Nutrição Esportiva Mais Energia Para As Atividades Físicas

A nutrição esportiva é uma importante aliada dos praticantes de atividades físicas ajudando a melhorar a performance durante os treinamentos e também promovendo uma melhor recuperação após os exercícios.

Isso significa mais saúde e qualidade de vida, favorecendo o alcance dos objetivos propostos mais facilmente.

Como está o seu rendimento durante os exercícios físicos?

Está se sentindo fraco ou sem disposição para concluir os treinos?

Talvez você não esteja fornecendo energia suficiente para o seu organismo ter o desempenho necessário e esperado.

Nos treinos é bastante comum para quem pratica atividades físicas reduzir a ingestão de alimentos, sem nenhuma orientação profissional, tentando diminuir a gordura corporal e emagrecer rapidamente.

Esta prática nutricional não é recomendada, pois sem a devida orientação, pode resultar na retirada de fontes importantes de nutrientes da alimentação.

Essa atitude não faz bem para a saúde e ainda prejudica o bom desempenho durante as atividades físicas.

Para praticar atividades físicas com mais energia e disposição e ainda melhorar o rendimento é necessário também melhorar os hábitos alimentares.

Seja qual for o objetivo do treinamento, perder gordura, emagrecer, ganhar massa muscular, condicionamento ou manter a forma física.

Qual A Importância Da Nutrição Esportiva?

A importância da nutrição esportiva para a saúde

A nutrição esportiva possibilita montar um cardápio fazendo um planejamento alimentar saudável, balanceado, equilibrado e compatível com gasto energético.

Saber combinar bem os alimentos e acertar nas composições nutricionais é fundamental para uma boa alimentação e a manutenção da saúde plena.

A alimentação adequada promove uma maior qualidade de vida e também um melhor desempenho atlético.

Ajuda a preparar o corpo para o exercício físico fornecendo toda a energia necessária para os músculos, recuperando e construindo massa muscular magra, ajudando na queima de gorduras e também no aumento da síntese de proteínas.

A atividade física bem orientada e disciplinada quando aliada a uma alimentação específica produz resultados muito melhores de forma mais rápida e segura, seja para atividades competitivas ou não.

Hoje em dia a busca pelos exercícios físicos como parte de um estilo de vida mais saudável aumentou bastante e uma alimentação inteligente e funcional colabora efetivamente para o alcance desses objetivos.

Principais Fontes Da Nutrição Esportiva

 

É importante consumir alimentos de todos os grupos alimentares ingerir principalmente carboidratos, proteínas, lipídios, líquidos, e não esquecendo também das vitaminas e minerais.

A indicação é alimentar-se a cada 3 horas bem como antes e também depois dos treinos.

As principais fontes de alimentos para uma boa nutrição esportiva importantes no fornecimento de energia durante as atividades físicas são:

nutrição esportiva prato funcional

Carboidratos: São alimentos que fornecem energia e dão mais disposição e contribuem para a recuperação do organismo logo após as atividades físicas.

São encontrados em cereais, massas, batata, mandioca, pães, frutas entre outros;

Proteínas: Contribui na construção e reparação muscular. São encontradas nas carnes, aves, peixes, ovos, soja, feijões leite e derivados.

O consumo deve ser moderado neste grupo de alimentos;

Lipídios: Fontes e gorduras com funções essências no organismo. Colaboram fornecendo energia para as atividades físicas bem como para a recuperação.

São encontradas no azeite, abacate, peixes, leite integral, queijos amarelos entre outros. A dica é optar por fontes de gordura vegetal e peixes, pois, são fontes mais saudáveis;

Líquidos: Prática nutricional extremamente importante. A ingestão deve ser o dia todo, principalmente, antes, durante e logo após as atividades físicas.

O organismo bem hidratado melhora o seu metabolismo e o bom funcionamento dos órgãos importantes do corpo. São fontes: água, frutas, sucos naturais, água de coco, entre outras;

Nutrição esportiva cesta com frutas verduras e legumes

Vitaminas e minerais: São importantes para o metabolismo, a síntese de proteínas, fortalecimento dos ossos, alguns são antioxidantes, portanto, inclui no cardápio diário alimentos frescos e naturais como frutas, verduras, legumes, cereais, sementes, folhas, leite e derivados, carnes e aves.

Para quem está iniciando ou já pratica algum esporte é importante aliar essa atividade física a uma alimentação saudável.

A dica é procurar um nutricionista para ajudar a compor uma dieta, baseada nos conhecimentos da nutrição esportiva, que contemple todas as necessidades nutricionais.

Em alguns casos talvez haja a necessidade de fazer uma suplementação vitamínica, por isso é importante fazer esse acompanhamento nutricional para não faltar energia e disposição na hora dos exercícios. Bons treinos para você com mais saúde e qualidade de vida.

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