Peso Ideal Para A Minha Altura

Estar acima do peso não é uma preocupação que traz somente questões estéticas, mas sim problemas relacionados à saúde.

O excesso de gordura no corpo pode gerar uma série de doenças graves como, por exemplo, colesterol alto, diabetes, hipertensão, entre outras que prejudicam o funcionamento do organismo.

Para evitar estes males é necessário prestar atenção nos avisos que o seu corpo dá.

Em primeiro lugar, é necessário compreender qual o peso ideal para a sua altura, pois nem sempre ter umas gordurinhas a mais significa que a pessoa esteja obesa.

Portanto, o ideal é que se faça o cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), onde é possível descobrir se o seu peso corresponde à sua altura.

Fazer o cálculo do IMC é um método bastante simples e funcional, qualquer pessoa pode fazer em casa sem nenhum problema, e a partir dos resultados obtidos procurar pelos tratamentos que atendam as suas necessidades.

Cálculo Do IMC

Para calcular o IMC é necessário ter duas variáveis o peso e altura exata. Portanto, antes de tudo é preciso pesar e tirar as suas medidas.

Feito isso, multiplique a altura vezes a altura. Na sequência, divida o peso pelo resultado que foi obtido anteriormente. A partir daí, será possível chegar ao seu Índice de Massa Corpórea.

peso ideal

Fórmula do IMC =   Peso

                               (altura)²

Se o resultado ficar abaixo de 18,5 significa que a pessoa está abaixo do peso. Se ficar entre 18,60 e 24,9 está o peso normal.

A partir de 25,0 e 29,9 está acima do peso. Já entre 30,0 e 34,9 indica obesidade grau I, entre 35 e 39,9 obesidade grau II (severa) e , por fim, acima de 40 é obesidade mórbida. Veja a tabela abaixo:

Tabela do IMC

A Tabela do IMC foi desenvolvida pela OMS – Organização Mundial de Saúde com o objetivo de ajudar controlar o peso da população, tendo em vista o número cada vez crescente de pessoas obesas em todo mundo.

Vale lembrar que essa tabela não é válida para menores de 16 anos, gestantes, atletas e mulheres em fase de amamentação.

E também em relação às diversas etnias com variação de peso em função da altura, onde os índices para classificação são diferentes.

Cálculo IMC                     Classificação

Abaixo de     18,5          Abaixo do peso ideal

Entre 18,6 e 24,9           Peso ideal (parabéns)

Entre 25,0 e 29,9           Levemente acima do peso

Entre 30,0 e 34,9           Obesidade grau   I

Entre 35,0 e 39,9           Obesidade grau  II

Acima de      40,0           Obesidade grau III (mórbida)

Como Saber O Peso Ideal Para A Minha Altura

 

O peso ideal para a sua altura será aquele que depois de aplicada a fórmula do IMC resultará em valores entre 18,60 e 24,9 conforme demonstrado na tabela acima.

Sendo assim, se a numeração estiver muito abaixa a pessoa corre o risco de estar subnutrida, sendo necessário procurar um médico para realizar um tratamento para emagrecer saudavelmente e desenvolver a massa magra.

Se o resultado for acima de 25 significa que se está acima do peso ideal, o que é um sinal de alerta para perder peso e entrar em forma, pois isto é uma questão de saúde, evitando doenças crônicas, além é claro de fazer com que a pessoa se sinta bem consigo mesma.

o peso ideal

É importante ressaltar que não se deve fazer um tratamento para engordar ou para emagrecer por conta própria, é necessário buscar ajuda médica para passar por estes procedimentos de forma saudável, evitando males ainda maiores.

Além de dietas é preciso entrar em uma rotina rígida de exercícios físicosDesta forma você alcançará o seu peso ideal com mais saúde.

Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Cadastre-se na barra lateral ao lado e receba nossas dicas e atualizações diretamente no seu e-mail!

2 Comentários

  1. Alice Marguerita

    Parabéns pelo seu site, colega! Não gosto muito de fazer comentários, mas o seu site esta muito bom mesmo! Continue com esse bom trabalho!

    • Olá Alice,

      Obrigado pela visita e pelo comentário! É um estímulo positivo para continuarmos levando informações úteis para nossos leitores. Seja sempre bem vinda e continue acompanhando nosso trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.