Os Homens Precisam Aprender A Cuidar Bem Da Própria Saúde

É importantíssimo cuidar bem da própria saúde física e mental para se manter em equilíbrio e desfrutar a vida.

É preciso entender que esse é o maior benefício que cada pessoa possui para estar bem no trabalho, cuidar da família, progredir e ter sucesso.

Cuidar da saúde requer um conjunto de ações e não apenas uma parte isolada, precisa ser vista como um todo.

Tanto é que cada vez mais surgem programas de incentivo para que as pessoas deixem de ser sedentárias e façam exercícios físicos.

O sedentarismo pode acarretar vários problemas de saúde, de tal modo que o quanto antes começar a assumir o compromisso de se manter em movimento logo se adquiri:

  • Mais disposição para executar as tarefas diárias;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Perde peso;
  • Ganha massa muscular;
  • Melhora o fluxo sanguíneo;
  • Aumenta a capacidade do sistema imunológico dentre outros tantos benefícios.

 

Cuidar Bem Da Própria Saúde Requer Medidas Preventivas

 

Cuidar bem da própria saúde com consultas médicas

Além da prática de atividades físicas regulares e uma alimentação mais saudável, para complementar esses hábitos, cuidar bem da própria saúde, também requer as consultas médicas para exames preventivos de rotina.

 

Quais Os Riscos De Não Realizar Exames Periodicamente?

 

Nos cuidados com a saúde, a mulher sai na frente, pois tem mais facilidade de lidar com esse assunto e sabe da importância de fazer os exames preventivos necessários e tão importantes para a saúde da mulher.

Enquanto isso, por outro lado o homem é mais reticente no tocante à atenção da sua saúde, não todos, mas a maioria deixa para segundo ou terceiro plano um assunto tão sério.

A maior preocupação quanto à saúde masculina é o câncer de próstata e que infelizmente tem levado muitos homens ao óbito, quando descobrem a doença em estado avançado.

Realizar os exames preventivos é o único meio de se manter saudável, buscando consultar o médico urologista que é especialista das patologias que acometem a próstata, dentre elas o câncer que é a mais perigosa.

 

Cuidar bem da própria saúde com exames preventivos

No entanto é possível obter cura e os procedimentos para o tratamento são muito mais eficazes e rápidos quando a doença é descoberta em estado inicial.

Outra doença que pode afetar a saúde masculina é a varicocele, é benigna, mas requer tratamento, pois pode provocar infertilidade e atrofia nos testículos.

Por não apresentar sintomas fáceis de perceber no início, não é muito difundida, porém com o tempo surge sensação de peso nos testículos e dor.

Essa é mais uma razão para que o homem faça exames periodicamente, pois o médico está apto para identificar qualquer alteração no órgão reprodutor masculino.

A importância de buscar a medicina preventiva é uma ação inteligente, tanto para homens como para as mulheres para se manter saudável e evitar correr riscos que podem perfeitamente ser evitados fazendo os exames de rotina.

Infelizmente os homens ainda não integraram na sua rotina diária a prevenção e os cuidados com a saúde, deixando muitas vezes de procurar ajuda médica quando surge algum problema.

Nesta hora mais uma vez a mulher tem um papel essencial na vida do homem para conversar, incentivar e ajudá-lo a tomar a decisão correta de procurar o serviço de saúde para uma avaliação.

É preciso ter em mente que o ideal é ficar com a saúde sempre em dia e para conquistar esse objetivo a prevenção é e continuará sendo a melhor maneira.

Artigo escrito por Bruno Silva.

E você? Faz seus exames preventivos regularmente? Deixe o seu comentário logo abaixo e compartilhe aqui com a gente.

 

4 Comentários

  1. Pedro

    Nossa, isso é muito verdade, alimentação e exercícios vejo que os homens até que seguem, ou fazem o possível para seguir, mas ir ao médico é algo que 99% dos homens não fazem, e quando vão, é porque estão nas últimas. Temos que acordar…obrigado pelas dicas.

    • Olá Pedro,

      Você tem toda razão! Realmente os homens não têm o hábito de procurar o atendimento médico. Talvez seja por questões culturais ou até mesmo o medo e com isso acabam assumindo um risco desnecessário. É preciso entender e se conscientizar que atitudes preventivas, como uma consulta médica e exames regulares, são importantes aliados da boa saúde. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  2. Marcelo

    Ótimo artigo, parabéns de verdade!

    • Olá Marcelo,

      A população masculina precisa cuidar melhor da saúde e entender que medidas preventivas são fundamentais para a conquista de uma melhor qualidade de vida bem como a manutenção da boa saúde. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.