Dieta E Treino Para Perder Gordura E Ganhar Massa Magra

Dieta e treino são fundamentais para quem deseja perder gordura e ganhar massa magra. 

O controle do peso é, sem dúvida, um dos cuidados mais importantes que a pessoa deve ter com seu corpo.

Mais do que melhorar a aparência, a adoção de uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas são fundamentais na prevenção de doenças.

Mas, também não vale tudo para conseguir emagrecer.

As dietas aparentemente milagrosas que fazem sucesso por aí, fazem a pessoa perder peso eliminando massa muscular e líquidos, o que além de ser prejudicial à saúde, torna mais fácil para o corpo recuperar todo o peso, causando o famoso “efeito sanfona”.

Sendo assim, a melhor dica para emagrecer com saúde e manter um bom condicionamento físico é eliminar a gordura do corpo e adquirir massa magra.

Mas O Que É Massa Magra?

dieta e treino para aumentar a massa magra

Nosso corpo é composto de massa magra, massa gorda e água. A massa gorda é, justamente a gordura que queremos eliminar, mas não toda.

Na medida correta, a gordura ajuda nosso corpo a proteger os órgãos, porém em excesso, ela se torna a grande causadora de doenças, como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e problemas cardíacos.

A massa magra é composta pelos músculos, órgãos e líquidos corporais.

Quanto maior a porcentagem de massa magra no nosso corpo, maior é a nossa capacidade de perder calorias.

Para conseguir mais massa magra, é importante uma dieta rica em proteínas. Aqui vão algumas dicas de alimentos:

Carnes Magras

A carne é uma das principais fontes de proteínas da cadeia alimentar, mas, se a intenção é também perder peso, deve-se evitar frituras; tirar a gordura no caso da carne bovina e suína e a pele do frango; dar preferência a frango e peixe por serem carnes mais leves e, ainda melhor se forem grelhadas.

Ovo

A clara do ovo também é uma ótima fonte de proteína. Novamente, se o que queremos é perder peso, devemos evitar as frituras, bem como as incrementadas omeletes, mas o ovo cozido é uma ótima pedida para quem está de dieta.

Leguminosas

Feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, derivados da soja, todos são ótimas pedidas para adquirir proteínas, além de serem ricas em fibras vitaminas e minerais.

Arroz Com Feijão

Dieta básica dos brasileiros, além da dupla ser uma ótima fonte de proteínas, ainda oferecem todos os aminoácidos necessários para o corpo.

Banana Com Aveia

Separadas, tanto a banana como a aveia são boas fontes de proteínas, mas juntas, são altamente recomendáveis para quem está de dieta, sobretudo por serem um café da manhã saboroso e nutritivo.

Dieta E Treino Dicas Importantes

dieta e treino reduz a gordura corporal

Além de uma dieta balanceada para conseguir massa magra, é essencial a prática de exercícios físicos para eliminar gordura corporal.

Atividades como caminhar, andar de bicicleta e correr são altamente indicadas, assim como a prática de exercícios mais intensos, como jogar bola, praticar lutas, fazer exercícios aeróbicos ou musculação, porém no segundo caso, é importante ter o acompanhamento de um treinador.

E lembre-se: dormir bem e ter um tempo separado para refeições colabora para que os resultados da dieta e treinos sejam mais rápidos.

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2 Comentários

  1. Ivani Rosa Casteluzzi

    Quero receber as receitas para eliminar peso.

    • Olá Ivani,

      As receitas para eliminar o peso, emagrecer com saúde exigem mudanças de hábitos como manter uma boa alimentação balanceada e fracionada. É bom também evitar frituras e reduzir o consumo de sal e açúcar. A inclusão de frutas, verduras e legumes no cardápio é importante. O organismo sempre vai responder bem a uma alimentação equilibrada e balanceada. Uma boa hidratação e também uma correta mastigação dos alimentos ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino. Os bons hábitos alimentares quando aliados às atividades físicas produzem efeitos melhores e duradouros. Cadastre-se na barra lateral do site e receba nossas dicas e atualizações diretamente no seu e-mail. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

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