Como Escolher Um Bom Tênis Para Corrida?

Todo esporte precisa ser praticado com segurança e equipamento adequado e na corrida isso não é diferente.

Um bom tênis é um acessório indispensável que faz parte da vestimenta esportiva de um corredor o que permite a prática da corrida de forma mais confortável e segura.

É um tipo de calçado que todo mundo usa e eles estão por todo lado mesmo nas ruas, nos parques, nas academias companheiros inseparáveis principalmente dos amantes dos esportes.

Uma corrida ou uma simples caminhada qualquer que seja a opção, os tênis, são peças obrigatórias e todos com atrativos diferentes. Fica até difícil resistir aos diversos modelos nas prateleiras das lojas.

E realmente as variedades de tênis à disposição no mercado impressionam e não tem como não prestar atenção nos preços.

Mas cuidado nem sempre os modelos mais caros são os melhores. Aquele tênis bonito que chama atenção pode não ser o calçado ideal para você.

Uma boa escolha deve levar em consideração fatores que estão além do preço, da cor ou de uma marca.

Na hora de escolher um bom tênis adequado para praticar atividade física, especialmente a corrida, muita gente nem sabe que precisa levar em conta o tipo de pisada que tem.

É um cuidado muito importante que pode evitar a compra de um modelo que não seja o ideal e que certamente poderia provocar algum tipo de lesão no desportista.

Quais Os Tipos De Pisada E O Tênis Ideal Para Cada Uma Delas?

tipos de pisada para escolha de um tênis ideal

Quando caminhamos ou corremos nosso pé entra em contato com o chão seguindo movimentos diferentes do calcanhar aos dedos.

E de acordo com a pressão dos pés em movimento no contato com o chão os especialistas reconhecem três tipos de pisada, a pronada, a neutra e a supinada.

Pisada pronada: é a mais comum entre os corredores, a característica desta pisada é apoiar primeiro o lado de fora do calcanhar, movendo o pé para dentro passando pelo dedão e terminando no dedinho. Esse movimento faz o calcanhar girar em um ângulo de fora para dentro. O tênis ideal para a este tipo de pisada tem que ter a parte interna mais dura e resistente para evitar que o pé caia para dentro.

Pisada neutra: o movimento do pé em contato com o solo é constante e uniforme desde do calcanhar até os dedos, ou seja, o calcanhar não sofre nenhuma alteração para os dedos e a planta dos pés é apoiada no chão na medida ideal. Dentre os três tipos de pisada essa é a que oferece maior equilíbrio. O tênis ideal para este tipo de pisada deve ter o solado em gel para melhor absorção dos impactos.

Pisada supinada: é a mais rara de todas, cerca de 5% das pessoas pisam desta maneira. Esse tipo de pisada tem como característica apoiar primeiro a parte externa do calcanhar no solo formando um ângulo menor de 8º entre a perna e o pé. O tornozelo gira de dentro para fora. O pé segue o movimento pela parte externa e conclui o contato na base do dedo mínimo. O tênis ideal para este tipo de pisada tem que ter a parte mais dura do lado externo para evitar que o pé caia para fora.

Conhecendo o tipo de pisada o corredor pode optar pelo tênis que melhor atende suas necessidades durante a prática esportiva. Lembrando que a avaliação para determinar o seu tipo de pisada deve ser feita somente por um profissional, portanto, a visita ao médico ortopedista é a medida mais indicada.

Quais Os Riscos De Se Usar Um Tênis Que Não Seja O Ideal Para A Pisada?

tênis ideal para correr

É importante acertar na escolha do calçado para a prática esportiva. Ao usar um tênis que não seja o ideal para a pisada podem ocorrer desde lesões leves, como calos e bolhas, lesões ósseas, como fraturas por estresse até problemas crônicos como tendinites.

Usar um tênis adequado também evita vícios posturais, lesões nos tornozelos, joelhos, quadril e até mesmo dores nas costas e problemas na coluna.

Adquirir um tênis compatível com a pisada, e que seja um produto de qualidade, não deve ser entendida como um gasto, mas sim como um bom investimento cujo retorno é mais saúde, conforto e segurança na hora da atividade física.

Existem no mercado vários modelos que vão do mais tecnológico até aqueles mais simples, porém que se encaixam perfeitamente no pé.

A indústria do calçado tem usado a tecnologia cada vez mais para oferecer mais qualidade e conforto através de bons produtos.

Aprendeu as dicas? Então se cuida e faça o teste da pisada para evitar o risco de grandes lesões no futuro. Entenda melhor o seu corpo e corra com mais segurança, conforto melhorando o seu desempenho.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe. Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.