Exercícios Para Deficientes Físicos Trazem Benefícios

Os exercícios físicos, na maioria das vezes, são procurados por quem deseja uma boa forma ou por quem busca uma melhor qualidade de vida.

As razões podem ser distintas, mas a melhora que o exercício traz ao corpo e até a mente são indiscutíveis. Por isso eles são necessários.

Mas será que todos podem praticar exercícios físicos? A resposta para essa pergunta é SIM!

E esse artigo trará informações para aquelas pessoas que também devem praticá-los, mas muitas vezes por falta de informação ou vergonha, deixam isso para lá. Os deficientes físicos.

Você sabia que muitas dessas pessoas inclusive encontraram no esporte a melhora de vida que  tanto procuravam?

O nosso corpo precisa se movimentar, e, portanto, a atividade física é a melhor forma de fazer com que deixemos totalmente de lado o sedentarismo.

E até mesmo para quem convive com uma limitação, é essencial se movimentar, mesmo que tenha uma dificuldade na mobilidade.

Por isso os exercícios para deficientes físicos são primordiais para uma melhor qualidade de vida.

Antes de falarmos sobre os exercícios em si vamos listar alguns dos benefícios que os mesmos trazem para quem tem algum tipo de deficiência física ou algum membro amputado.

Benefícios Dos Exercícios Para Deficientes Físicos

 

musculação bons exercícios para deficientes físicos

a) Ao praticar exercícios, o deficiente está estimulando sua independência e autonomia e assim sua autoestima também melhorará;

b) O desenvolvimento das habilidades motoras para assim, uma melhor realização das tarefas do cotidiano;

c) A resistência ficará mais forte;

d) Internamente há resultados também, como melhor funcionamento dos aparelhos circulatório, respiratório, digestivo, excretor e até reprodutor;

e) Agilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora;

f) Confiança, mais liberdade, convívio e reintegração social.

Com tantos benefícios torna-se quase obrigatório a prática de exercícios físicos. Você sabe quais são as melhores atividades a serem praticadas pelos portadores de alguma deficiência física?  Confira a seguir:

Exercícios

 

Os exercícios físicos são cruciais para manter uma boa saúde e com qualidade de vida. Os treinos aeróbicos e musculação devem ser feitos respeitando as necessidades de cada caso específico.

Existem equipamentos já adaptados hoje em dia para os deficientes, como uma bicicleta que ao invés de ser pedalada com as pernas e os pés, são os braços que realizam o trabalho.

Assim esses exercícios melhoram a força dos músculos superiores e ajudam a evitar lesões futuras.

Além disso as atividades também ajudam a manter a força do corpo, fornecem mais disposição e energia, reduz a fadiga e o estresse colaborando também para evitar a depressão.

Bom agora que você já percebeu a importância dos exercícios físicos para a saúde, seja para você mesmo, um familiar ou amigo que é portador de necessidades especiais, saiba que alguns exercícios podem ser especialmente adaptados independentemente da deficiência física.  Veja a seguir:

Esportes

 

Exercícios para deficientes físicos

Na área dos esportes também há diversas adaptações que permitem que os deficientes físicos possam praticá-los de forma que respeitem suas limitações e ainda traga bons resultados.

Os deficientes físicos são aqueles que possuem mais opções de esportes. Sendo eles: handball, basquete, tênis, tênis de mesa, natação, esgrima, halterofilismo, tiro ao alvo, arco e flecha e lawbowls, esporte similar à bocha.

No inicio o esporte pode funcionar como processo de reabilitação e em alguns casos o paciente pega tanto gosto que vira até atleta profissional.

As paraolimpíadas trazem vários exemplos de casos assim, de pessoas que encontram no esporte a sua superação.

É importante que todos esses exercícios para deficientes físicos sejam acompanhados por profissionais experientes, que façam um acompanhamento diário e treinos de acordo com suas necessidades e dificuldades.

Os exercícios quando praticados de forma errada podem até causar danos à saúde e lesões, por isso muito cuidado.

Agora que deu para perceber que academia não é lugar só para os sarados de plantão, e esportes podem sim ser praticados por todos.

Portanto está na hora de você começar a se exercitar também. É normal que no começo a vergonha até te impeça, mas em pouco tempo de treino os resultados superarão todas as expectativas e sua vida e autoestima só melhorará.

Agora é com você! Esportes, academia, enfim, tudo está valendo, basta você parar de ficar adiando e começar. Escolha o exercício ou esporte que mais te agrada e comece já.

Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário abaixo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.