Mau Hálito Saiba Como Acabar Com Esse Problema

Conhecido popularmente como mau hálito, a halitose é um problema que assombra e constrange muitas pessoas.

O mau cheiro na boca pode ser proveniente da higiene bucal incorreta ou ter causas estomacais, que é mais grave e exige um tratamento específico e contínuo, somente assim será possível livrar-se totalmente desta doença.

Cientificamente, o mau hálito ou a halitose se caracteriza por ser a combinação dos alimentos ingeridos que se transformam em uma nova substância.

Dependendo da concentração de micro organismos na área de cima da língua, maior ou menor será o mau hálito. Quando mais saburra lingual houver, pior será o cheiro da cavidade bucal.

mau hálito

A halitose atinge uma boa parcela da população brasileira, estima-se que uma a cada três pessoas sofram com esse mal que causa desconforto, constrangimentos, podendo ainda provocar problemas psicológicos e sociais.

A maioria das pessoas que tem  mau hálito  não conseguem sentir o odor da própria boca, fato conhecido como fadiga olfatória.

Ficando mais difícil ainda essa percepção pelo fato de quem convive com a pessoa não ter a coragem para comentar.

Felizmente, na atualidade é possível encontrar uma enorme quantidade de métodos e tratamentos para acabar com a halitose, desde procedimentos médicos até dicas simples que se mostram bastante eficazes.

Quais As Causas Do Mau Hálito

Antes de tudo, é necessário saber quais são as causas do mau hálito, somente a partir daí será possível encontrar o melhor tratamento para a doença.

Normalmente o mau hálito está ligado à higiene irregular da boca. Neste caso, o problema pode ser resolvido facilmente, basta escovar os dentes regularmente e eliminar a saburra presente na língua.

A alimentação também pode contribuir para o aparecimento do mau hálito, geralmente os alimentos mais pesados como, por exemplo, carnes vermelhas, alho, cebola, pimenta, que demoram para serem digeridas podem gerar uma composição química desagradável.

Ficar por muito tempo sem se alimentar ou beber água também pode ocasionar mau cheiro bucal.

Portanto, o ideal é beber líquidos com frequência e manter-se alimentado a cada três horas, escovando os dentes ao fim de cada refeição.

Dicas Para Acabar Com O Mau Hálito

mão na boca - mau hálito

 

As dicas para acabar com a halitose são bastante simples, a primeira e mais eficaz delas é manter a higiene bucal.

Sendo assim, use fio dental para remover os restos dos alimentos presentes na boca e em seguida escove os dentes corretamente.

Este processo deve ser feito ao fim de cada refeição. Se julgar necessário complemente a limpeza com enxaguante bucal.

Evite consumir alimentos pesados e de digestão demorada como, por exemplo, feijão, carnes vermelhas, chocolate, entre outros que contenham carboidrato.

Porém, não fique mais de três horas sem se alimentar ou beber água.

Adquira uma escova para a língua, que possui dentes pequenos, responsáveis por remover a saburra, aquela camada branca que se acumula na boca.

Evite consumir bebidas alcoólicas e tabaco. Evite o uso de remédios que reduzem a salivação.

Se ainda assim, o problema persistir é aconselhável procurar ajuda de um profissional da saúde que poderá ser um odontólogo ou um médico para receber um tratamento que atenda as suas necessidades específicas.

Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Cadastre-se na barra lateral ao lado e receba nossas dicas e atualizações diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.