Desentupir Nariz Com Métodos Naturais Práticos E Rápidos

Desentupir nariz entupido com um método prático e rápido e que proporcione o alívio imediato é o que deseja todo mundo que passa por esse problema.

A obstrução nasal ou nariz entupido como é popularmente conhecido, com os seus efeitos negativos, afeta de forma significativa a qualidade de vida e o bem estar.

E esse problema é bastante comum e atinge um número muito grande de pessoas em todo mundo.

Apresenta como sintomas mais comuns a coceira no nariz, secreção nasal, espirros, dificuldades para respirar e a boca seca. Isso causa um desconforto muito grande o que acaba prejudicando a saúde.

O nariz entupido apesar de prejudicar a qualidade de vida de muitas pessoas, não é considerado uma doença apenas um sintoma que pode estar relacionado a outras doenças como uma gripe, resfriado, rinite ou sinusite.

Porém o desconforto causado é desagradável, pois, até mesmo uma boa noite de sono, a prática de exercícios físicas ou qualquer outra atividade podem ser prejudicadas ou até interrompidas por causa da obstrução nasal.

Aprender a desentupir nariz é uma necessidade, medida importante para aliviar o todo o desconforto provocado pela respiração nasal inadequada, além de ajudar a evitar problemas de saúde como a asma, bronquite, pneumonia, transtorno de sono causador do ronco ou apneia do sono entre outros.

Ou mesmo para evitar o constrangimento de várias vezes ter que sair de algum ambiente para pingar uma gota de soro no nariz por não estar se sentindo bem ou estar respirando somente pela boca.

Confira as dicas a seguir e veja como é possível desentupir nariz com técnicas simples que podem ser feitas em casa mesmo sem utilização de remédios. Elas podem proporcionar o alívio de forma rápida e tranquila.

1.ª Dica Para Desentupir Nariz Com A Lavagem Nasal

Desentupir nariz com lavagem nasal

A prática da lavagem nasal é muito simples e com ela você promove uma limpeza completa dos seios da face removendo as impurezas e bactérias que causam os problemas nasais. Essa mistura de água norma e sal tem funções bactericidas e antissépticas.

Aqueça 02 copos de água filtrada ou mineral cerca de 200 ml. Para saber se esta na temperatura boa derrame um pouco na pele. Se estiver confortável não vai agredir o seu nariz.

Em seguida adicione uma colher rasa de sal na água e misture. Incline a cabeça e derrame a solução em uma das narinas de modo que limpe os seios da face até sair pela outra narina.

Procure respirar normalmente pela boca para evitar a passagem da água neste local, mas caso isso aconteça não se preocupe cuspa a água e continue a lavagem.

Repita o processo também na outra narina. Ao acabar a lavagem nasal assoe vigorosamente o nariz sem tapar nenhuma das narinas.

É importante fazer a higienização nasal, pois, além de ajudar a desentupir nariz entupido também auxilia no combate às crises de rinite, sinusite, congestão nasal e também a corisa.

2.ª Dica Para Desentupir Nariz Com O Vapor

desentupir nariz com vapor

 

É importante umidificar o ambiente, isso por que, o ar quente e úmido pode ajudar na abertura das cavidades nasais facilitando a entrada de ar.

Você pode utilizar 03 colheres de sopa de óleo essencial de camomila ou eucalipto em uma tigela de água quente e inalar o vapor com a cabeça coberta.

Uma outra opção pode ser um bom banho quente que pode ajudar bastante assim como também a utilização de aparelhos umidificadores.

3.ª Dica Para Desentupir Nariz Com A Massagem Facial

Desentupir nariz com massagem facial

O massageamento facial é bastante simples e consiste em massagear com a ponta dos dedos indicadores, ao lado das narinas, esses pontos são muito utilizados pela acupuntura chinesa. Pressione simultaneamente os dois pontos por 01 minuto e depois solte-os.

Depois com a ponta dos dedos faça a massagem começando nos seios da face em direção às orelhas. Funciona como uma drenagem para o sistema linfático promovendo a limpeza dessa região.

Repita esse processo por até 03 vezes com intervalos de 05 minutos entres os procedimentos completos.

4.ª Dica Para Desentupir Nariz Com Soro Fisiológico

desentupir nariz com descongestionante ou soro fisiológico

Uma última dica é com relação ao uso de vasoconstritores nasais que só devem ser utilizados com prescrição médica. Esses descongestionantes nasais já fazem parte da farmácia doméstica de muita gente.

O problema é que muitas pessoas viciam nesses remédios e passam a utilizá-los várias vezes ao dia.

A dependência chega a ser tão grande que muita gente que não consegue ficar nenhum dia sequer sem o remédio sempre levando consigo um vidrinho para todo lado. Porém vale lembrar que o uso indiscriminado desse medicamento pode trazer sérios riscos à saúde.

Os descongestionantes podem trazer tantos problemas nasais quanto problemas no resto do organismo. No nariz podem atrofiar a mucosa nasal causando acúmulo de secreções e no resto do organismo podem causar sintomas cardíacos como batedeira, arritmias e palpitações.

O que pode ser feito de uma maneira geral é uso de solução fisiológica encontrado em qualquer farmácia, a famosa água com sal. Pode ser lavado o nariz com a solução salina várias vezes ao dia evitando-se assim o uso do vasoconstritor.

A congestão nasal não é uma doença apenas um aborrecimento que pode ser passageiro ou não, mas que pode ser também sinal de um outro problema mais grave. Desentupir nariz entupido com essas dicas sem o uso de remédios pode ajudar bastante.

Mas vale lembrar que existem os casos em que há necessidade de acompanhamento médico e tratamentos especializados.

Portanto procure orientação médica se os sintomas persistirem por mais de dez dias, e também haver ocorrência de febres, secreções amareladas e sangue nas secreções entre outros.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

46 Comentários

  1. nadir monteiro

    Bom, muito bom! Bem interessante a lavagem com ÁGUA SALGADA. Meu filho caçula qdo pequenino,
    teve uma Rinite. O Pediatra me deu uma receitinha de um Soro prá fazer em casa, e foi excelente! Basicamente água filtrada e fervida com sal . . . . . . . . . . . foi tiro e queda!!!
    Vou enviar ao Everaldo(da família), que tem Obstrução Nasal. Obrigada e gde abraço. nadir

    • Olá Nadir,

      Fico feliz que você tenha gostado das nossas sugestões. São dicas simples, porém, muito eficientes que ajudam a melhorar todo o desconforto causado pela obstrução nasal. Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

    • JOSE CARLOS FINARDI DE LIMA

      Não sou a favor do soro fisiológico que são vendidos nas farmácias …pois as embalagens plásticas liberam xenostrogenos que o corpo o recebe como hormônio feminino abaixando assim a taxa de testosterona do bebê contribuindo assim com alterações comportamentais homossexual e acelerando em meninas o tamanho das mamas e pelos e na genitália e na diminuição do pênis que está em desenvolvimento ….algo para se aprofundar em pesquisa com Dr. Lair Ribeiro e Dr. Ivandélio Sanctus ….matéria (homem cada vez mais fêmea)

      • Olá José Carlos,

        Em substituição ao soro fisiológico vendido em farmácias você pode utilizar o soro fisiológico caseiro. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

    • Danielly

      Como que é o nome desse soro?

  2. Paulo

    Gostei da matéria. Quando fico gripado, espalho naridin por todo lado. Carro, cama, escritório etc. O que me ajuda bastante também é o Maresis, que é um jato de pressão que ajuda numa lavagem mais profunda. Mas custa caro também.

    Apesar de não ser viciado em Naridrin, só de ler que pode causar problemas no coração já é suficiente pra não querer usar tanto assim. E mesmo com o alívio imediato, notei que com o uso constante, o nariz não fica desentupido por muito tempo, por isso comecei a pesquisar alternativas e caí aqui na sua página.

    Agora fica a pergunta de muitos aqui… “Onde podemos encontrar aquele bule que foi feito pra lavar nariz”? Tenho certeza que foi feito pra nariz mas algumas pessoas devem usar para servir chá também!

    • Olá Paulo,

      Realmente o uso constante de descongestionantes nasais podem viciar e causar problemas cardíacos. E a limpeza nasal é uma técnica de origem indiana que utiliza um método seguro e totalmente natural com o uso da água salinizada que é introduzida nas narinas por meio de um recipiente semelhante a um bico de bule chamado lota. Essa prática promove uma purificação e limpeza das narinas e seios da face, prevenindo resfriados, alergias, sinusites, rinites e também a congestão nasal. Esses recipientes, os higienizadores nasais, podem ser encontrados em farmácias e drogarias e também em sites pela internet. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

      • Vilma

        Olá, você diz lavar o nariz, mas podemos pingar gotas de soro e deixar ir para a garganta, quando o nariz estiver entupido?

        • Olá Vilma,

          O nariz é a porta de entrada do ar que nós respiramos e também responsável pelas defesas das vias respiratórias. Entre as suas funções estão a olfação e a respiração, sendo essencial para isso limpar, filtrar, e umidificar o ar que vamos respirar. Hidratar o nariz constantemente ajuda e evita que ele resseque colaborando para uma boa saúde nasal. Utilizar o soro fisiológico é uma medida muito eficaz, pois, além de manter o nariz sempre limpo, hidratado ainda auxilia na prevenção de resfriados, gripes e crises de rinite. O soro fisiológico é sempre bem vindo e não tem efeito colateral. Você pode fazer a lavagem nasal ou pingar o soro nas narinas tendo o cuidado de ficar com a cabeça bem inclinada para uma maior eficiência do método. A quantidade de vezes durante o dia e o volume de soro utilizado vai depender de cada caso. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

      • VILENA MARIA

        JA FIZ DE TUDO E NÃO DESENTOPE O MEU NARIZ!

        • Olá Vilena Maria,

          Os métodos naturais para desentupir o nariz podem ser bastante eficientes e aplicados em várias situações. Entretanto há casos em que há a necessidade de acompanhamento médico. A obstrução nasal é algo que incomoda bastante e pode ser aguda provocada por viroses, infecção de vias aéreas superiores ou rinite. Essa congestão nasal também pode ser crônica devido a uma sinusite, ou desvio de septo nasal, hipertrofia de cornetos entre outros. Se você já tentou de tudo e não obteve sucesso, o mais importante agora é procurar atendimento médico especializado para diagnosticar que tipo de obstrução nasal você tem e depois de descobrir o tipo e a causa iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Pode haver indicação para o tratamento clínico com interação medicamentosa, e nos casos de alergia o tratamento também poderá incluir o controle do ambiente em que você vive. Há casos também em que o procedimento cirúrgico poderá ser o mais indicado. Minha sugestão é que você procure um médico otorrinolaringologista para uma avaliação e boa sorte. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

          • Socorro

            Olá, eu estou desesperada, meu nariz não desentope eu tenho rinite não sei se tem algo a ver mais, já fiz de tudo!!
            Tenho 12 anos e estou tentando resolver isso sozinha.

          • Olá Socorro,

            Dentre as várias causas da congestão nasal ou nariz entupido uma das mais comuns são aquelas derivadas de processos alérgicos como a rinite. Para minimizar os efeitos desagradáveis do nariz entupido a higienização nasal, com soro fisiológico ou outras soluções salinas, é importante e bastante eficaz. Entretanto é preciso também identificar o que está causando esse quadro alérgico e evitar esses estímulos. Você ainda é muito jovem e não deve tentar resolver esse problema sozinha. Converse com seus pais ou responsáveis sobre o assunto. Talvez seja necessário uma consulta médica para avaliar o seu quadro e definir qual é o tratamento mais indicado. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

        • Jairo

          Quando não tenho nada pra colocar no nariz, fico de cabeça para baixo, como se fosse plantar bananeira, mantendo a posição por alguns segundos, depois levanto rapidamente. Funciona bem.

          • Olá Jairo,

            Muito obrigado pela visita e pelo comentário compartilhando aqui a sua sugestão.

    • Paulo Ataliba

      Chama-se Lota e encontra facilmente para comprar, inclusive pela internet.

      • Olá Paulo,

        Está correto! Esses recipientes destinados à higienização nasal recebem o nome de Lota e podem ser facilmente encontrados em farmácias, drogarias e sites pela internet. Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

  3. Silvia Ceccon

    Rinite causa nariz entupido?

    • Olá Silvia,

      O entupimento nasal está entre os sintomas da rinite alérgica. Existem várias causas para a congestão nasal ou nariz entupido, entretanto, as mais comuns são derivadas de processos infecciosos como gripes e resfriados, ou processos alérgicos como a rinite. Em casos mais leves a lavagem das narinas com soro fisiológico ou outras soluções salinas é bastante eficiente para eliminar os alérgenos aderidos na mucosa nasal e essa lavagem pode ser feita várias vezes ao dia para limpar a cavidade. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  4. Caty Eugênio

    Olá fiz o primeiro método mas a água foi para o ouvido e também doendo imenso… que posso fazer?

    • Olá Caty,

      Realmente dependendo do ângulo de posicionamento da cabeça a água pode chegar aos ouvidos e você fica com aquela sensação de entupimento que chega a incomodar principalmente na hora de assoar o nariz. Movimentar a cabeça para frente, para trás e para baixo ajuda a aliviar os ouvidos. Aos poucos a água se esvai naturalmente e os ouvidos voltam ao normal. Com a prática você conseguirá achar a melhor maneira de utilizá-lo e como evitar o problema. Acertar no posicionamento da cabeça é fundamental e determina a eficiência desse método. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

      • Luís Carlos

        Tenho 46 anos já fiz cirurgia de pólipos desvio séptico 2 vezes, já to com mesmo problema de novo, o meu médico nem pra mim falar desta higienização do nariz. Para fazer e só água sal não tem colocar carbonato não? Quero fazer um tratamento caseiro.

        • Olá Luís Carlos,

          Para realizar a lavagem nasal e a higienização descrita na primeira dica é utilizado somente água e sal e observando o correto posicionamento da cabeça. É um tratamento caseiro que tem ajudado a muitas pessoas. Entretanto existem situações em que há necessidade de acompanhamento médico e tratamentos especializados. A obstrução nasal pode ser muito incômoda e às vezes se manifesta de forma muito intensa e persistente prejudicando a função respiratória. Isso pode ser um indicativo da presença de pólipos nasais, muito comuns em adultos. Em muitos casos pode haver a necessidade de cirurgia o que traz uma melhora para o paciente, entretanto, ainda há número relevante de pessoas em que mesmo após o procedimento cirúrgico o problema reaparece. Converse com o seu médico sobre o assunto e boa sorte. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  5. Para adulto acho que é mais fácil, meu filho, está congestinado a 5 dias e nem o Rinosoro conseguiu desentupir, vou ver se uma destas maneiras ajudam, rs. Obrigada pelas dicas.

    • Olá Lúcia,

      Esses métodos naturais são eficientes e podem ajudar tanto adultos quanto crianças a desentupir o nariz. Entretanto se o problema persistir por mais de uma semana provavelmente essa obstrução nasal poderá estar relacionada a algo mais do que um simples resfriado, gripe ou processo alérgico. Nestes casos a recomendação é procurar o atendimento médico para uma avaliação. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  6. Thiago

    Eu era viciado e retornei com esse maldito vicio do neosoro, não consigo ficar sem, lembro-me de uma vez que resolvi parar de usar e lavar constantemente o nariz com soro, e depois de 1 semana meu nariz tinha melhorado, só entupia na hora de ir dormir, mas recentemente voltei a usar ele e agora não consigo me livrar, já tentei de tudo, meu nariz não desentope. Não tem secreção nem nada, ele só incha e as narinas se fecham e só abrem se usar o maldito remédio. É ruim pra comer, dormir, fazer exercícios, tudo, minha vida fica difícil sem neosoro kk

    • Olá Thiago,

      A obstrução nasal realmente incomoda bastante e esses descongestionantes nasais proporcionam um alívio rápido e imediato, porém, o uso indiscriminado traz sérias complicações para a saúde. O problema é que com o alívio imediato e posteriormente os entupimentos constantes tendem a fazer com que a pessoa utilize cada vez mais o medicamento para resolver o problema. Já o uso frequente do produto faz com que a musculatura dos vasos já não responda mais ao remédio. Daí a pessoa passa a usar uma dose cada vez maior para obter o mesmo efeito. Essa dependência recebe o nome de rinite medicamentosa. E é sempre bom lembrar que a automedicação representa um risco para a saúde. Os métodos naturais para desentupir o nariz são eficazes e podem ajudar. Entretanto no seu caso a minha sugestão e que você procure um médico otorrinolaringologista para uma avaliação para descobrir o que está causando esse entupimento nas suas vias aéreas e faça uma correta indicação do tratamento ideal para resolver esse problema. Boa sorte para você e muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  7. Eunice de Andrade Graeff

    Eu gostei muito dessas dicas caseiras pois minha filha tem problema alérgico e vive com o nariz entupido já consultei várias vezes o remédio indicado pelos médicos resolveu por alguns dias mas não resolveu o problema continua com o nariz entupido vou fazer a lavagem para ver se resolve. Obrigada pelas dicas

    • Olá Eunice,

      A congestão nasal pode ter várias causas e entre as mais comuns estão os processos alérgicos. Os tratamentos caseiros e naturais são bons e certamente vão ajudar bastante. Porém tratar somente os sintomas pode não surtir os efeitos desejados, promovendo apenas um alívio temporário. Juntamente com a utilização dos métodos naturais também é preciso identificar o que está provocando essa alergia e afastar a sua filha desse estímulo que está causando a obstrução nasal. Boa sorte e muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

      • Anair E. S. Carvalho

        Oi Adilson…bom dia! Escute, fiquei curiosa quanto ao que vc mencionou sobre a POSIÇÃO CORRETA DA CABEÇA. Como é essa posição? Vc pode descrever com mais precisão? As dicas são ótimas, mas, fiquei em dúvida quanto à essa questão. Agradeço.

        • Olá Anair,

          O primeiro método descrito consiste em deixar a água correr pelas fossas nasais proporcionando a higienização e o descongestionamento. Conforme demonstrado na foto que ilustra o artigo a pessoa deve ficar de pé e inclinar o tronco ligeiramente para frente e com a cabeça levemente virada para o lado deve inserir o bico do recipiente na narina de modo que a água possa escorrer naturalmente, fluindo sem nenhum esforço, entrando por uma narina e saindo pela outra. Durante esse procedimento a respiração deve ser feita pela boca. Repita essa técnica também com a outra narina. Se a cabeça estiver na posição correta o processo vai transcorrer normalmente caso contrário será necessário ajustar a postura até encontrar a posição ideal. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  8. Larissa Correa

    Eu fiquei o dia todo normal, ontem mesmo ainda estava com uma gripe fraca, mas na quinta feira estava com uma gripe forte demais. Enfim, hoje estava bem e fui ao aniversário de um primo e como estava quente, coloquei um vestido e quando cheguei em casa, fui tentar dormir e meu nariz entupiu… Nunca senti isso. Eu fechei os olhos pensando que já passaria mas quando quase estava dormindo, parecia que me faltaria todo o ar e eu iria passar mal. Levantei e procurei na internet sobre… É muito ruim sentir isso. Pode ser da gripe esse entupimento??? Foi derrepente..

    • Olá Larissa,

      A congestão nasal ou nariz entupido incomoda bastante e pode ter várias causas e entre elas as doenças virais, resfriados, gripes e sinusites, processos alérgicos e outras por razões estruturais como pólipos presentes no nariz e o desvio de septo nasal. A higienização nasal com soluções salinas ou o soro fisiológico pode aliviar o desconforto da obstrução nasal. Entretanto você precisa ficar atenta a todos os sintomas nesse momento. Se os problemas persistirem a recomendação é procurar logo o atendimento médico para uma avaliação. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

    • Julia

      Claro que é da gripe.

  9. Samuel Victor

    Sempre que estou em um local com ar-condicionado, meu nariz entope com poucos minutos. Isso pode ser alergia a algo ou minha sinusite? Já até fiz retirada das amídalas.

    • Olá Samuel,

      Para que o ar chegue de forma agradável ao pulmão, uma das funções fisiológicas do nariz consiste em filtrar, aquecer e umidificar esse ar que nós respiramos. O ar-condicionado promove um efeito exatamente contrário a essa ação, ou seja, ele esfria e retira a umidade do ambiente. Quando você está exposto a essa situação, pode ocorrer o ressecamento das vias respiratórias. A mucosa nasal é revestida de cílios que têm a função de impedir a entrada de bactérias, fungos e vírus quando respiramos. Essa região estando ressecada e fria a proteção reduz, ficando ainda mais difícil para quem tem algum quadro alérgico. Quem tem rinossinusite sente os efeitos desagradáveis da presença do ar frio e seco. Umidificar as narinas com o soro fisiológico, hidratar-se bem pode minimizar esses efeitos. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  10. Vitor Hugo

    Boa tarde Adilson,

    Meu caso é um pouco mais complicado, sou(usei o verbo sou pq é uma doença que vou carregar pelo resto da vida) dependente químico de (cocaína) por 3 anos e fiz uso abusivo desta substância nesse período, mas agora que não estou mais usando, cerca de alguns meses, sempre acordo com problemas como congestão nasal e coriza, coisas comuns em quem ainda faz o uso. Estou preocupado pois tentei fazer a pratica de lavagem e não funcionou como esperado. E não queria trocar um químico por outro, como o descongestionante nasal comprado em farmácia. Tem alguma sugestão?

    Obrigado!

    • Olá Vitor Hugo,

      Realmente o uso dessa substância pode provocar o ressecamento das narinas e posteriormente a congestão nasal e até outros efeitos crônicos na mucosa nasal ao longo do tempo. Os métodos naturais podem ajudar em várias situações, porém, há casos que necessitam de uma avaliação médica para identificar o problema e a melhor forma de tratamento. Portanto, minha sugestão é que você procure atendimento médico especializado para o seu caso. Boa sorte nesta fase de recuperação. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  11. Dhayanne

    Adorei as dicas! Muito bom o artigo obrigada por compartilhar esse conhecimento que deixa toda mãe aflita quando tem uma criança com problemas para respeirar pelo nariz em casa!

    • Olá Dhayanne,

      Que bom que você gostou do artigo! Espero que as sugestões possam ser úteis para você. O uso desses métodos naturais pode aliviar todo o desconforto causado pela congestão nasal. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  12. Carlos

    JÁ FIZ DUAS CIRURGIAS RETIRADA DE PÓLIPOS SEM SUCESSO, TO COM SECREÇÃO SECA NO SEIOS DA FACE PARECE MAS UMA COLA, NÃO CONSIGO RETIRAR PERDI TAMBÉM OLFATO E O PALADAR USO SORO DIRETO MAS NÃO SAI O CATARRO. O SR TEM ALGUMA ORIENTAÇÃO?

    • Olá Carlos,

      A presença de pólipos nas passagens nasais pode causar um quadro de sinusite crônica e com isso apresentar entre outros sinais, a obstrução nasal, a redução ou perda de olfato e também de paladar. Como você já fez duas cirurgias sem sucesso, talvez o problema não tenha ainda sido totalmente resolvido. Os métodos naturais podem ajudar em algumas situações. Entretanto, há casos em que é necessário o acompanhamento dos profissionais da área da saúde. No seu caso somente o médico que te acompanha pode reavaliar o seu quadro e se necessário mudar a abordagem no tratamento. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  13. Guilherme

    Eu tenho problema de congestão nasal desde pequeno, eu tenho 16 anos e os médicos disseram pra fazer cirurgia, mas eu tenho medo. Existe alguma forma de melhorar isso ou é melhor fazer a cirurgia?

    • Olá Guilherme,

      A congestão nasal é algo realmente desagradável. E os métodos naturais para desentupir o nariz podem ser bastante eficientes e aplicados em várias situações. Entretanto, em muitos casos pode haver a necessidade de tratamento especializado, inclusive com indicação cirúrgica, o que pode trazer uma melhora significativa para o paciente. Se você já passou por esse atendimento médico especializado e foi diagnosticado o seu tipo de obstrução nasal, então, agora é hora de começar o tratamento mais adequado. Boa sorte para você e muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  14. Duff

    Mano eu te amo, te devo minha vida.

    • Olá Duff,

      Que bom que gostou do artigo e que as sugestões apresentadas aqui foram úteis para você. Usar métodos naturais e ainda poder aliviar todo o desconforto causado pela congestão nasal só melhora nossa qualidade de vida. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.