Correr É Uma Boa Atividade Física

Correr é um esporte apaixonante mesmo seja para um atleta profissional ou amador, um novato ou para quem já é praticante da modalidade a mais tempo.

E não importa também se o estímulo para esta prática vem do desejo de competir ou se o entusiasmo tem como objetivo melhorar a parte estética.

Em ambos os casos é a saúde que sempre sai ganhando.

Correr é uma excelente atividade física aeróbica que consome bastante energia proveniente do metabolismo do oxigênio, combustível essencial do organismo e também dos exercícios aeróbicos.

Correr como toda atividade física traz muitas vantagens para a saúde, mas precisa ser praticada de forma correta, para evitar riscos de lesões.

Confira a seguir algumas dicas para você poder aproveitar todos os benefícios da sua modalidade esportiva preferida com segurança, boa saúde, energia e mais disposição.

Dicas Para Correr Bem

correr é uma boa atividade física

Antes de iniciar qualquer atividade física é necessário passar por procedimentos importantes como avaliação médica e com um profissional da educação física.

Fazer a coisa certa ajuda a evitar problemas de saúde além de contribuir para um bom desempenho e rendimento nos treinos.

Correr apesar de ser uma atividade física considerada simples também exige técnica e cuidados adequados importantes para prevenção de danos à saúde.

Um treino mal dosado pode trazer sérias consequências como complicações que vão desde lesões musculoesqueléticas, desmaios, câimbras, tendinites, estiramentos musculares, dores, canelites entre outros.

Escolher um bom tênis que seja adequado ao seu tipo de pisada é muito importante para se prevenir lesões.

Alimentar se corretamente antes e depois dos treinos e mantendo uma boa hidratação fornecem mais energia e disposição para essa prática.

É preciso também respeitar os descansos necessários para o corpo se recuperar, ou seja, não se deve exagerar nos treinos para evitar ou diminuir o risco lesões.

Porém quando existe uma lesão a melhor coisa a se fazer é tratá-la corretamente para evitar o risco de agravamento.

Um pequeno problema se não tratado adequadamente pode se agravar e se tornar crônico.

É muito bom praticar uma atividade física na qual se sinta confortável, porém, incluir outras atividades complementares na rotina de treinos pode melhor o desempenho na sua atividade principal.

Para quem gosta de correr a dica é complementar com atividades como a musculação, pilates, natação entre outros, isso vai ajudar a aumentar a performance e melhorar o nível do condicionamento físico.

Como Evitar A Dor De Lado Ao Correr?

correr e evitar a dor de lado

A famosa é terrível dor abdominal geralmente na lateral que tanto incomoda principalmente os novatos praticantes da corrida é um espasmo ou uma espécie de cãibra no músculo do diafragma envolvido no processo da respiração.

Isso acontece quando se respira de forma errada durante o exercício. Correr por ser um exercício aeróbico de muita intensidade, exige a prática de uma boa respiração combinando inspirações pela boca e pelo nariz de acordo com a necessidade do corpo e a exigência da atividade física.

A respiração de peito, curta ou alta, é de pouco fôlego, e por isso o diafragma contrai e relaxa várias vezes em intervalos muito pequenos originando assim a cãibra ou essa dorzinha chata.

Esse problema pode ser resolvido de forma até bem simples com a respiração correta começando pelo abdômen, chegando até a região das costelas e por fim atingindo o tórax.

Começando a praticar essa respiração com calma e tranquilidade logo ela se transformará numa atividade natural e automática.

Respirar direito é um fator determinante para o consumo de calorias bem como o rendimento nos treinos.

Correr é um exercício muito bom que pode ser praticado a qualquer hora e em qualquer lugar. Para isso acontecer é preciso ter disposição para começar nesta atividade vibrante que tanto agrada seus praticantes. 

Essa atividade física ajuda a perder peso, entrar em forma, definir pernas, bumbum, barriga além de muitos outros benefícios para a saúde em geral.

Portanto siga as dicas para correr bem com segurança e conforto e chegue na frente ganhando como prêmio mais saúde e qualidade de vida.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe e deixe o seu comentário logo abaixo.

 

2 Comentários

  1. Bernadete Faleiro da Rosa

    Sou praticante de corrida a cinco anos, é tudo de bom!
    Muito boa as dicas.

    • Olá Bernadete,

      É muito bom praticar uma atividade física que nos dá prazer. E a corrida é um esporte que oferece essa oportunidade de se exercitar e divertir ao mesmo tempo. A saúde só tem a ganhar com essa boa modalidade esportiva. Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.