Pular Corda Ajuda Emagrecer E Definir O Corpo

Você se lembra daquela brincadeira de infância de pular corda? Você sabia que essa diversão infantil é na verdade um excelente exercício aeróbico?

É verdade continue lendo o artigo e veja como essa inocente brincadeira de criança pode consumir mais energia do que atividades físicas como caminhar, correr ou até mesmo pedalar.

Se você tem o desejo de emagrecer e definir o corpo saiba que essa modalidade pode apresentar resultados surpreendentes em pouco tempo.

E pode perfeitamente ser praticada em qualquer lugar até mesmo no conforto do seu lar.

Pular corda é um exercício fácil e barato, porém, muito eficiente quando se trata de queimar calorias.

Com treinos de 30 minutos é possível eliminar em média até 400 calorias. Conseguindo manter esse ritmo diário dá para perder até 4 kg num período de 15 dias.

É claro que essa perda de peso pode variar de pessoa para pessoa dependendo do metabolismo, peso corporal e também do condicionamento físico.

Pular Corda Traz Benefícios Para A Saúde

Pular corda emagrece e define o corpo

Esse treino é uma atividade aeróbica bastante eficiente e completa, pois, ajuda emagrecer, definir e tonificar os músculos, combate o estresse, modela e afina a silhueta, elimina aquelas gorduras indesejáveis além de deixar pernas e bumbum durinhos.

Esse treino é muito bom para desenvolver a agilidade, o ritmo, coordenação motora, força muscular melhorando o equilíbrio e também a impulsão.

Ao mesmo tempo em que esse exercício ajuda a emagrecer também fortalece o coração e o pulmão, melhora a circulação sanguínea e estimula a eliminação das toxinas.

Pular corda melhora o condicionamento e aumenta a resistência física de um modo geral. Praticado com regularidade essa atividade também pode ajudar a combater à celulite.

Dicas Para Pular Corda Com Segurança

 

Pular corda com segurança

Pular corda é um exercício de alto impacto que pode sim provocar algum tipo de lesão, portanto, não são todas as pessoas que podem praticá-lo.

Pessoas com problemas articulares nos membros inferiores, hipertensão, sobrepeso ou obesidade devem evitar esse tipo de atividade.

O ideal é sempre procurar orientação médica e também de um profissional da educação física antes de realizar qualquer tipo de treino ou atividades físicas.

Confira algumas dicas para você poder praticar essa atividade de maneira correta:

  • Fazer alongamentos de baixa intensidade e pouca sustentação antes dos treinos e inicialmente para aquecer comece a saltar por um ou dois minutos sem corda isso aumenta a frequência cardíaca e prepara o corpo para os saltos mais intensos;
  • Usar um calçado que seja adequado com amortecedor para um maior conforto para o pouso dos pés após o salto;
  • Usar roupas que sejam confortáveis, leves e arejadas que permitam a evaporação tranquila das gotículas de suor;
  • Pular corda em locais em superfícies macias ajuda a amortecer melhor os impactos;
  • Pessoas sedentários devem iniciar a atividade de forma moderada e ir aumentando gradualmente;
  • Pratique entre três e cinco vezes semanalmente e vá aumentando quando se sentir mais confortável com o treino;
  • A maioria das cordas são ajustáveis, portanto, escolha uma corda certa para você, existem tipos e tamanhos diferentes. Para determinar o tamanho ideal segure a corda com as mãos e pise no centro dela com os pés unidos. Em seguida estique a corda até a altura do peito próximo às axilas. Esse deve ser o tamanho ideal.

Como começar a Pular Corda?

É muito difícil para quem iniciando essa atividade pular corda por muito tempo sem parar. Então a dica é iniciar os treinos devagar e com exercícios intervalados.

Comece com velocidade baixa por 30 segundos, em seguida mais 30 segundos em velocidade alta. Descanse por 45 segundos entre as séries.

Repita essa sequência por 10 minutos. Dessa forma praticando a atividade com ritmos diferentes ajuda a potencializar os benefícios.

Não se esqueça de manter uma boa hidratação já que essa atividade proporciona uma transpiração muito grande.

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10 Comentários

  1. nadir monteiro

    Nossa, muito bom o artigo! Como já fiz isto anteriormente, e agora, será que poderia iniciar???

    Só que seria para ganhar peso, é possível? Afinal, estou com o peso abaixo de 45 kg.

    Valeu muito, e obrigada.

    nadir

    • Olá boa tarde Nadir,

      É possível sim! Se você não tiver nenhum problema nas articulações dos membros inferiores ou hipertensão. A dica é iniciar devagar de forma moderada. Para ganhar peso aumentando a massa muscular será necessário uma alimentação voltada para essa finalidade. É preciso consultar uma nutricionista para elaborar um cardápio para a hipertrofia muscular e também um profissional da área de educação física para elaborar um programa de treinos específicos para esse aumento de massa muscular. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  2. willer

    Gostaria de ter informação do remo seco, estou elaborando uma melhor forma de malha com corda e remo seco ,estou pesquisando na internet vocês tem alguma informação que possa ajudar? Eu quero definir musculos e depois ganhar massa, tenho 1,74 e peso 78 a 80 kilos.Obrigado.

    • Olá boa tarde Willer,

      Se você deseja definir o corpo e ganhar massa muscular o remo é uma excelente opção. É uma atividade completa que trabalha vários grupos musculares e também exige um gasto energético muito grande. É necessário uma alimentação específica para essa finalidade. O seu interesse por essa atividade é partilhada por outros leitores também. Nós estamos preparando um artigo sobre esse tema. Muito obrigado pela visita e também pelo seu comentário e continue acompanhando nosso trabalho.

  3. Excelentes as informações, eu pulo por recomendação médica e melhorou muito a minha osteoporose fica a dica, obrigada.

    • Olá Marcela,

      Pular corda é um ótimo exercício de sustentação de peso que promove benefícios para a saúde e entre entre eles está o fortalecimento e melhoria da estrutura e da densidade óssea. É uma atividade indicada na prevenção da osteoporose. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  4. Marcos Henrique Bail

    Ola boa tarde eu sou hipertenso e queria muito pular corda como exercício diário, será que é muito risco. Obrigado

    • Olá Marcos Henrique,

      A hipertensão arterial desde que esteja controlada não impede a pessoa de fazer exercícios físicos moderados. Entretanto a pressão alta normalmente vem acompanhada de outras restrições do ponto de vista cardiológico. A corda é uma boa opção de exercício porque pular é um movimento natural que fazemos desde criança, porém, apesar dos benefícios essa atividade é bastante intensa para quem está fora de forma e se o indivíduo estiver muito acima do peso ainda tem o risco de lesões devido à sobrecarga nas articulações. Somente após uma consulta com o seu médico é que ele poderá te avaliar e até poderá solicitar exames físicos como um teste de esforço. De acordo com os resultados ele poderá liberá-lo ou não para a prática das atividades físicas de moderadas a intensas. Converse com o seu médico e boa sorte! Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

  5. Moema

    Eu pulo corda a alguns meses e já tenho notado diferenças no meu corpo… Realmente é um otimo exercício, me ajudou a tonificar as pernas principalmente, quero me dedicar cada dia mais a ele..Gosto mto, os resultados são rápidos. No artigo vc fala sobre hidratação..tomar água nos intervalos (enquanto descansa para recomecar), pra mim isso não funciona. Quando saio para pular corda tomo menos d meio copo de água antes de sair d casa e não tomo durante a atividade, se eu pular corda com a barriga “cheia” de água me sinto mal, além de que dá vontade de correr para o banheiro mto rápido… Pelo menos pra mim é assim. Eu costumo tomar bastante água depois q volto da atividade física pois ela é intensa e suo bastante.

    • Olá Moema,

      Que bom que você pratica e gosta desta atividade física. Pular corda é uma excelente atividade aeróbica, eficiente e completa. São vários os benefícios promovidos à saúde. Entretanto, é muito importante manter uma boa hidratação, antes, durante e depois do exercício. Procure hidratar-se bem pelo menos duas horas antes do treino. Durante a atividade beba um pouco de água a cada 15 minutos. Após o treino você deve continuar bebendo água. Nosso corpo perde muita água e sais minerais quando nos exercitamos. E para repor os líquidos perdidos nesta atividade física que realmente é muito intensa, a hidratação é fundamental. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

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