Carnes São Importantes Para Uma Alimentação Saudável?

Atualmente muitas pessoas já estão conscientes dos prejuízos causados à saúde pelo consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, com muito sal ou açúcar.

E em nome de um estilo de vida mais saudável, com novos hábitos alimentares, muitos têm eliminado as carnes do cardápio diário sem uma devida orientação.

Entretanto o consumo de carnes ou não, é um tema que ainda desperta muitas dúvidas e debates.

Existem pessoas que defendem a retirada imediata da carne da dieta, outras que não abrem mão de um bom churrasco.

Carnes vermelhas no churrasco tradicional

Mas o que fazer? Retirar esse alimento do cardápio, substituir ou continuar consumindo normalmente alheio a estas questões?

É preciso lembrar que as carnes também têm sua importância nutricional dentro de um planejamento alimentar equilibrado e balanceado, onde haja uma combinação correta dos alimentos, e por este motivo não devem ser totalmente eliminadas.

Pelo menos até que se chegue a um consenso comum, uma atitude mais prudente para essa questão é procurar manter o consumo de forma moderada e escolhendo sempre as melhores opções, tentando evitar ao máximo qualquer prejuízo à saúde.

Como Escolher As Melhores Opções De Carnes?

O recomendado é sempre escolher os cortes magros e isso vale tanto para carnes vermelhas quanto para as carnes brancas.

As carnes brancas já são naturalmente mais magras e seu consumo deve ser preferido em relação às carnes vermelhas.

Carnes brancas e magras são saudáveis

As gorduras provenientes da carne dos peixes são mais benéficas para o ser humano.

As carnes de aves também são muito boas, mas devem ser preparadas e consumidas sem a pele, pois, dessa forma elas são mais saudáveis.

A carne de peru, por exemplo, que é uma carne branca e magra é uma excelente fonte de ferro, zinco e proteínas.

As carnes vermelhas, vale lembrar, possuem um maior teor de gorduras saturadas, ou seja, aquelas gorduras ruins.

E assim como as carnes brancas, os cortes também precisam ser magros e as melhores maneiras de consumi-las são através de porções cozidas, assadas, grelhadas ou ao molho.

Composições de embutidos como hambúrgueres, salsicha, presuntos, charques e linguiças, produtos industrializados, devem ser evitados, pois, possuem muito sódio.

 

Carnes suínas saborosas

Já as carnes suínas por sua vez possuem altos níveis de gorduras, embora, elas sejam ricas em zinco e proteínas, devem ser consumidas em menor quantidades.

Ainda Na Dúvida: Consumir Carnes Ou Não?

Mudar hábitos alimentares não é nada fácil. Levar um novo estilo de vida e ser saudável requer muito mais que mudanças de cardápio. É necessário mudar os hábitos de vida.

Para quem é sedentário e vive nos grandes centros urbanos a carne é excessivamente calórica e seus lipídios se acumulam nas veias e artérias podendo causar acidentes vasculares.

Já para pessoas fisicamente mais ativas, atletas ou desportistas, a dieta deve conter mais proteínas que são responsáveis pelo fornecimento de energia nos exercícios físicos, bem como para recuperação de lesões nas fibras musculares.

Carnes magras no espeto

As proteínas contidas nas carnes são de mais fácil absorção possuindo todos os aminoácidos de que o organismo precisa.

Algumas pessoas tendem a substituir carnes por laticínios ou massas. Isso é uma atitude comum, porém não é uma medida saudável.

Ao substituírem a carne elas precisam fazer uma suplementação vitamínica, como por exemplo, da vitamina B12, bem como, trabalhar com um novo equilíbrio entre os nutrientes.

Para eliminar definitivamente as carnes do seu cardápio uma atitude correta é fazer um acompanhamento nutricional.

A dica é procurar orientação de um nutricionista. Esse profissional irá elaborar e adequar o seu cardápio para essa nova realidade alimentar.

Essa orientação é uma medida importante para se evitar deficiências nutricionais, que poderiam prejudicar muito a saúde, e também para você poder aproveitar melhor os benefícios da sua opção alimentar.

Gostou deste artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.