Dormir Bem Qualidade De Vida

Dormir bem é uma necessidade biológica do ser humano. É um período de repouso essencial para o cérebro processar informações, armazenar memórias, revitalizar e recuperar todo o organismo e ainda recarregar as energias do corpo.

É um hábito que além de relaxante faz muito bem para a saúde.

Dormir bem, ter uma boa noite de sono e acordar bem disposto no dia seguinte contribui significativamente para uma boa qualidade de vida.

É um desejo comum entre milhares de brasileiros. Mas infelizmente hoje em dia dormir bem tornou-se um privilégio de poucos.

É cada vez maior o números pessoas adultas que se queixam de dificuldades para dormir bem e também manter o sono.

De acordo com as autoridades da saúde esses problemas atingem cerca de 40% da população. Hoje nós dormimos cada vez menos. Mas por que isso acontece?

Entres os vários motivos podemos destacar o estresse, sedentarismo, excesso de trabalho e jornadas duplas, problemas financeiros, familiares, ritmo de vida acelerado, fatores bem comuns desse mundo moderno, em que nós vivemos. Eles interferem diretamente na qualidade do sono.

Não conseguir dormir bem pode prejudicar muito a qualidade de vida e ainda causar problemas de saúde.

A hipertensão arterial, diabetes, obesidade, envelhecimento precoce, doenças infecciosas, dificuldades de aprendizagem e memorização estão relacionados à privação do sono.

Os sinais mais comuns de uma noite mal dormida são: irritação, mau humor, falta de memória, desatenção, aumento do estresse, sonolência entre outros.

Dormir Bem Quantas Horas Para Ter Um Sono Reparador?

dormir bem algumas horas para um sono reparador

Dormir bem e ter um sono reparador pode ser difícil para muitas pessoas. Mas na média uma pessoa adulta deve dormir cerca de sete ou oito horas por dia, porém, essa quantidade de horas de sono pode variar de pessoa para pessoa em função da idade, cansaço físico e mental e até mesmo de fatores genéticos.

Algumas pessoas têm necessidade de dormir mais e outras menos do que o recomendado. Porém o ideal é dormir bem o suficiente para acordar disposto na manhã seguinte e não sentir sono no transcorrer do dia.

Conseguir dormir bem repousando o suficiente para o organismo se recuperar, significa que a qualidade do sono está boa.

Mas se você está entre aquelas pessoas que não conseguem ter uma boa noite de sono confira abaixo algumas dicas simples que podem ser bastante úteis.

Dicas Para Dormir Bem Todas As Noites

dormir bem como uma criança

  • Mantenha horários para dormir e despertar. O relógio biológico responde melhor quando se tem horários regulares;
  •  Usar um bom colchão indicado para o seu peso e altura e também um travesseiro de boa qualidade;
  •  Procure relaxar antes de dormir. Um bom banho, um copo de leite morno e uma boa leitura podem ajudar a relaxar e induzir ao sono;
  •  Melhor posição para dormir bem é de lado, utilizando um travesseiro no espaço entre o ombro e a cabeça e também uma almofada entre os joelhos;
  •  Evitar bebidas alcoólicas, cigarros e alimentos com cafeína principalmente próximo ao horário de dormir;
  •  Evitar atividades estimulantes antes de dormir, como por exemplo: navegar pela internet, jogos eletrônicos, televisão etc.;
  •  A noite coma alimentos mais leves de fácil digestão pelo menos três horas antes de ir dormir;
  •  Consumir chás naturais que possuem ação relaxante como os de camomila e erva-doce;
  •  Faça atividades físicas regulares durante o dia, lembrando que os exercícios à noite podem atrapalhar a qualidade do sono;
  •  Mantenha a temperatura ambiente agradável e procure apagar as luzes ou reduzir ao máximo a luminosidade no quarto.

dormir bem qualidade de vida

Para ter um sono de qualidade é preciso ter hábitos saudáveis antes de dormir e pequenas mudanças no estilo de vida podem colaborar para uma boa noite de sono.

Seguindo essas dicas você vai conseguir dormir bem. Mas se você tem algum distúrbio do sono o ideal é procurar orientação médica para identificar e ajudar resolver o seu problema.

Gostou deste artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.