Lanches Escolares Saudáveis Para As Crianças

Com a volta às aulas, após o período das férias, recomeça toda a rotina de pais, filhos e escolas. E não tem jeito mesmo são horários apertados, mais correria e muito estresse.

E também, é claro, voltam as preocupações dos pais com relação aos lanches escolares.

Essas preocupações se justificam, tendo em vista que as crianças passam uma boa parte do seu tempo na escola e lá recebem, pelo menos, 5 refeições semanais, isso considerando apenas um turno nas unidades educacionais.

E nessa correria do dia a dia é comum a preocupação dar lugar à praticidade, principalmente quando as crianças atingem uma certa idade. Muitos pais preferem dar algum dinheiro para o filho comprar o próprio lanche, ou simplesmente mandam lanches de casa que na maioria das vezes são compostos por refrigerantes, sucos industrializados, doces e outros alimentos industrializados.

A orientação do Ministério da Educação e Ministério da Saúde é de que os lanches devem conter 20% da recomendação nutricional diária, porém o que ocorre na maioria das vezes é que, nas cantinas das escolas são oferecidos: refrigerantes, chocolates, balas, sucos industrializados, frituras e salgadinhos.

Esses alimentos possuem muito sódio, açúcar, gordura saturada, conservantes que além de não serem muito saudáveis, ultrapassam é muito a recomendação nutricional diária para as crianças nesta faixa etária, que vai dos 04 aos 10 anos de idade, ou seja, no período da infância.

Nesta fase as crianças já podem consumir os mesmos alimentos dos adultos. É preciso incentivar e estimular as crianças desde de cedo a terem hábitos alimentares mais saudáveis. A prática desses hábitos contribuirá para obtenção de mais saúde e qualidade de vida em todas as outras fases.

Como Preparar Lanches Escolares Saudáveis Para As Crianças?

lanches escolares - iogurte com frutas

Vale lembrar que em geral os lanches são pequenas porções de alimentos para serem consumidos de forma intermediária entre as principais refeições. São um complemento do desjejum, almoço ou jantar.

Com relação aos lanches escolares, eles também precisam ser igualmente saudáveis e nutritivos, assim como as refeições principais. Sendo assim é bom reservar um tempo, em prol da saúde dos filhos e, prepará-los em casa mesmo. Assim os seus filhos poderão levar para a escola lanches mais saudáveis e balanceados.

lanches escolares - frutas uma boa opção

Os lanches escolares devem conter uma fonte de carboidrato que pode ser pão integral, bolo caseiro ou biscoito de água e sal, uma fonte de proteínas que pode ser um iogurte, queijos magros ou leite, e por fim acrescente também uma fruta de sua escolha, ela será a fonte de vitaminas e minerais.

Para não cair na rotina o ideal é preparar um cardápio semanal, com ajuda de uma nutricionista, para evitar erros na sua composição, o que poderia ocasionar carências nutricionais.

Acesse o link abaixo e confira 10 opções de lanches escolares saudáveis para seu filho levar na lancheira para escola:

http://www.minhavida.com.br/familia/materias/12982-monte-uma-lancheira-saudavel-para-o-seu-filho

Gostou deste artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.