Dicas De Hidratação Para Prática De Atividades Físicas

Nosso corpo perde muita água e sais minerais quando realizamos atividades físicas. A intensidade dos exercícios, assim como, a temperatura ambiente determinam a quantidade de líquidos perdida.

Essa perda ocorre principalmente através da transpiração.

Todo mundo sabe que a atividade física é fundamental para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.

E para uma boa performance durante os exercícios físicos é necessário fazer uma boa hidratação, além é claro, de alimentar-se corretamente.

Também todo mundo já sabe que precisa beber no mínimo 02 litros de água por dia, e que todo líquido perdido precisa ser reposto.

Qualquer diferença entre essas quantidades pode acarretar desde cansaço, problemas intestinais até as dolorosas cãibras causadas pela desidratação.

Seja no inverno ou verão o nosso corpo precisa da mesma quantidade de água por dia. E claro que nos dias quentes se sente uma necessidade maior de beber mais água.

Isso faz da ingestão de líquidos uma prática nutricional extremamente necessária para quem pratica exercícios físicos e principalmente sob temperaturas mais quentes ou úmidas.

É comum perder de 5% a 8% do peso corporal em uma atividade física mais pesada e ainda sob forte calor.

Se essa perda não for reposta pode acarretar danos à saúde resultando em dores de cabeça, tonturas, desmaios, visão escurecida entre outros.

Somente para se ter uma ideia, considerando uma pessoa de 70 kg uma perda de 5% equivale a 3,5 kg resultando numa queda de rendimento em torno de 25%.

hidratação com água durante os exercícios físicos

Por isso a hidratação é tão importante, seja para um esportista de final semana e principalmente para um atleta profissional.

 

E sempre recomendado carregar junto com você durante as atividades físicas uma garrafinha de água. Afinal a sensação de sede é o primeiro sinal de que você está começando a desidratar.

Dicas de Hidratação Para Antes, Durante E Após Os Exercícios Físicos

 

As dicas de hidratação são bastante simples e fáceis de serem seguidas, porém, podem fazer toda a diferença durante a realização das atividades físicas:

  • Entre 1 e 2 horas antes de iniciar as atividades físicas procure tomar de 03 a 06 copos de água;
  • Depois de iniciar a cada 15 minutos de exercícios físicos procure tomar entre ½ a 01 copo de água;
  • É bom conferir o peso antes e após os exercícios. Para cada kg perdido procure tomar 02 copos de água;
  • Após 1 hora e 30 minutos de exercícios intensos pode-se fazer uma hidratação a base de uma bebida carboidratada de 6% a 8% com pouco sódio e potássio, porém sem exageros;

hidratação após exercício físico

É importante continuar com a hidratação mesmo após o fim da atividade física. Por que nesse período o organismo continua com o seu metabolismo mais acelerado.

Além da água para essa reposição de líquidos você poderá utilizar como complemento dessa hidratação, água de coco, gelatina, vitamina de frutas, sopa, suco de frutas, leite ou iogurtes.

Seguindo essas dicas você poderá praticar suas atividades físicas mantendo uma boa hidratação e aproveitando ao máximo os benefícios de sua modalidade esportiva preferida, e ainda com mais saúde e qualidade devida.

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