Crossfit: Treinos Para Deixar O Corpo Em Forma E Bem Definido

Você já conhece o crossfit? É um programa de treinamento de força e aumento do condicionamento físico, criado por Greg Glassman, um treinador da Califórnia, nos Estados Unidos, no início dos anos 2000.

É um treino bastante forte que promete deixar o corpo em forma e bem definido em pouco tempo. Essa modalidade já atraiu um número muito grande de adeptos em todo mundo.

Rapidamente se popularizou e caiu no gosto dos frequentadores de academias que deixaram de lado outras práticas esportivas como a musculação para se dedicarem ao crossfit.

Na verdade eles encontraram nesse esporte, que conta com uma combinação de diferentes modalidades, o estímulo que precisavam para deixar a monotonia da prática de exercícios físicos nas academias e acabaram descobrindo novamente o prazer de se exercitar.

Mas o que essa atividade pode realmente trazer de benefícios para o corpo? Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o crossfit continue lendo o artigo.

Crossfit Benefícios Para O Corpo

Crossfit exercício com corda equilíbrio e força

Esse treino mistura elementos do atletismo, da ginástica olímpica e também da rígida disciplina militar em exercícios que envolvem o trabalho vários grupamentos musculares ao mesmo tempo. Esse programa de treinamento oferece atividades que melhoram dez aptidões corporais:

  1. Agilidade;
  2. Coordenação motora;
  3. Equilíbrio;
  4. Flexibilidade;
  5. Força;
  6. Funções cardíacas e respiratórias;
  7. Potência;
  8. Precisão de movimentos;
  9. Resistência;
  10. Velocidade

O aprimoramento dessas habilidades e seus benefícios já podem ser observados num curto espaço de tempo, em média dois meses, segundos especialistas no crossfit.

Na verdade todas essas vantagens traduzem bem o que todos desejam quando começam a praticar atividades físicas: músculos mais fortes, melhor função cardiorrespiratória, coordenação motora, flexibilidade e o emagrecimento saudável, já que a modalidade também promove uma grande perda de peso.

Como São As Aulas De Crossfit?

As aulas de crossfit são dinâmicas, sem rotinas, uma vez que se utilizam movimentos típicos dos esportes olímpicos como as argolas, do treinamento militar, como a escalada na parede e também do treino funcional.

O treinamento com movimentos funcionais, mais moderno, realiza exercícios que preparam o corpo para continuar apto a fazer o que é exigido durante atividades de rotina, como subir escadas, sentar ou levantar uma cadeira.

Sendo assim são várias as possibilidades de treinos. Não há repetição de uma aula porque o treino muda todos os dias.

E toda essa diversidade de movimentos tão distintos, em uma única aula, resulta nos benefícios prometidos colaborando para a manutenção da boa forma física. As aulas têm sessões que variam de 40 e 60 minutos sendo divididas em três fases:

Crossfit exercício de flexão de braços

Alongamento e aquecimento: com a execução de movimentos leves, muitos deles inspirados na ginástica olímpica. Atividades corporais utilizando o próprio peso, agachamentos, flexão de braços entre outros;

 

Crossfit exercício com bola

Técnica ou still: atividades com cordas, bolas, barras, argolas, enfim atividades com objetivo de aperfeiçoar a técnica. Pode durar em média até 20 minutos;

Crossfit exercício abdominal na barra

Workout Of the Day (WOD) “treino do dia”: é a parte mais intensa da aula com séries de exercícios para aumentar a força e a resistência, como por exemplo, abdominal na barra, levantamento de peso e atividades com corda.

O Crossfit Queima Quantas Calorias?

Crossfit exercício com peso

Como a atividade realiza um trabalho corporal intenso com treinos que mexem com o corpo todo, o gasto calórico também é muito grande. O resultado dos treinos com grupos musculares distintos, de forma tão intensa e rápida, desencadeia uma série de adaptações fisiológicas no organismo.

Isso exige bastante do metabolismo e do sistema nervoso de cada pessoa. E a resposta metabólica de cada indivíduo é um fator determinante para a perda de peso.

Portanto, dependendo do tempo de treinamento bem como das condições do metabolismo, estima-se que em cada aula o aluno queime em média 500 calorias.

Quem Pode Praticar O Crossfit?

Crossfit todos podem praticar

A modalidade pode e deve ser praticada por qualquer pessoa, desde que seja respeitada a condição física individual de cada um. Porém os exercícios também exigem uma excelente condição técnica para sua execução nos treinos independente da condição física.

Pessoas que tem alguma limitação muscular ou doença cardiovascular exigem uma atenção maior para não agravar os problemas. Para a prática dessa atividade física tão intensa também é necessária uma mudança de hábitos de vida principalmente de uma alimentação mais saudável.

É sempre importante ressaltar que antes de iniciar qualquer atividade física é imprescindível uma consulta médica para avaliação do quadro geral de saúde, bem como procurar profissionais educadores físicos para uma melhor orientação.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.