Como Começar A Praticar Caminhada

A prática de exercícios físicos só traz benefícios para o ser humano em qualquer fase da vida.

Se exercitar com regularidade não é apenas uma questão meramente estética, ou seja, para manter a boa forma, mas principalmente para ter mais saúde, uma vez que o esporte é capaz de promover melhorias nos sistemas cardiovascular, nervoso, muscular e respiratório.

O primeiro passo para ter uma vida saudável é decidir quando começar a praticar exercícios físicos.

Antes de tudo, deve escolher uma modalidade com a qual a pessoa se identifique e esteja adequada à sua condição física, sendo a caminhada uma das mais indicadas para iniciantes.

Como praticar caminhada

A caminhada é um dos exercícios mais recomendados para quem deseja emagrecer ou manter a forma, pois é fácil de se praticar e exige poucos recursos.

Em primeiro lugar, é necessário vestir uma roupa adequada para caminhar, sendo mais indicadas as vestimentas confeccionadas a partir de malha ou lycra que proporcionam mais elasticidade para as passadas.

O segundo ponto importante antes de começar a praticar caminhada é o tênis que será utilizado, o ideal é que ele compreenda o formato do pé do indivíduo, não fique apertado e nem muito folgado, devendo ter amortecedores para absorver os impactos mais fortes.

caminhando

Após escolher a indumentária correta para fazer caminhada, deve-se dar início a prática do exercício. Reserve cinco minutos para fazer o aquecimento, esticando as pernas, braços e cintura para evitar dores musculares e cãibra.

Comece a caminhar de devagar, mantenha a respiração no mesmo ritmo, captando oxigênio pelo nariz e soltando o gás carbônico pela boca.

Os braços devem ficar alinhados ao corpo e acompanhar as passadas das pernas.

Inicialmente, a caminhada deve durar em torno de 30 minutos, sempre no mesmo ritmo. Tenha um cronômetro para marca o tempo e uma garrafa com água para hidratar o corpo.

Depois da atividade, é preciso reservar mais cinco minutos para se alongar, trabalhando novamente os músculos que foram aquecidos no começo da caminhada.

Quais Os Benefícios Da Caminhada

É comprovado cientificamente que praticar caminhada traz benefícios para a saúde. O primeiro deles é o melhoramento na respiração, dando mais resistência ao esportista.

Como corpo passa a se movimentar mais também ocorrerá a perda de calorias, levando ao emagrecimento, controlando a hipertensão e otimizando o funcionamento do coração.

Além disso, fazer caminhada também provoca sensível melhora no sistema nervoso, reduzindo o estresse através da liberação de endorfina, evitando uma série de problemas, contribuindo para o relaxamento, longevidade e bem estar psíquico da pessoa.

Como Aumentar O Tempo Da Caminhada

caminhada

Ao longo da prática do exercício os 30 minutos não serão mais o suficiente, sendo necessário aumentar o tempo da caminhada. Este procedimento ocorrerá de uma forma natural, não devendo ser forçado.

Quando o corpo der sinais de que tem mais energia para gastar, é recomendado acrescentar mais 10 minutos de caminhada a cada dia até atingir o limite do organismo.

É importante lembrar que não é indicado praticar a atividade exaustivamente, pois do contrário causaria danos à saúde.

Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Cadastre-se na barra lateral ao lado e receba nossas dicas e atualizações diretamente no seu e-mail!

2 Comentários

  1. Luis Alberto Baptista

    Bom dia,
    Muito bom o site, com dicas importantes. Tomei a liberdade de inserir o artigo “Como começar a praticar a caminhada” no site da nossa Associação – Ambsp.org.br, para disseminar a informação entre nossos associados. Obs.: Creditei o nome do site Saúde e Esporte no artigo.
    Um abraço,
    Luis

    • Adilson

      Obrigado Luiz pelo seu comentário! Esse é o objetivo do site ajudar as pessoas a terem uma melhor qualidade de vida dando dicas e informações úteis sobre saúde, alimentação, emagrecimento e práticas de atividades esportivas. Ampliar os canais de divulgação é importante para alcançar esse objetivo. Um abraço e grato pela colaboração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.