Exercícios Físicos Para Diabéticos E Hipertensos

A prática de exercícios físicos para diabéticos e hipertensos pode ser uma excelente maneira de impedir o avanço da doença e ajudar nos tratamentos, porém, alguns cuidados devem ser tomados.

Atualmente no Brasil, são contabilizadas 12 milhões de pessoas com diabetes, apesar de se estimar que esse número seja maior (15 milhões), esses três milhões a mais não sabem que têm a doença.

A hipertensão afeta 30 milhões de brasileiros, mas estima-se que 12 milhões tenham a doença e não saibam.

Diabetes E Hipertensão

A diabetes é uma doença metabólica, que pode ser causada pela incapacidade do pâncreas de produzir insulina em quantidade suficiente para o organismo ou porque o corpo desenvolveu resistência à insulina, impedindo o hormônio de metabolizar o açúcar, provocando alta nos índices de glicose no sangue.

Já os hipertensos, ou pessoas que sofrem de pressão alta, são aqueles que tem a pressão arterial constantemente superior a 140/90 mm/Hg. 

A pressão sobe quando os vasos sanguíneos estão contraídos e não conseguem fazer o sangue circular corretamente pelo corpo.

Quando o sangue circula com a pressão aumentada, causa o endurecimento e estreitamento dos vasos, que podem entupir ou romper.

Quando os entupimentos dos vasos acontecem no coração, pode acontecer um infarto. No cérebro, pode causar derrame ou AVC.

Atividades Físicas Para Diabéticos E Hipertensos

Exercícios físicos para diabéticos e hipertensos

Nenhuma das duas doenças tem cura, mas os tratamentos de cada uma delas já estão bastante desenvolvidos e, em ambas, o tratamento associado à prática de atividades físicas é altamente recomendado pelos médicos.

Mas, antes de praticar qualquer atividade física, principalmente as pessoas sedentárias, é necessário o acompanhamento profissional.

É fundamental que o médico e um profissional da educação física, avaliem o quadro do paciente e verifiquem sua condição cardiorrespiratória, o Índice de Massa Corpórea (IMC) e o percentual de gordura.

Para os diabéticos, a prática de atividades físicas pode ajudar no controle da doença, fazendo o organismo captar melhor a glicose, diminuindo a necessidade de medicamentos e insulina.

Os exercícios também ajudam a evitar complicações causadas com o avanço da diabetes e da hipertensão, como infarto, AVC, neuropatia e retinopatia, além de controlar o excesso de peso e hipertensão arterial, a osteoporose e as doenças do colesterol.

Correr e caminhar são exercícios físicos para diabéticos e hipertensos

No caso dos hipertensos, não há contraindicações à pratica de atividades físicas. A Revista Brasileira de Hipertensão Arterial recomenda 30 minutos de exercícios leves três vezes por semana.

O treinamento aeróbico, por exemplo, reduz a pressão arterial de hipertensos em cerca de 7/5 mmHg.

Atividades como musculação, por exemplo, não tem influência direta na pressão arterial, embora tenham outros benefícios para a saúde.

Por isso, é importante o acompanhamento médico e as orientações de um profissional da educação física.

Atletas Diabéticos E Hipertensos

Quando são respeitados os cuidados especiais que essas doenças exigem, e é feito o acompanhamento médico, atletas diabéticos e hipertensos podem manter a sua rotina normalmente.

Dois exemplos de atletas que, apesar da diabetes, continuaram praticando esportes em alto nível são o do nadador americano Gary Hall e o jogador de basquete Adam Morrison.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

8 Comentários

  1. Miguel Costa

    Muito bom o seu artigo, me interessa muito pois sou educador físico e trabalho com idosos que tem estes tipos de problemas de hipertensão e diabéticos. Gostaria de ter mais informações e como trabalhar com eles…. obrigado….

    • Olá Miguel,

      Que bom que você gostou do artigo. A expectativa de vida aumentou bastante nas últimas décadas principalmente em virtude dos avanços nas diversas áreas do conhecimento humano. Essa maior longevidade trouxe uma questão importante que é o envelhecimento saudável. E para quem já chegou nesta fase da vida chamada terceira idade, a hipertensão e o diabetes, estão entre os problemas de saúde mais comuns dessa faixa etária. E na maioria das vezes origem dessas doenças está na condição de vida sedentária em que muitas pessoas idosas vivem. Seja por questão de isolamento, redução do convívio social ou algum problema físico. E os exercícios físicos têm um papel essencial tanto na melhoria da capacidade física como também da saúde emocional, pois, lança uma nova perspectiva de vida para essas pessoas. Atividades como os treinos funcionais, pilates, hidroginástica, natação, dança, musculação são opções interessantes para se trabalhar com os idosos. Iniciativas assim são sempre válidas e melhoram a saúde da pessoa idosa, portanto, conte sempre com o nosso apoio. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

      • Miguel Costa

        Gostaria muito de desenvolver mais atividades com os idosos, trabalho muito alongamentos, e vejo que eles tem uma boa respostas. Vcs tem dicas site, para diferenciar as atividades, melhorar o trabalho para não ficar rotineiros.. Obrigado!

        • Olá Miguel,

          A atividade física nesta fase da vida é ainda mais essencial, pois, colabora para retardar o processo do envelhecimento. Praticar exercícios físicos que melhoram a flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e a força podem ajudar na manutenção da boa saúde e qualidade de vida. Atividades como a dança, yoga, pilates, musculação especializada, bicicleta, natação entre outras podem ser trabalhadas com esse público. No site temos alguns artigos com dicas para pessoas para a terceira idade que podem ajudar no seu trabalho. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  2. SANTINA SCANDELAI

    MUITO BOM O ARTIGO, BEM SUCINTO E ENTENDÍVEL, DANDO TRANQUILAMENTE PARA PASSARMOS ORIENTAÇÕES CLARAS E PRECISAS PARA A DEMANDA CORRESPONDENTE AO TEMA.

    • Olá Santina,

      Fico feliz em saber que bom que você gostou do artigo! E realmente a prática regular de exercícios físicos de maneira bem orientada se torna um fator decisivo na prevenção de várias doenças e entre elas a diabetes e a hipertensão arterial. Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

  3. Jacinto

    Sofro de impotência, na hora H fica fraco o meu pênis, que exercício me recomenda?

    • Olá Jacinto,

      A disfunção erétil pode ter causas orgânicas como desequilíbrios hormonais, psicológicas como estresse, ansiedade, depressão, assim como também problemas relacionados à obesidade, alcoolismo entre outros. Entretanto hábitos e estilos de vida saudáveis como uma alimentação adequada e atividades físicas regulares podem colaborar para uma boa saúde sexual. Os exercícios físicos são importantes pois, relaxam, diminuem o estresse, reduzem a pressão arterial que quando alta prejudica a ereção. Atividades como natação, corrida, musculação, caminhada entre outros são boas opções. É importante procurar o atendimento médico para uma avaliação do seu problema e ajuda de um profissional da educação física para o planejamento de treinos com a indicação das melhores atividades físicas. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.