Como Evitar As Dores Musculares

A prática de esportes e atividades físicas são comuns para quem deseja levar uma vida saudável, ou busca pelo emagrecimento.

Além de beneficiar o corpo como um todo,  os exercícios proporcionam bem-estar para a mente, diminuem o estresse, combatem a depressão e ajudam no desenvolvimento do ser humano.

Contudo, algumas pessoas acabam exagerando nessa prática e não prestam a devida atenção nos avisos que o corpo está dando, como as dores musculares, por exemplo.

Os incômodos intensos e dores agudas não são normais e devem ser avaliadas por um profissional da saúde, assim que aparecerem.

Ao contrário, surpresas desagradáveis podem aparecer, ao longo do tempo.

Dores musculares no dia pós uma ida a academia, são normais e corriqueiras.

Porém, dores durante a execução do exercício, paralisações e dificuldades posteriores para efetuar algum movimento específico do corpo, são preocupantes.

Pensando em tudo isso, apresentamos aqui algumas dicas de como evitar as dores musculares e cuidar do seu corpo, para que os efeitos de uma simples atividade física não sejam negativos ou maléficos a saúde.

 

Evitando Dores Musculares

 

como evitar as dores musculares

 

1)  Conheça O Limite Do Seu Corpo E Nunca Exagere

 

É comum vermos pessoas que querem emagrecer, pegando pesado demais, tanto na dieta, quanto nas atividades físicas, a fim de acelerar o processo de perda de peso.

Realmente, o emagrecimento pode até ocorrer rapidamente, porém outros danos podem ser causados no corpo.

A musculação é um dos principais fatores que levam, principalmente o público masculino, a levantar muito peso, sem preparação para isso.

 

2) Faça Corretamente Os Exercícios

 

Aquele que quer chegar na academia e fazer tudo sozinho, sem a ajuda de um personal trainer, pode se dar mal.

Esses profissionais estão lá, justamente, para ajudar a pessoa a praticar os exercícios corretos, do jeito certo.

Por mais que você não seja um iniciante e pratique atividades há bastante tempo, é importante ter esse acompanhamento para evitar possíveis dores ou contusões.

 

3) Analise Sua Dor Muscular

 

Se ainda for suportável e você, junto a um profissional, acharem que é possível continuar com a atividade feita anteriormente e que causou essa dor, continue.

Reforçar o exercício no músculo dolorido, pode aliviar as dores, fazendo com que o corpo se acostume com aquela atividade, até que não doa mais.

 

4) Fazer Alongamentos Leves Antes De Iniciar Qualquer Atividade Física

 

dores musculares alongar antes e depois dos treinos

Seja ela aeróbica, musculação, luta, dança, pode evitar futuras dores musculares.

Aquecer o músculo é parte primordial, e deve ser praticado antes de iniciar os exercícios.

O alongamento leve com a finalidade de aquecimento é capaz de prevenir lesões e preparar o corpo para os desafios que virão.

Após o término da atividade física é legal fazer um trabalho de relaxamento muscular.

 

5) Evitar As Dores Musculares, Significa Evitar Também, O Sedentarismo

 

O ideal é começar, desde cedo, a prática regular de atividades físicas, sem interessar qual. Com o corpo em movimento, as chances de obter contusões ou dores, são menores. Porém, nunca é tarde para começar.

Mesmo na terceira idade é possível manter exercícios propícios e controlados, ajudando a perda de peso, aumentando a qualidade de vida e trazendo benefícios para o corpo todo.

 

A propósito se você gostou deste artigo confira também o vídeo abaixo. Ele fala sobre tratamentos caseiros para as dores musculares. Tenho certeza que você vai gostar.

São 7 dicas de métodos naturais e caseiros, fáceis de preparar, porém, também bastante eficazes quando se trata de aliviar o desconforto causado pela dor muscular, essa sensação corporal penosa que às vezes acaba afeta a qualidade de vida. 

 

 

Agora que você conferiu todas as dicas já conhece as sugestões para evitar esse problema é só colocá-las em prática. São ideias simples e que podem te ajudar bastante. Boa sorte e bons treinos.

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