A Reabilitação Auditiva Melhora A Qualidade De Vida

A Reabilitação Auditiva é um conjunto de ações com a finalidade  de devolver e desenvolver a capacidade de percepção auditiva não adquirida, ou adquirida e perdida posteriormente pelo deficiente auditivo.

Esse processo envolve algumas etapas: detecção, identificação, discriminação, reconhecimento e a compreensão dos estímulos sonoros.

O paciente que já passou pela avaliação médica através de exames realizados, e já foi constatada a deficiência auditiva,  precisa iniciar imediatamente a intervenção com uso de dispositivos que amenizam e suprimem essa perda.

Isso acontece com a utilização de aparelhos que amplificam o som e devolvem a capacidade de percepção ao paciente.

São eles o Aparelho de Amplificação Sonora e o Implante Coclear este é indicado para quem tem perda auditiva profunda.

reabilitação auditiva com o implante coclear

Indivíduos com deficiência auditiva precisam aprender ou reaprender a ouvir novamente. O ouvir envolve a percepção auditiva, a compreensão dos estímulos, aquisição de linguagem e o desenvolvimento da fala.

As pessoas que já tem uma memória auditiva o processo de reabilitação é considerado mais fácil.

As crianças com deficiência auditiva pré-lingual, não possuem essa memória auditiva, por isso, tem sua linguagem oral bastante comprometida.

Devolver as habilidades auditivas permite uma grande mudança de qualidade de vida dessas pessoas.

Aumentam a sua independência, sua autoestima, eles se sentem mais motivados e como consequência melhoram o seu relacionamento com a sociedade.

O sucesso da reabilitação auditiva depende de vários fatores, como por exemplo: o que originou essa perda, por quanto tempo o paciente ficou com essa privação auditiva, engajamento e a participação da família nesta recuperação, entre outros.

A tecnologia ajuda na reabilitação auditiva

aparelho auditivo para reabilitação auditiva

A tecnologia evolui constantemente e vem desenvolvendo aparelhos auditivos, com os microfones, os amplificadores e os receptores em tamanhos e pesos cada vez menores.

Os aparelhos auditivos de hoje em dia são bem discretos, feitos com molde e sob medida. E quanto maior a orelha, o ouvido ou conduto auditivo, mais discreto será o aparelho. E com isso vem proporcionando maior conforto para os seus usuários.

Esses dispositivos são programados com software de computador onde podem ser feitas todas as compensações da perda auditiva (se perdeu mais o grave ou agudo).

Esses softwares permitem ao fonoaudiólogo fazer toda essa regulagem através do computador.

Os preços ainda são um grande problema para maioria das pessoas que necessitam de acesso a esses equipamentos.

Eles variam de acordo com as tecnologias envolvidas na sua fabricação, que vão desde a simples, intermediárias até avançadas, sendo que todas elas são tecnologias digitais, ou seja, sua programação é feita através de um software de computador.

Atualmente os preços em média começam em torno de R$4.000,00 até R$10.000,00 cada unidade. Alguns desses modelos já estão disponíveis no Sistema Único de Saúde – SUS.

 aparelho auditivo para reabilitação auditiva

 O Governo Federal possui um programa chamado Viver Sem Limites, que promove a inclusão social dos portadores de deficiências.

Esse programa disponibiliza o tratamento para aquelas pessoas com deficiência auditiva e que não tem condições financeiras para arcar com os custos.

O tratamento inclui consulta com médico otorrinolaringologista, fonoaudiólogos, exames médicos, confecção do molde e o fornecimento do Aparelho auditivo.

Tudo isso de graça, ou seja, o paciente não vai pagar nada pelo tratamento. Procure a Assistência Social de sua cidade para obter maiores informações.

Para quem passa por esta experiência da perda auditiva, e volta a ouvir novamente, todo som independente de ser bom ou ruim acaba sendo ótimo.

A emoção de escutar de novo é indescritível. É algo que as palavras não podem mensurar.

 reabilitação auditiva implante coclear

E para quem nunca ouviu? Os sons ainda são novos e assustam. Parece um mundo estranho que se revela através do barulho das coisas.

É muito emocionante para um deficiente auditivo ouvir o som de qualquer coisa pela primeira vez. Afinal imaginem o que é viver no silêncio 24 horas por dia o ano inteiro.

Todos os recursos da tecnologia moderna, quando bem adaptados e aplicados, fornecem ao portador da deficiência auditiva uma percepção auditiva muito eficiente.

Devolve a capacidade de comunicação e proporciona uma nova interação com meio social em que ele vive, facilitando assim todo o processo de reabilitação. Isso proporciona mais saúde com melhor qualidade de vida.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.