Câncer de Próstata Um Desafio Para A Saúde Do Homem

O câncer de próstata é o tumor que mais afeta homens no Brasil sendo ainda mais incidente do que o câncer de mama nas mulheres. De acordo com o INCA é o segundo maior motivo de óbitos para homens sendo que em 2014 já foram registrados 68 mil novos casos.

Existem vários tipos de câncer de próstata com graus e agressividade diferentes. O mais comum e responsável também por 95% dos casos é o Adenocarcinoma Acinar Usual. É raro também a incidência de tumores de próstata em homens com idade abaixo dos 40 anos.

A herança genética e a idade são os principais fatores de risco para o câncer de próstata. Com histórico familiar de câncer de próstata as chances de desenvolver um tumor são maiores em idades mais precoces. Os homens da raça negra têm uma incidência maior de casos e costumam desenvolver tumores bem mais agressivos.

O câncer de próstata em geral não apresenta sintomas no seu estágio inicial, por isso, a importância e a necessidade de se fazer os exames preventivos de rotina. O especialista para avaliação e solicitação desses exames para detecção do câncer de próstata é o médico urologista.

Exames Preventivos Para O Câncer de Próstata

Exame de toque preventivo para o câncer de próstata

Os exames preventivos de rotina são o PSA e o toque retal que devem ser feitos anualmente a partir dos 45 anos para quem tem histórico familiar e homens de raça negra e a partir dos 50 anos para quem não tem histórico familiar.

Vale ressaltar que o exame de PSA (antígeno prostático específico) sozinho não é suficiente para diagnosticar o câncer de próstata, porque mesmo que os resultados apresentem valores normais não exclui a possibilidade da ocorrência da doença. Alterações como nódulos só são percebidos com o exame de toque.

Por isso exame de PSA não exclui o exame de toque e, ou seja, eles devem ser realizados em conjunto. Existem outros métodos não invasivos como a ressonância que podem ser indicativos, porém, havendo alterações também será preciso fazer o exame de toque. Caso seja necessário o urologista poderá pedir exames mais específicos.

Ainda existe muito preconceito e resistência por parte dos homens em fazer o exame de toque. Porém o exame de toque retal dura menos de 15 segundos e é essencial para a prevenção da doença. Deve ser realizado em homens a partir dos 45 anos, é simples, rápido e praticamente indolor. É preciso se despir do preconceito em prol da vida.

Câncer de Próstata Tem Cura?

Quando o câncer de próstata é diagnosticado na fase inicial e tratado de forma adequada as chances de cura passam de 98% em 10 anos. Os tratamentos atuais para os casos de câncer de próstata ainda não garantem 100% de cura. Tudo vai depender do estado e do estágio em que a doença foi detectada, quando mais grave for mais reduzidas serão as chances de tratamento e cura.

É bom lembrar sempre que o melhor remédio ainda é a prevenção, vale ressaltar aqui a importância dos bons hábitos de vida.

Câncer de Próstata E A Prevenção

Todas as atividades esportivas aeróbicas reduzem os riscos da doença bem como melhoram a resposta ao tratamento de quem já está com a doença.

Praticar atividades físicas e manter uma dieta saudável rica em frutas, verduras e controlando o consumo de carnes, açúcares e gorduras são medidas preventivas contra a doença. As bebidas alcoólicas estão relacionadas a outros tipos de câncer como o de boca e não ao câncer de próstata.

Já o uso do cigarro é prejudicial no tratamento de quem já está com a doença, mas não necessariamente aumenta o risco de incidência para  câncer de próstata.

De qualquer forma as bebidas alcoólicas e o tabagismo são hábitos nocivos à saúde e devem ser evitados.

câncer de próstata e o novembro azul

Assim como o Outubro Rosa para as mulheres o movimento conhecido como Novembro Azul representa uma campanha de conscientização da sociedade e também da população masculina sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce não só do câncer de próstata mais também de outras doenças masculinas.

Nós apoiamos essa iniciativa e convidamos a todos vocês que estiverem lendo esse artigo para participarem também dessa campanha. Divulgando essas informações para que todos os homens a partir dos 45 anos procurem o médico urologista para os exames preventivos deixando o preconceito de lado em nome da boa saúde e da vida.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.