Como Ter Uma Alimentação Mais Saudável

Você sabia que ter uma alimentação mais saudável pode ajudar na prevenção vários problemas de saúde como as doenças cardiovasculares, a obesidade, o diabetes, a hipertensão e até mesmo o câncer? É verdade…!

Todo mundo busca boas alternativas para viver mais e melhor, e assim alcançar uma longevidade maior.

E para isso acontecer é fundamental ser saudável, porém, essa missão não precisa ser tão difícil quanto parece num primeiro momento.

Afinal todos os caminhos se cruzam necessariamente em um ponto chave: alimentação. Comer bem é sinônimo de boa saúde e manter uma alimentação balanceada traz entre outros benefícios mais disposição e qualidade de vida.

Uma alimentação saudável não significa necessariamente uma comida menos saborosa. Muito pelo contrário! Com um pouco de esforço e criatividade é possível substituir itens do cardápio diário por outras opções bem mais saudáveis e igualmente saborosas.

São pequenas mudanças nos hábitos alimentares, na rotina diária, que vão auxiliar na manutenção da boa saúde tanto física como mental, melhorando a autoestima e ainda garantindo uma vida mais tranquila com mais qualidade.

7 Dicas Para Uma Alimentação Mais Saudável

Uma alimentação mais saudável e nutritiva

1) Compor pratos bem coloridos além de ajudar abrir o apetite pela beleza ainda apresentam uma grande variedades de nutrientes;

2) Aumentar o consumo de frutas nas diversas formas, puras, em vitaminas com cereais, em saladas ou sucos naturais ao longo do dia. Podem ser consumidas no café da manhã, nos lanches intermediários entre as refeições principais;

3) Aumentar o consumo de verduras e legumes incluindo ao menos uma porção de cada nas refeições acompanhando o arroz, carnes etc.;

4) É importante reduzir a ingestão de açúcares, carnes gordurosas e frituras e procurando fracionar alimentação de modo a alimentar-se de três em três horas;

5) Prefira alimentos como arroz, pães, bolos e biscoitos com opções integrais, pois, além de carboidratos ainda contém fibras que saciam melhor a fome auxiliando também no bom funcionamento do intestino e reduzindo o colesterol;

6) Hidratação outra prática nutricional essencial para o bom funcionamento do organismo. A ingestão de líquidos, especialmente a água, promove uma boa hidratação necessária para filtrar e eliminar as toxinas, ajudar no equilíbrio da temperatura corporal, além de prevenir doenças como infecções urinárias e até gripe entre outros benefícios;

7) Acredite você pode reduzir o consumo de sal optando por temperos naturais e também abrir mão das frituras por grelhados e assados e ainda assim preparar pratos saborosos.

Como Montar Um Prato Para Uma Alimentação Mais Saudável

Composição para uma alimentação mais saudável

Com algumas dicas simples é possível montar um prato saudável fazendo a escolha correta dos alimentos para ter uma alimentação mais saudável e saborosa. Procure sempre compor suas refeições respeitando as seguintes proporções que irão deixar seus pratos mais leves, equilibrados e saudáveis:

a) 50% do seu prato deve ser composto por saladas: folhas, verduras e os legumes com as hortaliças cruas ou cozidas e quanto mais cruas melhores, pois, assim mantém melhor os nutrientes como as vitaminas e as fibras;

b) 25% do seu prato deve ser composto por proteínas: de origem animal como as carnes, frango, peixes, ovos e queijos lembrando que as carnes brancas têm menor teor de gorduras. Proteínas de origem vegetal como as leguminosas, feijão, ervilha, soja, lentilha, grão de que são ricas ricos em fibras e ferro.

c) 25% do seu prato deve ser composto por carboidratos: arroz, batata, macarrão, pão, milho. Dê preferência aos integrais, pois, são opções melhores e mais ricos em fibras.

d) E na sobremesa você pode escolher uma porção de frutas como a banana, pera, laranja, maçã, pêssego, são fontes ricas em vitaminas, fibras e minerais.

Uma alimentação mais saudável comendo pouco

Adotar essas pequenas estratégias nutricionais vai permitir uma alimentação equilibrada e balanceada e com resultados visíveis no corpo proporcionando mais saúde.

Saber escolher corretamente e com atenção quais alimentos farão parte da refeição, bem como, as formas mais saudáveis de prepará-los já é um bom começo para ter uma refeição equilibrada.

Dá para seguir uma alimentação mais saudável aprendendo a fazer boas escolhas montando pratos nutritivos e saborosos.

É importante lembrar que a composição de um cardápio ou uma dieta é algo individual, que deve estar adequado aos objetivos de cada um, bem como aos hábitos e horários. Portanto uma prescrição personalizada deve ser feita por profissionais capacitados na área da nutrição.

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4 Comentários

  1. Eloah Grana de Menezes

    Gostarei de receber dicas sempre corretas de uma boa alimentação pois sou diabética tipo 2 ou seja Melitus. Muito obrigada pela oportunidade.

    • Olá Eloah,

      Realmente uma alimentação saudável com a correta escolha dos alimentos que atendam as necessidades nutricionais pode ajudar bastante no controle do diabetes tipo 2. Porém é essencial também atuar em outras frentes além da dieta. Envolver-se no tratamento, usar a medicação prescrita, incluir a prática das atividades físicas na rotina diária, tudo isso proporciona uma mudança de estilo de vida. Aumenta a disposição e melhora a qualidade do seu bem estar. Observar essas recomendações é importante dentro de um planejamento para equilibrar e controlar a glicemia. Você pode se cadastrar na barra lateral do site para receber nossas dicas e atualizações. Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

  2. Nadir Monteiro

    Ótimo, excelente artigo.
    Já dito anteriormente, as FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS fazem parte da minha alimentação. Amo!!!
    Claro, estarei repassando agora a amigos, vizinhos e familiares.
    Abraço enorme, ótima tarde.
    nadir

    • Olá Nadir,

      As frutas, verduras e legumes alimentos naturais saudáveis devem fazer parte do nosso cardápio diário sempre. Um regime alimentar equilibrado e balanceado que promova o consumo desses bons nutrientes resultará em mais saúde e qualidade de vida. Muito obrigado pela sua visita, pelo seu comentário e também por compartilhar essas informações.

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