Como Melhorar O Cérebro E A Memória

O cérebro é o motor de todo o corpo e está sempre ativo para garantir o bom funcionamento do organismo. Porém, ao longo do tempo este órgão vai perdendo alguns neurônios e consequentemente as suas conexões, o que pode resultar no esquecimento de memórias antigas ou recentes. Geralmente, este problema ocorrer na fase idosa.

Para evitar se tornar uma pessoa esquecida na terceira idade é necessário se preocupar com a prevenção desde a juventude. A melhor coisa a se fazer para recuperar os neurônios e evitar o esquecimento é estar sempre estimulando o cérebro através de exercícios que trabalhem com a memória, capacidade de raciocínio, entre outras atividades que contribuem para reavivar as lembranças.

Exercícios Para Melhorar A Memória

Há diversos exercícios para melhorar a memória. Em primeiro lugar, é necessário compreender que para estimular o cérebro é preciso fazer atividades as quais ele não está acostumado, sendo assim, é preciso fugir da rotina de tarefas que são executadas todos os dias.

idoso resolvendo palavra cruzadas

Atividades simples podem contribuir para a memória como, por exemplo, jogo de caça-palavras, dominó, palavras-cruzadas e xadrez. É recomendado praticar uma destas modalidades todos os dias ou pelo menos três vezes por semana. O ideal é mesclar as atividades para não acostumar o cérebro e cair em uma nova rotina.

A leitura também é uma importante aliada para estimular a memória, sendo recomendado ler revistas, jornais ou pelo menos um livro por mês. Quando a pessoa está lendo, ela está conhecendo novas palavras e assuntos, aumentando os seus arquivos de conhecimentos e consequentemente mantendo o cérebro atualizado.

Os exercícios físicos também contribuem para a otimização da memória. Neste caso, pode-se fazer atividades aeróbicas como, por exemplo, ginástica, caminhada, yoga, pilates, entre outras que ensinam o corpo a se movimentar de uma forma diferente.

Quando Começar A Praticar Exercícios Para Evitar O Esquecimento?

jogos para memória

Segundo os cientistas que estudam os casos de perda de memória, o mais recomendado e estimular o cérebro desde a juventude, fazendo com que os neurônios estejam sempre se renovando. Sendo assim, o ideal é estar sempre lendo livros e revistas sobre assuntos diferentes e praticando atividades físicas.

Quem já chegou à fase idosa e está sentindo uma perda de memória aos poucos, pode reverter esta situação através da realização de atividades que promovam o exercício do cérebro como, por exemplo, ler, escrever ou até mesmo trocar o caminho que faz diariamente.

É importante ressaltar que não há uma idade certa para se prevenir contra a perda de memória, e mesmo depois que ela ocorre é possível recuperar a produção de neurônios, mantendo o cérebro em plena atividade.

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2 Comentários

  1. Mauro Ribamar da Cruz Pereira

    Sinto que estou esquecendo coisas atuais e também acontecimentos depois dos 26 anos, mais ou menos. Peço dica de exercício.

    • Olá Mauro,

      A dica é evitar ficar parado, exercitar o corpo e o cérebro e dessa forma a chance de viver mais e melhor aumenta consideravelmente. Os exercícios físicos, uma dieta equilibrada e bons hábitos de vida ajudam ativar a memória e também o metabolismo cerebral. Quando devidamente estimulada a memória aumenta sua capacidade de guardar e recuperar informações armazenadas. O nosso cérebro não tem limites de idade quando se trata de aprendizagem, portanto, procure mantê-lo sempre ativo, e dessa forma os benefícios serão visíveis em qualquer que seja a idade. Atividades físicas aeróbicas como caminhar, andar de bicicleta, nadar fazem bem para a memória. Além de prevenir riscos de doenças cardiovasculares, colaboram também para a socialização, o bom humor e uma boa qualidade do sono. Cultivar bons hábitos como a leitura, jogos como xadrez, palavras cruzadas, trabalhos manuais, praticar a escrita, enfim ações que coloquem o pensamento em atividade ajudam bastante. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

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