Como Conviver Bem Com O Diabetes

O diabetes é uma doença crônica representada pelo nível excessivo de açúcar no sangue, conhecida como hiperglicemia.

Isso acontece devido à alimentação inadequada ou herança genética.

Ao ser diagnosticado com diabetes, o paciente terá de reeducar os seus hábitos alimentares.

Precisará também adotar um novo estilo de vida para poder viver bem com este mal, uma vez que ele não tem cura permanente.

Embora o diabetes não possa ser curado, ele pode ser tratado e controlado, fazendo com que a pessoa possa levar uma vida normal, obviamente que tomando alguns cuidados.

Um dos principais pontos para viver saudavelmente com esta doença é modificar a alimentação, reduzindo o consumo de alimentos com açúcar e a prática regular de atividades físicas.

Como Identificar O Diabetes

verificar a glicemia no sange e controlar o diabetes

Antes de começar um tratamento para o diabetes é necessário saber como identificá-lo. Ocorre em adultos, crianças e idosos com sobrepeso ou tendência à obesidade,  devido à alimentação incorreta, acumula um nível muito alto de açúcar no sangue.

O diabetes do tipo 1 surge no organismo que não produz ou produz pouco o hormônio chamado insulina que regula o nível de açúcar no sangue.

Esse tipo é mais comum em crianças e adolescentes até 14 anos. O diabetes tipo 2 é o mais comum em pessoas acima dos 40 anos.

Ainda não se tem uma causa bem definida, normalmente o quadro que se apresenta possui pelo menos dois desses fatores, o sobrepeso ou a obesidade, a vida sedentária e ainda o uso de medicamentos que aumentam a glicose no sangue.

Até mesmo pessoas magras também podem desenvolver o diabetes por herança genética, quando o pai ou mãe tem esta doença. Atualmente vem crescendo o número de crianças portadoras do diabetes tipo 1.

Já o tipo 2 mais frequente em adultos obesos também tem aumentando bastante entre as crianças devido a uma alimentação inadequada aliada ao sedentarismo, que se traduz no aumento do peso.

Entre os principais sintomas do diabetes está, sentir sede excessivamente, urinar com maior frequência do que o normal, inclusive, acordar durante a noite para ir ao banheiro.

Além disso, a pessoa também pode sentir dificuldades para enxergar, aumento do apetite, infecções frequentes, cansaço, tonturas e falta de concentração. Esses sintomas também podem estar associados à pressão alta e o LDL – colesterol ruim.

Como Controlar O Diabetes

 medir a glicemia no sangue controle do diabetes

Mesmo esta doença sendo crônica, hoje é possível ter uma boa qualidade de vida e conviver com o diabetes, bastando tomar alguns cuidados no cotidiano.

Em primeiro lugar, ao identificar os sintomas é necessário procurar ajuda médica para verificar qual é o nível da doença e qual o tratamento mais adequado para a sua situação.

Para controlar o diabetes recomenda-se tomar pelo menos 2 litros de água por dia, pois isto ajudar a hidratar a pele, tornando-a mais elástica, o que contribui para a redução de feridas e facilita a cicatrização.

Praticar exercícios físicos regularmente também melhora a circulação e ajuda as feridas a secar de maneira rápida, além de ajudar a manter o peso.

Crie o hábito de carregar sempre contigo balas para chupar, pois o açúcar ameniza os sintomas da hipoglicemia que pode levar ao desmaio.

Mas, evite o consumo de alimentos ricos em açúcar, até mesmo frutas com alto teor de glicose. O ideal é optar por vegetais e comidas com baixo índice glicêmico.

Se alimente a cada 3 ou 4 horas, evite pular refeições. Tome a insulina na quantidade prescrita pelo médio.

Além disso, adquira um medidor de glicose e meça sempre ao acordar e antes de dormir, verificando nível da glicose no sangue.

Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Cadastre-se na barra lateral ao lado e receba nossas dicas e atualizações diretamente no seu e-mail!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.