Entenda 3 Motivos Pelos Quais É Tão Difícil Parar De Fumar E O Que Fazer

Por que parar de fumar é tão difícil? Você sabia que o tabagismo é considerado a segunda causa de morte no mundo pela Organização Mundial da Saúde – OMS, e também a principal causa evitável de morte? Está relacionado a diversos tipos de câncer como o de pulmão, boca, laringe, esôfago etc., doenças pulmonares, coronarianas, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico, envelhecimento prematuro entre inúmeras outras doenças.

O simples fato de qualquer pessoa não fumante ficar exporta à fumaça de produtos de tabaco já contribui para o desenvolvimento ou agravamento de diversas outras doenças. Estima-se que ocorra cerca de 600 mil mortes anuais de indivíduos fumantes passivos, devido a problemas oriundos da exposição à fumaça do cigarro.

A dependência à nicotina conta com três componentes básicos: a dependência comportamental ou de hábito, a dependência psicológica ou emocional e a dependência física.

Dependência Comportamental Ou De Hábito

 

O fumante cria rotinas para fumar, faz associações com determinadas atividades e hábitos, tais como:

  • Dirigir e fumar;
  • Falar ao telefone e fumar;
  • Ir ao banheiro e fumar;
  • Tomar cafezinho, fazer refeições e fumar;
  • Fumar antes de dormir.

Em quase todas essas situações, o fumante acende o cigarro automaticamente, sem perceber, sendo comum acender um cigarro e não se dar conta de que já tinha outro aceso.

Dependência Psicológica Ou Emocional

 

O fumante faz do cigarro o seu “AMIGÃO”, usa o cigarro para alívio das tensões, para segurar determinas emoções, como muleta, bengala. Enfim, usa o cigarro para todas as situações de prazer e desprazer que possa sentir.

Dependência Física

 

O organismo da pessoa que fuma fica acostumado a receber diariamente uma quantidade de nicotina. Quando ela deixa de fumar, o organismo sente a ausência dessa substância. A essa fase dá-se o nome de síndrome de abstinência. É comum que o fumante sinta irritabilidade, tristeza, dor de cabeça, ansiedade, tontura, alteração no sono, alteração no funcionamento intestinal e inquietação.

Parar De Fumar É Uma Decisão Inteligente

 

Fumar cigarro acaba com a vida

 

Todo mundo já conhece os malefícios desse hábito tão perigoso para a saúde. Então parar de fumar é uma necessidade real. Todos nós sabemos que abandonar um vício é difícil, porém, se o fumante não tentar, como saberá o que é ser um ex-fumante? Veja logo abaixo algumas dicas importantes que irão ajudar a resistir ao forte desejo de fumar, quando surgirem aqueles sintomas característicos e indesejáveis.

Dicas Para Vencer Os Sintomas E Resistir Ao Desejo De Fumar

 

Alguns ex-fumantes, mas não todos, apresentam Síndrome da Abstinência, em geral relacionado à dependência química da nicotina. Um desconforto moderado caracteriza esse período para a maioria dos ex-fumantes, outros não apresentam nenhum sintoma. Alguns desses sintomas vão desaparecer dentro de uma ou duas semanas. É um sinal de que o seu organismo está voltando para um estado saudável. Alguns sintomas comuns e também as dicas para combatê-los são descritos a seguir:

  • Ansiedade: Respire profundamente, evite tomar café e bebida alcoólica; mude o que estiver fazendo; Pense em situações prazerosas;
  • Irritação: Ande, respire fundo, faça alguma coisa diferente da que está fazendo naquele momento;
  • Insônia: Tome um copo de leite quente, leia um pouco, pense em coisas relaxantes;
  • Perda de concentração e cansaço: Caminhe um pouco, faça alguma coisa diferente, e procure descansar;
  • Dor de cabeça: Relaxe procure entender que isto faz parte da síndrome de abstinência e que passará logo: se for necessário, tome remédio para dor de cabeça conforme orientação do seu médico;
  • Tosse: Tome água ou suco natural;

Outras Dicas Bastante Eficazes

 

Assim que parar de fumar, tenha sempre consigo algo para mastigar, como uma bala, ou chiclete dietético (sem açúcar) ou cubinhos de cenoura, qualquer coisa com poucas calorias. Se não conseguir evitar o cafezinho, mude os locais aos quais está acostumado a tomar café. Escove os dentes imediatamente após as refeições.

Veja TV em cadeira diferente da qual está acostumado. Respire profundamente pelo menos 10 vezes, quando em situações de estresse. Beba água aos goles, pequenas quantidades de preferência em uma garrafinha.

Faça mais atividades físicas, aumentando gradualmente a quantidade de exercícios. Lembre-se de que deve sempre consultar um médico antes de fazer uma alteração maior na sua atividade física.

Prevenindo As Recaídas

 

Recaídas e voltar a fumar

 

As principais razões pelas quais muitos indivíduos voltam a fumar, mesmo após terem parado por algum tempo são:

  1.  Vivenciar uma situação de crise, como por exemplo, um acidente de carro ou problema no trabalho. A resposta automática para essas crises é pedir um cigarro;
  2. Sentir tão bem por ter parado de fumar e achar viável fumar apenas um ou dois cigarros por diversão. A regra é clara: evite esse primeiro cigarro e você evitará os outros também.

É sempre bom lembrar que saber avaliar com antecedência os motivos é fundamental para evitar esses episódios.

Os Benefícios Alcançados Por Quem Venceu O Hábito De Fumar

 

Alguns benefícios físicos logo aparecem quando se pára de fumar: a pessoa adquire mais energia, fica mais alerta, respira mais facilmente, melhora as sensações de paladar e olfato. A saúde em geral melhora, e por esta razão, o apetite também melhora. Cerca de 25% dos fumantes ganham peso quando param de fumar.

É possível evitar esse ganho de peso fazendo um planejamento alimentar. Para alguns um esforço extra será necessário, talvez haja necessidade de comer um pouco menos e exercitar um pouco mais. Uma pequena parcela de novos ex-fumantes podem ter mudanças no metabolismo suficientes para levar ao ganho de peso, mesmo sem comer mais.

cardápio saudável

O ponto mais importante e planejar, ou seja, conhecer os motivos do ganho de peso e planejar com antecedência as melhores formas de evitá-lo.

A família tem um papel fundamental para ajudar a todos aqueles que têm o desejo de abandonar esse vício. Parar de fumar pode aumentar bastante a expectativa e a qualidade de vida em qualquer faixa etária, inclusive entre as pessoas que já desenvolveram alguma doença.

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