Mountain Bike

O mountain bike é uma modalidade ciclista que cresceu bastante nos últimos anos aumentando consideravelmente o número de adeptos.

Praticada por pessoas que  gostam de esportes ao ar livre, gostam de bicicletas, de pedalarem em grupos e têm disposição para acordarem cedo num sábado ou mesmo num domingo, para curtirem o belo visual dos campos, de se aventurarem pela natureza explorando belas paisagens sobre uma bike.

O mountain bike promove essa interação com meio ambiente e a natureza proporcionando ao praticante  uma agradável sensação de liberdade, de bem estar com o frescor do ar puro dos campos batendo no rosto, livre de barulhos, poluições e das confusões de sons e o trânsito das cidades.

Por isso mesmo o mountain bike é bem diferente do ciclismo urbano, ao oferecer essa oportunidade de enxergarmos a beleza da natureza nos pequenos detalhes que por vezes são simplesmente esquecidos, mas que estão ali no dia a dia o tempo todo.

Além de ser uma opção de lazer, divertimento é também uma excelente atividade física. Os benefícios desta prática esportiva são muitos e dentre eles podemos destacar:

1.º É uma atividade que combate o estresse;

2.º Ajuda no emagrecimento

3.º Trabalha grandes grupos musculares das pernas;

4.º Estimula a contração do abdômen, melhora a postura;

5.º É um exercício aeróbico  que ajuda a fortalecer o coração, reduzindo assim as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Vestimentas E Bicicletas O Que Usar No Mountain Bike?

As vestimentas indicadas são: camisetas para ciclismo do tipo dry fit, shorts de tecidos esportivos, joelheiras e cotoveleiras, tênis resistentes que ofereçam boa proteção em volta dos tornozelos, capacetes com boa ventilação e com abas removíveis, óculos, luvas e jaqueta impermeável.

Com relação às bicicletas isso envolve conhecimentos técnicos como, por exemplo, o tamanho do quadro, designer da bicicleta, diferenças de componentes entre outras coisas. Existem os modelos próprios para passeios e aquelas destinadas ao mountain bike.

Portanto, antes de comprar uma bicicleta para começar a fazer trilhas faça uma pesquisa e obtenha o máximo de informações possíveis.

Se você puder pagar um pouco mais invista num modelo específico, por questão de segurança, afinal ela será submetida a grandes impactos, diferentes dos modelos urbanos.

Procure lojas especializadas nelas você encontrará profissionais preparados, que poderão lhe ajudar e orientá-lo na escolha da melhor bicicleta.

7 Dicas Para Quem Vai Começar A Praticar O Mountain Bike

Confiram aí 07 dicas importantes para quem está começando a praticar essa modalidade:

1.ª – Você deve estar bem equipado com os itens de segurança, pelo menos com esses quatro que são os básicos: capacete para proteger a cabeça, luvas para proteger as mãos (em caso de queda você leva primeiro as mãos ao chão), óculos para proteção dos olhos contra insetos e galhos comuns nas trilhas, bermuda com forro (para evitar que o banco machuque);

2.ª – Escolha uma boa trilha que se adapte ao seu condicionamento físico. O mountain bike é uma atividade que exige muito esforço físico. Comece com trilhas mais leves, planas, com pouca dificuldade, mais estradas mesmo, até adquirir condicionamento físico;

3.º – Nunca faça uma trilha sozinho, sempre vá acompanhado pelo menos mais uma pessoa (em caso de queda você  pode desmaiar e estando sozinho não terá ninguém para socorrê-lo). Além disso com uma companhia você se sentirá motivado e vai pedalar melhor;

4.ª – Utilize sempre um protetor solar dê preferência à marcas esportivas, mais fáceis de aplicar e durabilidade maior;

5.ª –  Avise os familiares a localização da trilha e tempo estimado para o retorno;

6.ª – Não deixe o seu lixo pela trilha, recolha tudo e leve de volta.  A ideia é praticar uma atividade saudável, se divertir e preservar a  natureza e o meio ambiente;

7.ª – Você vai passar por regiões rurais, e ao encontrar um colchete, uma porteira aberta ou fechada,  deixe-a sempre como a encontrou, agindo assim você evitará causar problemas a terceiros, como gado mudando de terreno ou fugindo. Avise sempre ao ciclista quem vem atrás de você para fazer o mesmo, até o último que passar.

O Que É Necessário Levar Para Uma Trilha De Mountain Bike?

atleta de mountain bike

Existem trilhas de mountain bike com graus de dificuldades diferentes e isso determina o que deve ser levado. As quantidades de água e comida também dependem da extensão e duração das trilhas e dos pontos de reposições.  Os itens abaixo relacionados são os mais comuns aos ciclistas:

a) Água em pequenas garrafas presas ao quadro ou em mochilas de hidratação;

b) Comida: sanduíches, frutas, biscoitos, sachês de carboidrato em gel, barras de cereais;

c) Kit de primeiros socorros: O básico para atender a si mesmo ou a um amigo no caso de emergência.

d) Kit de remendo de câmara de ar contendo bomba de ar, lixa, remendos, chaves, cola e espátulas;

e) Óleo lubrificante para corrente, para nova aplicação em locais com muito barro, água ou areia;

f) Luvas de borracha do tipo cirúrgicas: Em caso de reparos as luvas de pilotar não oferecem o tato necessário para realizar o conserto;

g) Saca-corrente: para reparar uma corrente partida;

h) Celular em caso de emergência, documentos, algum dinheiro, apenas o necessário, guardado num plástico protegido do suor e em caso de chuva.

Para quem esta começando, e não sabe ao certo o que e como fazer,  procure um desses grupos da sua cidade mesmo que se reúnem todo final de semana para fazerem trilha de mountain bike.

É muito bom andar em grupo, formar novas amizades, conhecer lugares diferentes perto de você onde nunca esteve antes.

Eles vão te orientar sobre o calendário com as datas, as trilhas que serão feitas, o nível de dificuldade. Se programe, participe e depois que você começar certamente não vai querer sair mais.

paisagem cachoeira

É para finalizar leve uma boa máquina fotográfica para tirar belas fotos das paisagens e do passeio, registrando esses momentos únicos de lazer e diversão junto com os amigos aproveitando as belezas naturais da  região.

Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Cadastre-se na barra lateral ao lado e receba nossas dicas e atualizações diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.