Falta De Tempo Para Alimentar Direito Prejudica A Saúde

A alimentação saudável equilibrada e balanceada é um dos pilares para uma boa saúde com qualidade de vida bem com tem uma importância relevante para a manutenção do peso ideal.

Mas dentro de um contexto que envolve a falta de tempo, a correria do dia a dia e o crescente aumento das ofertas e tentações culinárias, manter uma dieta saudável realmente não é uma tarefa muito fácil.

Escolher corretamente o que se come esta cada vez mais difícil diante das inúmeras opções e a falta de tempo. Nesta hora a escolha consciente costuma dar lugar, na maioria das vezes, ao prazer e principalmente a praticidade.

Por Que A Falta de Tempo Pode Interferir Na Alimentação Saudável?

A loucura da vida moderna costuma sugar todo o tempo livre e a oferta de comida fácil, rápida ou pronta é tentadora. Elas ganham cada vez mais força com espaços maiores nas prateleiras de supermercados, fachadas de lojas, sempre transmitindo a ideia de estarem prontas para nos fazer ganhar mais tempo com sua praticidade e rapidez.

Essas publicidades veiculadas em jornais, revistas, televisão, internet estão todas recheadas com imagens deliciosas e altamente tentadoras que nos fazem, quase que sem querer ou até mesmo sem perceber, sair do sofá para um rápido lanche com ataque direto na geladeira, até mesmo quando não estamos com fome.

A ideia por trás de toda essa propaganda é nos faz pensar na praticidade da comida pronta, com um estímulo atrás do outro, e que nos faz comer cada vez mais e o que é pior, com uma qualidade nutricional ruim.

Não Alimentar Direito Faz Mal E Engorda

Falta de tempo para alimentar direito faz mal para saúde

Esses alimentos são ricos em gordura, sal e açúcares além de conservantes e toda essa alimentação errada produz efeitos negativos no corpo. E como consequência direta desses hábitos alimentares ruins as pessoas estão cada vez mais propensas ao sobrepeso, obesidade e ao desenvolvimento de doenças ligadas à má alimentação, como diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outras.

Na verdade a sociedade contemporânea está engordando cada vez mais e isso já é um reflexo do conjunto de hábitos alimentares não muito saudáveis aliados também ao sedentarismo.

A sociedade é composta por setores que interagem entre si e quando começam a haver alterações de comportamentos e hábitos em alguns desses setores essas mudanças também alcançam a alimentação.

Hoje na tentativa de resolver o problema da falta de tempo a velocidade das informações é muito grande e alterações na cultura, economia, educação, tendências e até os modismos na sociedade naturalmente chegam também muito mais rápido na alimentação.

Como Fazer Para Administrar A Falta De Tempo E Alimentar Direito?

 

Comer uma maça e driblar a falta de tempo

É preciso parar de culpar fatores externos pela correria do dia a dia e assumir a responsabilidade pelo nosso próprio tempo. É necessário parar, estabelecer uma meta, organizar e planejar as etapas a serem seguidas. Dessa forma será possível administrar melhor o tempo.

Não é uma tarefa fácil será preciso muita força de vontade e disciplina para manter o foco sempre voltado para o objetivo proposto. Ter um horário para alimentar direito fazendo sempre as melhores escolhas, ter um horário para o trabalho, as atividades físicas, o descanso e também o lazer.

É preciso buscar sempre o equilíbrio em todos os aspectos da vida, muitas vezes deixado de lado pela falta de tempo para organização, inclusive no que diz respeito à alimentação.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe. Deixe o seu comentário logo abaixo.

2 Comentários

  1. nadir monteiro

    Muito válido e verdadeiro o assunto mencionado. Infelizmente é o que está se vendo, precisamos administrar o tempo e nos disciplinar em tudo! Novamente insisto no meu PRIMEIRO PRATO: Verdura, Legume e Frutas. . . . . . . . . . . . . . . é tudo de bom!!!
    Grande abraço. nadir

    • Olá Nadir,
      Saber administrar o tempo é uma necessidade real que exige foco e disciplina. Afinal a nossa saúde só tem a agradecer com atitudes como ter um tempo para se alimentar corretamente, praticar atividades físicas, trabalhar e também descansar. Obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.