Esportes Adaptados Para Deficientes

Quando falamos de esportes adaptados para deficientes devemos lembrar da importância do esporte como ferramenta de inclusão social na vida dessas pessoas.

As atividades são capazes de garantir uma série de vantagens tanto físicas como também mentais para os portadoras de necessidades especiais.

Na verdade muitas dessas pessoas se sentem excluídas da sociedade por não conseguirem realizar uma série de atividades que uma pessoa sem deficiência pode fazer.

E as atividades físicas e esportivas representam uma maneira de fazer com que todos possam se exercitar e ter uma vida normal sem barreiras.

E dessa forma abre-se uma leque de oportunidades incríveis em termos de saúde, bem-estar e qualidade de vida.

E para deixar de lado o sedentarismo, que é um grave problema do novo século, que afeta a saúde de todo mundo nos dias de hoje, até mesmo para quem é deficiente físico não dá para fugir dos exercícios.

As atividades físicas praticadas com o objetivo de lazer ou modalidade esportiva têm evidenciado uma verdadeira terapia promovendo vantagens que vão desde de os benefícios físicos e mentais, inclusão social, prevenção de doenças até mesmo o teste dos seus limites e potencialidades.

Esportes Adaptados Para Deficientes Mais Praticados

Uma boa opção para a prática de atividades físicas são os esportes adaptados para deficientes, afinal, existem diversas modalidades esportivas que podem ser praticadas por pessoas que possuem alguma limitação. Veja a seguir algumas delas:

Judô

Judô Esportes adaptados para deficientes

A atividade segue as mesmas regras da Federação Internacional de Judô, mas com algumas alterações por ser praticado por portadores de deficiência visuais, sendo assim a punição por pisar fora do tatame não existe.

Natação

Natação Esportes adaptados para deficientes

 

Esta modalidade é voltada para amputados, portadores de paralisia cerebral, deficiências visuais, paraplégicos e outros. As competições são divididas conforme as deficiências dos atletas que são três: visuais, deficientes físicos e deficientes cerebrais.

Tiro

Tiro Esportes adaptados para deficientes

O exercício é voltado para amputados, portadores de paralisia cerebral e cadeirantes. Nesta modalidade os atletas atiram de posições diferentes das determinadas pelas normas internacionais. Os atiradores podem praticar os seus disparos sentados ou em pé.

Bocha

Bocha Esportes Adaptados para deficientes

A bocha é um jogo de muita precisão e estratégia, e por isso só pode ser praticado por deficientes cerebrais, ou portadores de outras deficiências desde que inseridas em classes específicas com o mesmo grau de deficiência.

Com isso, os jogadores podem receber orientações de seus treinadores, sendo esta feita de maneira acústica.

Vela

Vela Esportes adaptados para deficientes

A modalidade é voltada para amputados, cadeirantes, portadores de deficiência visual, paralisia cerebral e outros.

 

Destacamos apenas cinco, porém, exitem ainda várias outras modalidades bastante conhecidas como atletismo, arco e flecha, futebol, voleibol, basquetebol sobre rodas, ciclismo, tênis de mesa, tênis de campo, halterofilismo entre outros.

Na verdade a prática de atividades físicas e esportivas por pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, mental, auditiva ou visual representam um processo de reabilitação reconhecido mundialmente e está sendo difundido cada vez mais no Brasil e também no mundo todo através de competições.

Vale lembrar sempre que para que a prática dos esportes adaptados para deficientes ocorra com maior segurança possível é necessário contar uma equipe de profissionais habilitados e capacitados na área, com conhecimento da atividade esportiva bem como da deficiência do atleta.

É necessário também espaço físico adequado e adaptado para a prática esportiva e os treinos específicos de cada modalidade.

Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

8 Comentários

  1. Alex

    Valeu agora posso fazer meu relatório de educação física e entregar pro meu professor.

    • Olá Alex,

      Fico feliz em saber que esse artigo foi útil na elaboração do seu relatório escolar. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  2. Uares

    Nossa muito interessante pra nós que estamos aprendendo isso .. q bm amei ler isso é saber mais. ……

    • Olá Uares,

      Que bom que você gostou do artigo. Isso é muito legal e todos nós já sabemos da importância das atividades físicas para a promoção da boa saúde e do bem-estar. E os exercícios físicos têm muitos benefícios a oferecer às pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. A prática esportiva nas suas mais variadas formas pode ajudar o deficiente a enxergar uma vida nova de uma forma ampla e global e entendendo que apesar das limitações físicas, é possível ter uma vida normal e saudável. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  3. Paulo

    Obrigado! Agora Posso Entregar Meu Trabalho Para O Professor De Ed. física E Aprender um Pouco sobre esses esportes.

    • Olá Paulo,

      Que bom que você gostou do artigo e que esse conteúdo foi útil no seu trabalho escolar. E realmente a prática de uma atividade esportiva faz muito bem para a saúde. E com os esportes adaptados é assim também, ou seja, eles contribuem de uma maneira significativa para a superação dos desafios, ajudam estimular a concentração, melhoram o equilíbrio, a coordenação motora entre outros benefícios, além de serem uma ótima ferramenta de inclusão social da pessoa portadora de deficiência. É legal você querer aprender um pouco mais sobre esses esportes adaptados. Tenho certeza que você vai gostar desse aprendizado. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  4. Alan Alves Paes

    Se eu tivesse um tempinho gostaria de praticar tênis de mesa, sempre gostei. (Sou deficiente físico), mas só tenho tempo aos sábados e domingos, complica um pouco, na região mais próxima da minha residência não encontrei nenhuma associação que ofereça essa modalidade para portador de necessidades, mas me interessa! Parabéns pelo trabalho!

    • Olá Alan,

      Que bom saber que você gosta do tênis de mesa e tem interesse nesta modalidade. Minha sugestão é que você procure a Secretaria de Esportes da sua cidade para verificar se o seu município tem algum convênio, programa ou projeto de parceria com alguma organização que ofereça essa e outras modalidades esportivas para portadores de necessidades especiais. Afinal o poder público tem o dever de disponibilizar para todos e em qualquer lugar recursos e os acessos necessários para a prática de qualquer modalidade esportiva. Boa sorte e muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.