Câncer De Mama Diagnóstico Precoce Pode Salvar Vidas

O câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo. No Brasil já é a principal causa de mortes entre as mulheres na faixa etária de 45 a 55 anos, transformando essa doença num grave problema de saúde pública e também motivo de grande preocupação para todas as mulheres.

E sem dúvida nenhuma o câncer é uma das doenças que mais machucam as pessoas à nossa volta. E para você que está lendo esse artigo agora infelizmente são grandes as chances de você conhecer alguém ou ter perdido algum parente ou amiga para essa doença.

O próprio desconhecimento da população atrapalha na prevenção bem como no tratamento da doença. Ela pode ocorrer em homens também, porém numa incidência bem menor, cerca de 1% em relação ao número de casos em mulheres.

Essa doença raramente aparece antes dos 35 anos, porém esse tumor maligno é responsável pela elevação da taxa de mortalidade na população feminina em 68% nas últimas duas décadas somente no Brasil.

Diagnosticar precocemente e iniciar imediatamente o tratamento representam grandes chances de cura e menor necessidade de procedimentos cirúrgicos.

Câncer De Mama Como Identificar?

Câncer de Mama Como identificar

O autoexame de toque é a maneira popular mais conhecida para a primeira detecção, porém, não é suficiente para diagnosticar precocemente o câncer de mama. O objetivo deste gesto é para que a mulher conheça o seu próprio corpo, se tocando e dessa forma tornando mais fácil a percepção de qualquer tipo de mudança nas mamas.

O autoexame de toque deve ser realizado uma vez por mês, logo após a menstruação e sempre no mesmo dia. A palpação é muito importante porque permite à mulher perceber os caroços ou nódulos nos seios e nas axilas, deformações, secreções ou alterações na auréola, na pele que não existiam anteriormente e até feridas que podem ser indícios da presença do câncer de mama.

Para diagnósticos mais precisos além do exame clínico realizado por um médico ou enfermeira, existem também os exames como a mamografia que é o principal exame preventivo, a ultrassonografia mamária e a ressonância magnética das mamas sendo que os dois últimos são utilizados em casos mais específicos.

A mamografia consegue localizar os tumores ainda bem pequenos, menores que um centímetro, fase em que a maioria dos casos são plenamente tratáveis. A recomendação para todas as mulheres acima dos 40 anos é que façam a mamografia anualmente. E no caso de terem algum parente próximo que desenvolveu a doença essa medida deve ser iniciada já a partir dos 30 anos.

Câncer De Mama Como Prevenir?

 

Para qualquer tipo de doença o melhor remédio é sempre a prevenção e com relação ao câncer de mama não é diferente. Existem alguns hábitos que podem aumentar a proteção e ainda evitar o desenvolvimento da doença.

Praticar muitas atividades físicas regularmente, fazer uma dieta com uma alimentação mais saudável, evitando o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não fumando de maneira nenhuma. São hábitos saudáveis e essenciais para a prevenção dessa doença e de muitas outras.

A prática de exercícios físicos reduz os níveis do estrogênio que é o hormônio ligado ao risco do surgimento do câncer de mama. Diminui também o estresse, a ansiedade ajudando no controle do peso, fatores que estão relacionados ao desenvolvimento dos tumores.

Atividades físicas aliadas e alimentação balanceada também representam uma alternativa à reposição hormonal, pois são hábitos que também previnem doenças vasculares e a osteoporose. E a reposição hormonal com estrógeno ou progesterona aumenta o risco do câncer de mama.

alimentação saudável tem papel importante nesta batalha pela vida. Muitos alimentos devido às suas características e propriedades, promovem ações benéficas no organismo que ajudam na prevenção bem como no combate ao desenvolvimento do câncer de mama.

Alimentos que contém ômega 3 de ação antioxidante e uma dieta rica em vegetais e frutas: couve, brócolis, cenouras, soja, mostardas e hortaliças verdes, frutas vermelhas como framboesas e amoras, as uvas, as romãs são indicados para o consumo como alimentos funcionais essenciais.

Câncer de Mama E A Campanha Para Conscientização

Câncer de mama campanha para conscientização

Conscientizar a população de um modo geral sobre essa doença é uma atitude de saúde preventiva. Por isso o movimento popular conhecido como Outubro Rosa comemorado no mundo todo e simbolizado pelo laço cor de rosa representa uma mobilização mundial de luta contra o câncer de mama.

Esse movimento promove ações chamando atenção para realidade atual dessa doença bem como a para a importância do diagnóstico precoce que pode salvar vidas.

É importante esclarecer que nem todos os tumores são malignos. Normalmente os do tipo benigno são comuns também nas mulheres e podem ser percebidos por terem formato simétrico. Os nódulos que apresentam formatos irregulares semelhantes a uma estrela já são tumores malignos.

De qualquer maneira não fique na dúvida ao perceber algum sinal procure atendimento médico imediatamente essa atitude pode salvar sua vida.

Gostou desse artigo então convido você a participar desta luta! Curta e compartilhe esse conteúdo com o maior número de pessoas possível. Essas informações poderão ser úteis e ajudar alguém na prevenção do câncer de mama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.