneira geral os exercícios físicos, melhoram o tônus muscular e consequentemente a circulação. Por isso podem auxiliar tanto na prevenção quanto no controle e até no tratamento das varizes. Portanto se você tem varizes e quer praticar a musculação não há nenhum impedimento. É importante ressaltar que antes de iniciar qualquer atividade física é imprescindível uma avaliação médica e contar com o acompanhamento de um profissional da educação física na execução dos exercícios. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  3. Cláudio Pereira

    mas procuro engordar por isso estou treinando…quero ganho de peso…e aí , qual o melhor método?

    • Olá Cláudio,

      Para ganhar peso e massa muscular é preciso fazer um planejamento que envolve treinos com exercícios certos, com intensidade, volume e frequência suficientes, sem excessos e reservando também um tempo para recuperação. Além disso uma boa alimentação com a nutrição correta trará melhores resultados e no tempo certo. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  4. José Carlos

    Excelente artigo… pratico arte marcial associada à musculação! Funciona perfeitamente! Nota 10!!!!!!!

    • Olá José Carlos,

      Que bom você gostou do artigo e também que se exercita regularmente. A musculação em conjunto com outras atividades como as lutas marciais pode trazer ainda mais benefícios quando bem orientada e com o foco direcionado para a especificidade da arte marcial praticada. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  5. Márcio

    Olá a atividade física ajuda no apetite sexual?
    Gostei muito do artigo.

    • Olá Márcio,

      Que bom que você gostou do artigo! E realmente praticar uma atividade física regularmente ajuda você conhecer melhor o seu corpo, proporciona uma boa tonificação muscular, melhora a sua autoestima. E claro ajuda sim a aumentar o desejo sexual, uma vez que, libera hormônios que reduzem o estresse e que proporcionam aquela gostosa sensação de bem-estar, bem como, a testosterona, outro hormônio que estimula a libido tanto em homens quanto em mulheres. O treino de musculação aumenta a testosterona e juntamente com os demais benefícios da atividade física pode ser um estímulo a mais para um vida íntima saudável. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.