Por Que O Café Da Manhã É A Principal Refeição Do Dia?

Você já deve ter ouvido várias vezes a afirmação de que o café da manhã é a principal refeição do dia.

E pode acreditar ela corresponde a verdade. O café da manhã é um hábito necessário e muito saudável.

Mas infelizmente muitas pessoas estão perdendo ou simplesmente vêm deixando de lado, por conta às vezes, de um ritmo de vida acelerado e corrido.

A falta de tempo é um dos principais fatores que afastam as pessoas de uma boa refeição matinal.  

Muitas pessoas cometem o erro de não se alimentarem pela manhã alegando não sentirem fome nesse período. É um erro, pois, isso reflete diretamente na sua saúde. 

O sinais de sonolência, mau humor, indisposição, cansaço, raciocínio lento, fraqueza e até desmaios, estão relacionados à falta de alimentação nesse horário.

Outro hábito bastante comum é compensar a ausência do café da manhã com um almoço mais reforçado.

Trata-se de outro erro, pois, na realidade as pessoas e acabam exagerando na próxima refeição, consumindo muito mais do que o necessário.

E como consequência há um ganho de peso que todos nós já sabemos não faz nada bem para nossa saúde.

principal refeição do dia o café da manhã

Após um longo período, durante o sono, sem se alimentar, o café da manhã passa a ser a primeira refeição do dia e tem uma importância fundamental na alimentação e na saúde como um todo.

Se o organismo não tem esse alimento para repor as energias ele vai começar a consumir a massa muscular.

Então comece seu dia com um bom café da manhã, com uma alimentação equilibrada, isso fornecerá toda energia necessária para realizar as atividades durante todo o dia com mais disposição física e mental.  

Dicas De Alimentos Para Incluir No Cardápio Do Café Da Manhã

Vale a pena acordar mais cedo para preparar o seu desjejum. Entre dez e quinze minutos é possível preparar uma refeição saborosa e nutritiva que poderá te dar mais ânimo para todas as tarefas do dia.  

café da manhã bastante saudável

 

E para começar bem o seu desjejum pela manhã e de forma mais saudável você poderá incluir: sucos naturais, frutas, cereais, derivados do leite com menor teor de gorduras, frios, cafezinhos preto, chás, com o cuidado na ingestão de açucares

Procure consumir proteínas magras, como iogurte desnatado, queijos magros ricota e cottage, ovos e proteínas do pão integral.

Isso ajudará na perda de calorias, acelerando o seu metabolismo. Comendo de forma correta você conseguirá até mesmo perder peso.

Consuma mais fibras, elas promovem a sensação de saciedade e controlam melhor a fome.

cereais no café da manhã saudável

São boas fontes de fibras o pão integral, cereais integrais, farinha de aveia, amaranto em flocos, flocos de aveia, granola sem açúcar, linhaça entre outros.

Aumente  também o consumo de frutas. Afinal elas são fontes ricas em vitaminas e sais minerais, fibras e antioxidantes.

As pessoas que praticam esse hábito alimentar são em geral mais magras e têm tendência de controlar melhor o seu peso.

Até mesmo em todas as dietas essa refeição  é mantida como umas das principais do dia.

Um café da manhã saudável é o caminho certo para se obter mais energia e mais disposição.

Para ter boa saúde não precisa comer muito e sim se alimentar direito e nas horas certas, e é claro não esquecendo das atividades físicas.

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