Por que Eu Escolhi A Natação Como Meu Esporte?

Eu sempre gostei de fazer atividades físicas desde pequeno. Até porque eu era uma criança que estava acima do peso e precisava me exercitar.

Meu interesse por atividades físicas começou com as brincadeiras de infância e se fortaleceu ainda mais com as aulas de educação física na escola. Eu jogava bola, pedalava de bicicleta, praticava caminhada e corrida.

E a natação surgiu na minha vida, por curiosidade e vontade de aprender a nadar,  o que se transformou depois em uma opção complementar no tratamento de uma rinite alérgica e também de problemas da dor ciática.

E acabei descobrindo que o público que procura essa atividade física é bem diversificado e ao contrário do que muitos pensam, não são apenas crianças e jovens que praticam a natação.

A procura de adultos por esportes aquáticos tem sido grande e eles buscam a natação pelo que ela representa como atividade física, e também pelo contato com o meio em que ela se realiza, a água.

É considerada uma atividade muito saudável por mexer com o corpo todo e também pelas suas aplicações de caráter terapêutico e fisioterapêutico além, é claro, do prazer que proporciona ao praticante. Quando você entra na água o impacto é pequeno o que ajuda a reduzir o risco de lesões.

Para as crianças a natação é mais que uma atividade física. É um esporte ao mesmo tempo saudável é recreativo e para os adultos tem vários benefícios inclusive a possibilidade de competir.

 natação para as crianças

O esporte recreativo é mais saudável porque ele respeita os limites do corpo, já para o esporte competitivo a visão é outra. O foco nesse caso é a alta performance, e isso exige uma carga muito grande do atleta e muitas vezes ele ultrapassa os limites do próprio corpo.

Mais Benefícios Da Natação

É um esporte que envolve o trabalho de todas as articulações, de membros superiores, inferiores e o tronco de uma maneira coordenada. Movimenta todos os grupos musculares, ajuda a reduzir a gordura corporal, trabalha o seu sistema respiratório, cardiovascular e faz você relaxar.

Existem quatro estilos que levam em conta o posicionamento do tórax e os movimentos das pernas e braços, são eles o nado livre, borboleta, peito e costas. E aprender esses estilos representa um grande desafio para quem esta começando na natação.

natação nado estilo borboleta

 

Como qualquer outro exercício aeróbico esse esporte traz muitos benefícios para a saúde. É excelente para a circulação sanguínea, melhora a respiração, fortalece a musculatura e auxilia na postura corporal fortalecendo o organismo como um todo. Isso torna nosso corpo mais saudável e resistente a doenças.

É o mais antigo e popular dos esportes aquáticos. É verdade também que a natação perdeu um pouco do seu espaço para outras atividades físicas. Mas para quem é adepto desta modalidade ela nunca sai de moda.

Ainda faço minhas caminhadas, pedaladas e até corridas mais leves. Mas a  natação foi a minha melhor escolha em termos de esporte, porque, aumentou minha capacidade respiratória, melhorou meu condicionamento físico, minha postura, e me ajudou nos problemas do nervo ciático.

Além de todos esses benefícios já citados tem ainda o convívio com novas pessoas. Formam-se novos círculos de amizades entre colegas e professores, e isso também é muito legal.

A natação é a minha principal atividade física e também uma dica para quem quer cuidar da saúde, manter a boa forma física e melhorar a qualidade de vida.

E você? Gosta de praticar alguma atividade física?

Deixe o seu comentário logo abaixo.

2 Comentários

  1. Ana Carolina Costa Dos Santos

    Amei os artigos.

    • Adilson

      Obrigado Ana Carolina pelo seu comentário! As atividades físicas promovem mais saúde e qualidade de vida para todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.