Jiu-Jitsu É Bom E Emagrece Mesmo

O jiu-jitsu ou a “arte suave” é uma das mais antigas artes marciais do mundo caracterizado por aplicar nas lutas técnicas de defesa pessoal, reconhecidas pela sutileza em utilizar apenas o corpo como instrumento de defesa e ataque.

Com técnicas baseadas nas alavancas, torções e pressões do corpo e usando a força do oponente como estratégia para a imobilização, essa arte de luta dos antigos guerreiros transformou-se num esporte bastante difundido e praticado em todo mundo.

O jiu-jitsu apesar de ser um esporte de luta, de muito contato físico, possui caráter estratégico o que exige muita técnica, concentração, determinação, atenção e principalmente respostas rápidas do corpo. Não é uma luta agressiva, muito pelo contrário, preza sempre pela integridade física de seus praticantes.

Mesmo com espírito de competitividade entre os praticantes os seus ensinamentos vão muito mais além do que o simples domínio das técnicas de luta. Os benefícios são visíveis na saúde física, emocional e também no convívio social.

O desenvolvimento da parte física é uma consequência dos intensos treinamentos, porém o domínio da técnica é fundamental para se destacar neste esporte. Durante os treinos, que são praticados na maior parte do tempo no chão, são executados diferentes movimentos exercitando os mais variados músculos.

É uma atividade física bastante cansativa e quando você não consegue mais usar a força física, daí é o momento em que mais se desenvolve o seu jiu-jitsu. Para vencer o seu oponente é preciso manter a concentração, uma boa respiração, usar a força mental e uma boa estratégia.

 

Conheça 10 Benefícios do Jiu-Jitsu

Jiu-Jitsu treinos no tatame

  1. Defesa pessoal;
  2. Melhora autoestima, autoconfiança e desenvolve o caráter;
  3. Define o corpo, abdômen e quadril, com treinos periódicos os resultados surgem entre 4 e 5 meses;
  4. Acelera o metabolismo promovendo a queima de calorias também no período de repouso;
  5. Ajuda a perder barriga e emagrecer;
  6. Aumenta a resistência do organismo;
  7. Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória;
  8. Ajuda a desinibir os tímidos e acalmar os agitados e ansiosos;
  9. Aumenta a flexibilidade a coordenação motora e os reflexos;
  10. Reduz o estresse e a ansiedade.

 

Para quem deseja perder peso, entrar em forma e adquirir um bom condicionamento físico praticar o jiu-jitsu é uma excelente opção. Os treinos exigem um grande esforço físico com um gasto calórico muito alto, podendo chegar a uma queima de 1000 calorias em uma hora de aula, entre alongamentos, aquecimentos com posições de luta e finalizando com as posições de aula com várias repetições.

Atualmente é uma prática esportiva bastante procurada por pessoas de todas as idades. Principalmente entre as mulheres na busca por um corpo saudável e bem definido.

Benefícios Do Jiu-Jitsu Para As Mulheres

 

Jiu-Jitsu Feminino

Para as mulheres que praticam o jiu-jitsu além dos benefícios à saúde já citados anteriormente proporciona também vantagens na parte estética. Como a atividade emagrece e define o corpo, essa definição se evidencia não somente na área da barriga, mas também nos braços, pernas e quadril.  

O treino é um esforço físico constante o que ajuda a desenvolver a força física feminina aumentando a massa muscular, consequentemente diminuindo a possibilidade do aparecimento de estrias, celulites, gorduras localizadas e até mesmo das varizes.

E geral as mulheres têm mais flexibilidade do que os homens e o jiu-jitsu feminino se destaca em relação aos demais esportes pela flexibilidade. A própria luta já é um exercício de alongamento. Essa atividade física promove uma boa saúde física e mental, tonificando os músculos e definindo o corpo um desejo comum da maioria das mulheres.

 

Não há dúvida de que para fugir do sedentarismo espantar uns quilos extras, definir o corpo e ainda melhorar a qualidade de vida é preciso movimentar-se. E para isso existem diversas opções de atividades físicas. É saudável buscar alternativas que sejam compatíveis com as suas preferências individuais.

E o jiu-jitsu é um esporte de luta que pode lhe proporcionar o desenvolvimento da flexibilidade, força, coordenação, concentração, reflexos rápidos e muito mais. Isso significa mais saúde e qualidade de vida.

Se você ficou interessado neste esporte então movimente-se procure uma academia mais próxima de você e se informe! Faça uma boa escolha e bons treinos.

2 Comentários

  1. A arte também é incrível para a mente. É colocar o kimono e ir para o tatame.

    • Olá Rodrigo,

      Você tem toda razão os benefícios do Jiu-Jitsu para o corpo e a mente são incríveis, quando você domina a técnica e a arte. E o bem-estar proporcionado a quem pratica essa modalidade é extraordinário. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.