Dicas Para Perder Peso

Quando pensamos em perder peso,   duas ideias logo nos vêm à mente:  1.ª  fazer uma dieta balanceada e  2.ª praticar exercícios físicos.

Ambas estão corretas, entretanto, devemos levar em consideração outros fatores, como por exemplo:

Qual tipo de exercício físico é mais favorável; Quanto tempo de exercício e com que frequência é preciso praticá-lo para alcançar esse objetivo de forma saudável e duradoura.

Não se engane pensando que quanto mais exercícios físicos fizer alcançará os resultados mais rápidos.

Tudo com excesso e exagero tende  a ser prejudicial à saúde. É com relação às atividades físicas não é diferente.

Para perder peso de forma saudável, é necessário fazer um bom planejamento aliado à reeducação alimentar.

Qual Tipo De Exercício Físico É Mais Favorável Para Perder Peso?

A dica é praticar uma atividade que mais lhe agrade, academia, caminhada, corrida, natação, hidroginástica ou até mesmo a dança. Entretanto faça essa atividade com regularidade e uma programação.

A combinação ideal num programa de atividades físicas é a divisão por modalidades em três tipos que são: musculação, exercícios localizados, aeróbicos e para completar os alongamentos.

A musculação combinada com os exercícios localizados são os responsáveis pela melhoria da resistência muscular, tendo em vista, que os músculos são trabalhados de forma individual e repetidas vezes.

Os exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, bicicleta, esteira, são responsáveis pelo condicionamento físico, ou seja, você adquire fôlego.

Completando essas atividades com os alongamentos sua musculatura ficará mais desenvolvida e forte.

perder peso - alongamento

Ter uma musculatura bem alongada é fundamental para alcançar o sucesso nos exercícios físicos em geral.

Quanto Tempo De Exercício É Preciso Fazer Para Perder Peso?

Com a prática de exercícios físicos três vezes por semana, já é possível notar diferença já no primeiro mês de atividades, vale lembrar aqui que esse tempo pode variar de pessoa para pessoa.

Inicialmente faça entre 30 e 40 minutos e vá aumentando gradativamente de acordo com o condicionamento físico.

Qualquer esforço físico provoca um aumento da frequência cardíaca, fator responsável pela queima de calorias.

Esse gasto energético também varia em cada indivíduo, devido, a fatores como peso, altura, idade, aptidão física. 

Para perder peso os exercícios devem ser praticados dentro de uma frequência cardíaca correta para dar resultados.

Para calcular a FC máxima diminua sua idade atual de 220 obtendo um valor “X”. Os batimentos devem ficar entre 65% a 75% desse valor “X”.

Por exemplo: idade 40 anos, então 220 – 40 = 180 (Nesse caso a frequência cardíaca máxima será 180 e os batimentos devem ficar entre 65% e 75% desse valor, ou seja entre 117 e 135).

Intercalar exercícios aeróbicos, com musculação, exercícios localizados e alongamentos é a forma mais rápida de obter bons resultados.

Não esquecendo, é claro,  a importância de uma alimentação saudável, balanceada e bem equilibrada, para dar suporte de energia para toda essa atividade física.

Exemplo De Uma Sequência Para Quem Pratica Exercícios Na Academia

correr na esteira para perder peso

Para queimar calorias e perder peso (período de 01 hora – três vezes por semana)

1)      Caminhar ou correr por 10 minutos em esteira (velocidade rápida);

2)      Fazer sequências de exercícios em 03 aparelhos de musculação (pernas ou braços) – 15 repetições em cada aparelho;

3)      Pedalar 10 minutos (bicicleta na velocidade rápida – peso 3);

4)      Fazer sequências de exercícios em 03 aparelhos de musculação (pernas ou braços) – 15 repetições em cada aparelho;

5)      Fazer 10 minutos de transport;

6)      Fazer sequências de exercícios em 03 aparelhos de musculação (pernas ou braços) – 15 repetições em cada aparelho;

7)      Sequência de abdominais;

8)      Finalizar com o alongamento de baixa intensidade apenas para relaxar.

Outra dica importante, antes de iniciar a prática de qualquer atividade física faça uma avaliação médica, para ver se está tudo bem com você.

Procure também um profissional de educação física e peça para ele preparar uma sequência que se adapte ao seu condicionamento inicial e boa sorte!

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