Você Sabe Como Prevenir A Anemia Ferropriva?

A anemia é uma condição na qual o sangue tem sua quantidade de células vermelhas diminuídas ou estas células ficam descoradas pela falta de hemoglobina, tipo de proteína que da cor ao sangue.

A anemia pode ser aguda ou crônica, adquirida ou hereditária.

Tem como causa a deficiência de nutrientes como zinco, ferro, vitamina B12 e também de proteínas no organismo.

Em 90% dos casos de anemia é devido à deficiência do ferro no organismo, é a chamada Anemia Ferropriva.

O ferro é um mineral fundamental  na fabricação das células vermelhas do sangue bem como no transporte de oxigênio dentro do corpo.

Entre as pessoas mais afetadas pela anemia estão as mulheres adultas em fase de reprodução, as gestantes e também as que estão em fase de amamentação, crianças, meninas adolescentes.

Pode acometer também homens adolescentes, adultos bem como os idosos.

São vários os sintomas provocados pela anemia ferropriva como fraqueza, apatia, cansaço, desânimo, sonolência, falta de ar, falta de apetite, irritabilidade, palidez principalmente na parte interna do olho e gengiva.

Nas crianças pode ainda se apresentar como uma dificuldade na aprendizagem.

Alimentação Saudável  Previne A Anemia Ferropriva

alimentos saudáveis previnem anemia ferropriva

Uma alimentação saudável e balanceada pode fornecer todos os nutrientes necessários para uma vida mais saudável e livre de várias enfermidades, inclusive a anemia ferropriva.

Confira algumas dicas simples que podem ajudar na prevenção da anemia.

Consumir alimentos ricos em ferro como: feijão, carnes, ervilha, lentilha, quiabo, jiló, inhame, aveia, frutas secas (figo, ameixa, uva-passa), rapadura, melaço de cana, açúcar mascavo;

Consumir alimentos fontes de vitamina C como o caju, laranja, acerola, limão, maracujá e o tomate, durante ou logo após as refeições. Isso pode aumentar três vezes ou mais a absorção de ferro no organismo;

Dar preferência aos vegetais verdes escuros como folhas de couve, chicória, almeirão, brócolis, rúcula, espinafre e talos;

Evitar o consumo de chá mate, chá mate, chá preto, café, refrigerantes, próximos às refeições. Pois esses alimentos contém cafeína, substância que diminui a absorção de ferro no organismo;

anemia ferropriva - alimentos prato colorido

 

Faça 6 refeições diárias em horários regulares e procure variar os alimentos presentes em cada refeição, pois, o prato colorido é mais saudável.

O aleitamento materno exclusivo fornece a quantidade de ferro necessária para as crianças nos 6 primeiros meses de vida

Sob a orientação médica é importante fazer a suplementação preventiva de sulfato ferroso em crianças de 6 a 18 meses, gestantes a partir da 20.ª semana de gestação (sulfato ferroso e ácido fólico) e mulheres até o 3.º mês pós-parto.

Vale lembrar que esses suplementos são distribuídos, gratuitamente, nas unidades básicas de saúde que compõem a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os municípios brasileiros.

Mito ou Verdade?

A beterraba combate ou não a anemia ferropriva? E a utilização da panela de ferro para o cozimento dos alimentos ajuda ou não?

A beterraba embora seja considerada popularmente como um alimento fonte de ferro, possui baixo teor desse mineral, ou seja, não contribui para a prevenção da anemia ferropriva.

Trata-se de um mito, porém, a beterraba é muito saudável e deve ser consumida regularmente fazendo parte de uma composição alimentar equilibrada e harmoniosa.

Quanto à panela de ferro não há nenhuma comprovação de que o seu uso aumenta a quantidade de ferro presente nos alimentos.

Nem sempre quem tem o problema percebe os sintomas. Os efeitos podem ser prejudiciais à saúde. Consulte um médico para fazer uma avaliação.

Através de exame de sangue simples, o hemograma, é possível detectar a anemia. Após constatado o problema deve ser investigado para se descobrir a causa.

O tratamento mais adequado depende de se descobrir e combater o que está causando a anemia.

Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.