Obesidade Infantil Como Tratar Esse Problema

A obesidade é um problema que vem preocupando a sociedade de todos os países nas últimas décadas, isto se deve ao fato do aumento do consumo de comidas gordurosas e a diminuição na prática de exercícios físicos.

Recentemente, foi divulgada no Brasil, uma pesquisa que revelou que os brasileiros estão mais gordos.

Porém, um dado foi ainda mais assustador, as crianças estão engordando mais.

A obesidade infantil é mais preocupante pelo fato de desenvolver nas crianças doenças que geralmente só aparecem nos adultos como, por exemplo, hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Para evitar que este problema progrida é necessário saber como tratar a obesidade infantil.

Somente tomando os cuidados necessários é possível fazer com que as crianças obesas tenham uma vida normal.

Além disso, aos poucos e de forma saudável consigam emagrecer, diminuindo os riscos de desenvolverem doenças crônicas.

Como Obter O Diagnóstico De Obesidade Infantil

 

Em primeiro lugar, é necessário que a criança receba o diagnóstico de obesidade infantil. Para que isto aconteça é preciso levá-la até um pediatra.

A partir daí será possível fazer uma avaliação para analisar se o pequeno realmente se enquadra no caso de obesidade infantil ou apenas está acima do peso.

obesidade infantil

Após ficar constatado que a criança está obesa, deve-se fazer exames de sangue para analisar se ela tem colesterol alto, diabetes e pressão alta.

A partir daí, pode-se tomar as devidas providências para tratar a doença.

Dieta Para Combater A Obesidade Infantil

 

Um das formas de emagrecer é recorrer à dieta para obesidade infantil. Sendo assim, é fundamental consultar-se com um endocrinologista e nutricionista, apenas depois de consultar estes profissionais será possível montar um cardápio adequado para a criança.

 criança em dúvida entre comer um doce ou uma fruta

É necessário incluir na dieta infantil o consumo diário de frutas, verduras e alimentos livres de gorduras. É essencial deixar de comer doces e comidas calóricas.

Para que a criança não se sinta diferente das outras, é indicado que os pais também comam as mesmas coisas, e que seja permitido sair da dieta somente em datas especiais.

Exercícios Para Combater A Obesidade Infantil

 

crianças jogando futebol 

Além de ter uma alimentação adequada, os exercícios para combater a obesidade infantil também são essenciais para emagrecer.

Sendo assim, é indicado incentivar a criança a praticar uma modalidade esportiva como, por exemplo, lutas, natação, futebol, vôlei, entre outros.

O ideal é que o exercício seja praticado com regularidade, isto contribui para a queima de gorduras e fortalecimento da massa muscular, que irá aparecer devido à dieta.

Cirurgia Para Obesidade Infantil

 

A cirurgia para obesidade infantil só é indicada em último caso, somente se for obesidade mórbida. Neste caso, pode-se fazer a cirurgia de bypass, que consiste em fechar uma pequena parte do estômago com anéis.

Porém, é mais saudável alcançar o emagrecimento através de uma dieta com alimentos corretos e a prática regular de atividades físicas.

Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Cadastre-se na barra lateral ao lado e receba nossas dicas e atualizações diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.