Metabolismo: Entenda O Que É E Como Ele Funciona

É muito comum ouvir entre as pessoas que estão tentando perder peso a seguinte frase “meu metabolismo é lento e não consigo emagrecer”.

Realmente uma boa parte das pessoas que lutam contra a balança já culparam pelo menos uma vez o metabolismo mais lento pela dificuldade em perder peso.

Afinal você sabe o que é e como ele funciona? O metabolismo é um conjunto de reações e transformações químicas que ocorrem dentro do organismo, fornecendo energia suficiente para manter o corpo em perfeito funcionamento.

Uma pessoa em um dia consome cerca de 60% a 70% de toda sua energia apenas na manutenção das funções vitais como a respiração, os batimentos cardíacos, a pressão arterial, temperatura corporal entre outras, é o chamando metabolismo basal.

O corpo também precisa processar os alimentos consumidos, desde a mastigação até a absorção dos nutrientes, é o chamado gasto termogênico. Também nesse processo químico o organismo chega a consumir de 10% a 12% da energia total diária.

Em outras palavras esse conjunto de fenômenos químicos do organismo significa a queima de calorias necessárias para que o corpo permaneça vivo. Está presente sob duas formas: anabolismo e o catabolismo.

Duas forma do metabolismo

Anabolismo: reações químicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos e sintetizam novos compostos.

Catabolismo: reações químicas que produzem grandes quantidades de energia a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas, como gorduras e carboidratos.

Por Que O Metabolismo Está Associado Ao Emagrecimento?

Metabolismo e o emagrecimento

Para ocorrer o emagrecimento a resposta metabólica de cada indivíduo é o fator determinante. Muitos fatores influenciam nessa taxa metabólica e entre eles cerca de 80% são determinados geneticamente e isso não dá para mudar.

Os outros 20% tem fatores como, idade, peso, sexo, altura, temperatura ambiente, alimentação, exercícios físicos e até o uso de medicamentos.

O controle do peso depende do equilíbrio energético entre o que se come e o que se gasta. Para emagrecer há necessidade de uma desnutrição programada, ou seja, deve ocorrer um desequilíbrio energético, o catabolismo de gorduras.

Para isso é necessário reduzir o consumo de calorias e aumentar o gasto energético pelo menos em 500 kcal diárias. Uma alimentação equilibrada e balanceada aliada aos exercícios físicos vai ajudar a melhorar a resposta metabólica.

O Que Faz Com Que O Metabolismo Seja Rápido Ou Lento?

atividades físicas aceleram o metabolismo

São vários os elementos que devem ser considerados e avaliados individualmente para saber qual é o tipo do metabolismo de cada um. O peso, a idade, o sexo, a atividade física e alimentação são fatores importantes na regulação metabólica.

Os homens possuem um percentual de gordura corporal menor e massa muscular maior do que as mulheres. Uma quantidade maior de massa muscular representa um consumo calórico maior e mais rápido.

Isso é determinante para que o metabolismo masculino seja mais acelerado em relação ao metabolismo feminino. Por isso as mulheres devem praticar alguma atividade física para aumentar a massa muscular.

A idade é outro fator importante, pois, a partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento devido principalmente ao sedentarismo, resultando numa perda gradual da massa muscular.

As atividades físicas regulares com a combinação de exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, natação, ciclismo etc, musculação, ginástica localizada, afastam o sedentarismo, promovem a boa forma física e ajudam a acelerar o metabolismo mantendo uma ação contínua.

Refeições fracionadas, alimentar de três em três horasfazem com que o organismo trabalhe mais para processar um número maior de refeições. Isso também acelera o metabolismo.

Reduzir o consumo de sal e açúcares refinados, evitar comidas gordurosas, consumir alimentos ricos em fibras, frutas, verduras, legumes grãos integrais aceleram o metabolismo porque levam mais tempo para serem digeridos.

Beber bastante água, líquido essencial para a maioria das funções do corpo. A falta da água desacelera a atividade metabólica.

Existem alguns alimentos que podem ajudar a acelerar o metabolismo e outros que retardam o seu funcionamento.

alimentos para acelerar o metabolismo

Aceleram: o gengibre, a canela, a pimenta, o óleo de coco, o café, o chá verde, o mate etc.;

Retardam: os carboidratos refinados (açúcar, farinha branca e arroz branco) e o álcool.

Uma dieta equilibrada do ponto de vista nutricional elaborada por um profissional da nutrição vai contemplar uma quantidade de calorias compatível com a necessidade de energética de cada pessoa.

Quando aliada as atividades físicas resultará num aumento do metabolismo do corpo potencializando a queima das gorduras, contribuindo assim para perda de peso, de maneira saudável, bem como para a manutenção da boa forma após o emagrecimento.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

3 Comentários

  1. Patrícia Oliveira

    Gostei do artigo, mas tenho uma ressalva a fazer. A carne vermelha, ao contrário do que foi mencionado, não retarda o metabolismo, ela acelera. A carne vermelha possui um forte fator termogênico relacionado às proteínas que, por demandarem um esforço muito maior para a digestão, aceleram o metabolismo.

    • Patrícia Oliveira

      Uma outra ressalva é com relação à informação de que comer de três em três horas diminui a ingestão de açúcares. Isso é muito relativo, o que reduz a ingestão de açúcares é a diminuição de carboidratos (e eliminação total dos carboidratos simples). Enquanto a pessoa estiver comendo de três em três horas incluindo carboidratos em cada uma dessas refeições, dificilmente o corpo irá diminuir a liberação de insulina. Daí um dos motivos do Jejum Intermitente acelerar o metabolismo e queimar muito mais gordura corporal, por exemplo.

      • Olá Patrícia Oliveira,

        Que bom que gostou do artigo e você está correta nas suas observações! Houve erro na publicação e estamos providenciando a correção no texto. Os elogios, críticas e sugestões são sempre muito bem-vindos, pois, direcionam nosso trabalho para um nível melhor. Por isso o seu feedback é tão importante para nós. Este canal está aberto para essa comunicação com os leitores do blog. Fique à vontade para entrar em contato sempre que quiser e achar necessário. Muito obrigado pela visita pelo comentário e também pela colaboração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.