Infartos Em Mulheres Crescem As Incidências

O número de casos de infartos em mulheres aumentaram de forma preocupante nos últimos anos. A cada 10 novos casos diagnosticados cinco são em mulheres, ou seja, um número 5 vezes maior em relação às últimas décadas.

Mesmo acometendo ambos os sexos, os sintomas são diferentes para homens e mulheres. Os infartos em mulheres apresentam sintomas mais difíceis de serem percebidos.

De acordo com os cardiologistas é muito comum as mulheres apresentarem sintomas como vômitos, náuseas, dores nas costas, falta de ar, sensação de arritmia.

Nem mesmo o sintoma característico da dor no peito é facilmente percebido no sexo feminino. Sendo inclusive esse um dos motivos da procura tardia pelo atendimento médico. Muitas das vezes esses sintomas aparecem disfarçados em um mal estar ou em uma crise de ansiedade, quando na verdade já é o começo de um infarto.

Por Que Aumentaram Os Casos De Infartos Em Mulheres?

Na sociedade contemporânea o papel da mulher mudou completamente. Hoje elas são chefes de família, trabalham fora, estudam, cuidam do lar, do marido e dos filhos e tudo isso ao mesmo tempo. Estão cada vez mais inseridas num mercado de trabalho extremamente competitivo.

A pressão é grande e sendo assim, é óbvio que o resultado disso tudo significou o prejuízo para a saúde da mulher. E dentro deste contexto elas acabaram adotando hábitos de vida que não são nada saudáveis.

Passaram a se alimentar de forma errada, consumir bebidas alcoólicas, fumar,  e possuindo um nível de estresse elevado e ainda levando uma vida sedentária.

Vale lembrar também que o uso de anticoncepcionais orais e o cigarro aumentam o risco da mulher ter uma trombose nas pernas, uma embolia pulmonar e também problemas cardíacos.

Coração - Infartos em mulheres

Apesar de ser mais comum em mulheres acima de 55 anos que estão no período da menopausa, não se enganem, tem ocorrido bastante casos de infartos em mulheres jovens. É preciso ter o cuidado redobrado, principalmente para aquelas mulheres que fumam, ou tem diabetes, ou pressão arterial alta, já que estes são fatores de risco.

O Fazer Para Prevenir Infartos Em Mulheres?

Apesar de toda evolução da medicina para o tratamento de todos os problemas de saúde, especialmente os problemas cardíacos, o melhor remédio contra os infartos em mulheres ainda é a prevenção. Fiquem atentas para as seguintes dicas que vão ajudar a prevenir as doenças cardíacas e também vão colaborar para uma melhor saúde:

 

Relaxar ajuda a evitar infartos em mulheres

Todos nós já sabemos que é preciso mudar os hábitos de vida, praticar atividades físicas, se alimentar corretamente e reservar um tempo para descansar e relaxar. São mudanças simples, porém, muito importantes e que vão melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Infelizmente na nossa cultura ainda existe a crença de que as mulheres toleram melhor as dores e os desconfortos da vida mais do que os homens. Pode até ser verdade, porém, em se tratando da saúde das mulheres é preciso que elas se cuidem.

Portanto fiquem atentas aos sintomas como, suor frio e desmaios, dor na boca do estômago e na mandíbula, desconforto no peito que irradia para o braço esquerdo e pescoço e procurem serviço atendimento médico o mais rápido possível para uma avaliação. Essas medidas podem salvar vidas.

Gostou deste artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.