Remo Seco E Seus Benefícios Para O Corpo

Você conhece o remo seco? Remar é uma atividade física muito prazerosa e como todo esporte apresenta vários benefícios para a saúde ajudando a melhorar a qualidade de vida, o bem estar, a autoestima, a postura, alivia o estresse e quando praticado ao ar livre ainda oferece como mais um atrativo o belo visual da natureza.

Mas e para quem deseja praticar essa modalidade e não mora em cidades litorâneas e nem próximas de rios que permitam essa atividade esportiva? O que fazer?

É possível usufruir dos mesmos benefícios dessa atividade nas academias em aparelhos que são capazes de simular esse exercício oferecendo as mesmas vantagens de quem pratica essa modalidade ao ar livre, exceto o lindo visual da natureza.

Esses aparelhos são conhecidos como remo seco ou remo indoor e com eles é possível combinar exercícios musculares com exercícios cardiovasculares. O remo seco vem equipado com ergômetro, equipamento eletrônico que mede a velocidade, a distância percorrida e a potência.

O Remo Seco Emagrece E Define O Corpo

Remo seco ajuda definir o corpo

O remo seco é uma das melhores atividades físicas para quem deseja realizar um treino físico completo e eficiente. É perfeito para quem quer entrar em forma, emagrecer, definir o corpo e melhorar o condicionamento e a resistência física.

Os treinos são muito intensos e movimentam várias partes do corpo, melhorando a circulação e também a respiração. Praticado com frequência fortalece e modela o abdômen acabando com a barriguinha, a flacidez e também a gordura localizada.

Como movimenta todo o corpo exercita vários grupos musculares e com isso favorece o emagrecimento, a perda de gordura e o ganho de massa muscular.

Os treinos com remo seco contribuem para esse ganho de massa e definição muscular ao mesmo tempo em que aumentam a capacidade aeróbica para permitir uma melhor oxigenação dessa grande quantidade de massa muscular exigida na atividade.

Quando a remada é praticada de forma correta incorpora nos exercícios uma variedade grande de movimentos que melhoram a coordenação motora e deixando o corpo mais flexível.

Remo Seco Trabalha E Exercita Quais Músculos?

Essa atividade fortalece os braços, e também trabalha a capacidade cardiovascular, pernas, glúteos, os músculos das costas e abdominais, deixando o corpo realmente malhado e definido. Ele exercita as partes inferiores e superiores do corpo:

  • Peitoral;
  • Abdômen;
  • Quadríceps;
  • Panturrilha;
  • Bíceps;
  • Deltoide

Os músculos abdominais trabalham bastante para estabilizar o resto do corpo durante a duração da remada. Os músculos das costas precisam ser trabalhados de forma correta para proteção da região lombar evitando assim o risco de lesões.

Quase toda a musculatura das costas, assim como os bíceps, quadríceps e glúteos, é utilizada no movimento de puxada. O remo seco trabalha e exercita o corpo inteiro envolvendo vários grupamentos musculares.

Como Usar Esse Equipamento?

Como usar o remo seco

Os equipamentos modernos contam com amortecedores de alta performance e bancos móveis que deslizam sobre rolamentos e cilindros para aumentar ou diminuir o curso e peso da tração. Isso possibilita um maior conforto para o praticante durante os treinos.

Comece regulando a resistência e em seguida sente no banco móvel, coloque os pés na pedaleira, flexione os joelhos e os quadris segurando o remo na altura do estômago com os braços esticados com a coluna ereta. Primeiro empurre com os seus calcanhares, esticando as pernas.

Se incline um pouco para trás e puxe o remo em direção à parte superior do estômago. As pernas devem estar esticadas antes de terminar o movimento da remada. Agora é só inverter o movimento e reiniciar com uma nova remada.

Treinos E Exercícios Com O Remo Seco

Treinos com o remo seco

Com remo seco é possível simular a remada e também diversos outros exercícios sem tornar o treino chato e repetitivo. Você pode fazer séries completas de exercícios como o supino, agachamento, rosca direita e peitoral. É possível graduar o esforço físico modificando a intensidade do exercício.

Você pode treinar com a remada em ritmo moderado por um período mais longo ou em ritmo acelerado num período de curta duração. Pode também remar fazendo intervalos começando num ritmo fácil, moderado e difícil e depois fácil de novo e ir alternando.

Há quem goste de treinar sozinho e deseja adquirir o equipamento para se exercitar em casa. Vale lembrar que é uma atividade que apresenta um índice muito baixo de lesões, mas é importante ter o conhecimento necessário para escolher equipamentos de qualidade e também saber o suficiente para evitar lesões causadas por excessos ou exercícios mal executados.

Mas o ideal sempre é contar com um professor de educação física para fazer um planejamento dos treinos, montar as planilhas de exercícios e acompanhar o desenvolvimento do praticante.

Alimentação Para O Treino Com Remo Seco

Treinando no remo seco

Os treinos com o remo seco queimam muitas calorias e exigem um gasto energético muito grande. Você vai precisar aumentar a ingestão calórica para atender essa demanda de energia do corpo.

Portanto o cuidado com a alimentação é fundamental, pois, toda essa energia vem de uma boa nutrição esportiva.

É importante antes e depois dos treinos ingerir alimentos ricos em carboidratos como pão, frutas, iogurte adoçado, batata, arroz ou barra energética entre outros e também proteínas como carnes magras, leite e leguminosas.

A proteína é importante na dieta, pois, vai ajudar na recuperação muscular mais rapidamente após os treinos intensos. E não se esquecendo, é claro, de uma boa hidratação, beber bastante água, sucos naturais entre outros, antes e depois dos treinos.

Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

68 Comentários

  1. Sandra Lopes

    Bom dia,

    Gostaria de saber qual o melhor aparelho de remo seco para residência, pois pretendo comprar um e estou em dúvida.

    • Olá bom dia Sandra,

      O remo seco é um equipamento que trabalha bastante a capacidade cardiovascular, músculos das costas, peitorais, braços e também ajuda a definir o abdômen. Uma ótima opção para a prática de uma atividade física. Porém antes de adquirir o aparelho é necessário preparar o espaço em casa. O local para os exercícios precisa ter uma boa iluminação e ser bem arejado, detalhes como o tipo de piso, cor das paredes são cuidados importantes que também devem ser observados. No mercado fitness existem várias marcas e modelos, mas seguindo algumas dicas básicas é possível fazer uma boa escolha. Verificar itens como a garantia, assistência técnica, preço, qualidade de cada marca, estrutura de bancos, possibilidades de ajustes vai ajudá-la a definir o equipamento ideal. A maioria dos aparelhos vêm com monitores que medem velocidade, calorias queimadas, tempo e distância percorrida. Na hora da compra uma boa escolha deve ser baseada na sua necessidade, disponibilidade, segurança e conforto. Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

      • José Carlos Soares

        Eu queria um aparelho de remo seco como os que têm nas praças, com espaldar. Acho que com o espaldar é mais confortável para a coluna dorsal, principalmente, por eu ser idoso. No entanto, só encontro esse aparelho sem o espaldar.

        • Olá Sr. José Carlos,

          A prática da atividade física é muito importante na vida de uma pessoa idosa e promove vários benefícios que melhoram a qualidade vida. E a instalação de equipamentos de ginástica em praças públicas tem como principal objetivo o incentivo às pessoas de qualquer idade a praticarem exercícios físicos, visando a conquista de mais saúde, bem-estar e qualidade de vida, sem precisar gastar dinheiro com academias. Esses aparelhos são multifuncionais e simulam movimentos básicos fortalecendo os principais músculos do corpo, sendo que as pessoas ainda podem executar mais de um exercício no mesmo equipamento. O simulador de remo é um desses aparelhos, indicado para quem precisa fortalecer os músculos das costas e ombros. Existem empresas especializadas que fornecem esses equipamentos para o poder público instalar nas praças para o uso comunitário. Praticar atividades com o simulador de remo ao ar livre pode ser uma boa opção. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

      • Cláudio Ferreira

        Tenho hérnia de disco, porém, a mesma não irradia para as pernas e sim para cima (abdômen, peitoral etc..), remo seco ajudaria?

        • Olá Cláudio,

          A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai da posição normal e comprimi a raiz de um nervo e isso resulta em dor. E quando essa dor irradia para outra parte do corpo é importante analisar o seu trajeto para identificar a sua origem. Ela pode irradiar ao longo do nervo afetado pela hérnia, ou seja, uma lesão que afeta a coluna pode manifestar um sintoma em outra parte do corpo. Quem tem problemas lombares também precisa se exercitar. E a máquina de remo talvez não seja a melhor opção, pois, os exercícios são intensos e geram uma carga na musculatura das costas e na coluna vertebral e consequentemente sobre a lesão. Entretanto antes de iniciar qualquer atividade física é preciso uma avaliação médica da sua condição clínica e contar com orientação de um profissional da educação física para montar um programa de treinos específicos, com exercícios mais adequados, para você que tem esse problema lombar provocado pela hérnia de disco. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

    • João Carlos

      Olá amiga Sandra Lopes, com certeza remo concept, é o melhor.

    • Luci

      Quero comprar um remo seco e não conseguindo achar onde.

      • Ola Luci,

        Há algumas redes de lojas do segmento fitness no Brasil que disponibilizam uma linha qualificada e diversificada de produtos, verifique aquelas que ofereçam um bom preço, uma boa garantia e inclusive uma sólida rede de assistência técnica no pós-venda. Faça uma pesquisa de mercado na internet para a sua região. Nela você deverá encontrar opções de lojas físicas e virtuais. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  2. CARLOS SANTOS

    Bicho, muito bom esse artigo leve sem ser superficial e denso sem ser chato e massante pra ler.

    • Olá Carlos,

      Fico feliz que você tenha gostado do artigo! Esse é o nosso objetivo levar conteúdos que possam ser relevantes para os leitores. Muito obrigado pela visita e pelo comentário e continue acompanhando nossas publicações.

      • Ícaro

        Tbem gostei muito do artigo.

        • Olá Ícaro,

          Que legal que você gostou do artigo! É sempre muito bom para a saúde praticar uma atividade física e remar proporciona os mesmos benefícios tanto para quem gosta da modalidade ao ar livre, como também para quem pratica o remo indoor. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  3. Ana Cristina Santana

    Concordo com Carlos, artigo perfeito.
    Vou comprar um remo. Tenho 52 anos e trabalho o dia inteiro. Prefiro me exercitar em casa.
    Com um remo, um colchonete e alguns pesos, acredito que consigo sair do sedentarismo.
    Já comecei subindo escadas. Faz duas semanas que iniciei e já me sinto mais disposta.
    E mulher, com a menopausa é cruel.
    Parabéns pelo artigo, perfeito.
    Ana Cristina Santana

    • Olá Ana,

      Que bom que você gostou do artigo! Deixar de lado o sedentarismo traz muitos benefícios para a saúde. E o primeiro deles é essa gostosa sensação de bem estar que proporciona mais energia e disposição. Treinar em casa apresenta ainda uma grande vantagem que é justamente a liberdade de escolha de horário e o local. O mais importante é descobrir uma atividade física que você goste e manter a disciplina na prática dessa atividade. E o remo seco pode ser essa opção de exercício físico para uma rotina de vida bem mais saudável. É importante lembrar que exercitar-se em casa exige os mesmos cuidados dos treinos em academias. Como por exemplo, a avaliação médica e também de um profissional da Educação Física. Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Continue acompanhando nossas postagens.

  4. Juliana Valli

    Gostaria de saber onde posso encontrar os aparelhos de remo seco para comprar e ver o funcionamento.
    Tenho andado em SP buscando mas salvo em academias não consigo achar uma loja para ver e comprar.
    Já fui em Centauro, Decatlon e outras…
    obrigada,

    • Olá Juliana,

      É preciso fazer uma pesquisa de mercado na internet para a sua região. Nela você vai encontrar várias opções de lojas físicas e virtuais. Existem algumas redes de lojas próprias do segmento fitness no Brasil que contam como uma vasta experiência neste ramo. Dê preferência para aquelas que disponibilizam uma linha qualificada e diversificada de produtos, e que ofereçam um bom preço, uma boa garantia e inclusive uma sólida rede de assistência técnica no pós-venda. Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

  5. Taís

    Gostei muito do artigo. Gostaria de comprar um aparelho de remo seco para me exercitar em casa. Minha dúvida é saber se posso usá-lo uma vez que fiz transplante renal e o rim fica na parte da frente do meu abdômen do lado esquerdo.

    • Olá Taís,

      As atividades físicas são importantes, pois, garantem mais qualidade de vida com uma boa saúde física e mental além de ajudar você a recuperar a força muscular. Porém nos primeiros meses após o transplante devem ser evitados grandes esforços físicos abdominais. E o aparelho remo seco trabalha bastante os músculos do abdômen. É extremamente importante a orientação médica, e de profissionais da educação física e também fisioterapeutas sobre um programa de exercícios mais adequados para você. Converse com seu médico sobre o assunto e boa sorte nesta nova etapa da sua vida! Obrigado pela visita e também pelo comentário.

  6. Yuri

    boa tarde, os remos da caloi são de qualidade? E fazendo remo ajudar a ganha massa muscular (músculos)? Site muito compreensível para o leitor!

    • Olá Yuri,

      Os aparelhos de remo seco utilizam praticamente todos os principais grupos musculares do corpo e exercendo pouca pressão sobre as articulações, devido ao baixo impacto durante a realização do exercício. Ao remar você trabalha as pernas, quadris, nádegas, os músculos da parte superior do corpo, fortalecendo as costas, ombros e braços. O tronco e o núcleo também estão envolvidos na atividade. É possível também ajustar a maioria das máquinas de remo para criar uma resistência mais forte e assim aumentar a taxa de construção dos músculos aumentando a massa muscular, se esse for seu objetivo. Existem no mercado fitness diversas marcas e modelos e os fabricantes em geral de olho nesse público consumidor crescente, e cada vez mais exigente, têm procurado sempre melhorar mais a qualidade de seus produtos. Entretanto se você pretende adquirir um aparelho fica a dica: verifique os itens como a segurança, a garantia do produto, assistência técnica no pós-venda, preço, qualidade de cada marca, estrutura de bancos, e também as possibilidades de ajustes. Prestar atenção nesses detalhes poderá lhe ajudar na hora de definir qual o melhor equipamento para comprar. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  7. David

    Gostaria de saber se com esse exercício consigo exercitar triceps também, ou se tenho que tirar essa defasagem no peso. Adquiri um recentemente e gosto muito de praticar exercícios nele, o corpo realmente vai definindo aos poucos e não sinto tanta dor quanto tinha com os localizados, acho mais prazeroso e creio que atingirá meus objetivos de definição muscular.
    Muito grato pelo artigo

    • Olá David,

      Os exercícios no aparelho de remo seco são intensos e bastante eficientes movimentando vários grupos musculares. Isso favorece o ganho de massa e definição muscular. O tríceps é o maior músculo do braço equivalente à 2/3 desse membro, formado por três partes cabeça lateral, medial e longa, enquanto o bíceps é apenas 1/3 do braço. Sua principal ação em todos os exercícios é empurrar o peso. No aparelho do remo seco caso haja alguma resistência ou força contrária ao movimento durante a empurrada aí sim essa musculatura será exigida. Uma boa dica de treinos para melhorar seu tríceps em volume e definição é pulley tríceps, pulley tríceps inverso e o tríceps francês ou rosca francesa. Trabalhando corretamente o tríceps nos treinos você manterá uma boa definição e fortalecimento muscular. Converse com um professor de educação física para fazer uma avaliação pessoal e elaborar para você uma planilha de treinos ideais para o seu objetivo. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  8. Silvana

    Olá, comprei meu Remo Seco há mais de um ano no site da Ricardo Eletro, mas ainda não havia usado kkkkkk. Resolvi começar 2016 sem sedentarismo e melhorando minha qualidade de vida. Pesquisei para saber os benefícios e como usar meu aparelho tão esquecido. Gostei muito do site, contém informações bem precisas. Quanto ao aparelho, gostei muito de começar a usá-lo. Creio que vamos nos dar muito bem. Obrigada pelas informações! Está prestando um ótimo serviço!

    • Olá Silvana,

      Fico feliz em saber que você gostou do site e também das informações contidas em nossas publicações. E realmente deixar de lado o sedentarismo é o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida. A mudança de hábitos, uma boa alimentação e atividades físicas regulares irão contribuir de maneira essencial para a conquista da boa saúde e um estilo de vida bem mais saudável. O uso do aparelho do remo seco é uma boa opção que vai te possibilitar o trabalho com vários grupos musculares bem como uma variedade grande de movimentos durante os exercícios. E essas atividades só trarão benefícios para a sua saúde. Boa sorte no seu projeto e mantenha o foco e a disciplina que os bons resultados virão. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  9. Alcir

    Olá, frequento academia do clube que sou sócio, quase todos os dias, tenho 52 anos e peso 90kg. aos finais de semana bebo e fumo, faço 500 remadas por dia entre outros exercícios, gostaria de saber se esta pratica me ajudará a emagrecer, grato.

    • Olá Alcir,

      As bebidas alcoólicas e o cigarro infelizmente já estão inseridas em todos os meios sociais em que vivemos. Porém para quem quer perder peso mantendo a saúde é preciso evitar o consumo do álcool e do fumo. O cigarro não só atrapalha o desempenho, como também prejudica a saúde. Dentre as várias substâncias encontradas no cigarro três delas, a nicotina, o alcatrão e o monóxido de carbono comprometem bastante o rendimento e os objetivos de quem pratica atividades físicas. Já o álcool possui grandes quantidades de calorias, perdendo apenas para as gorduras. No corpo ele se acumula em regiões como o abdômen, glúteos e o quadril na forma de gordura. E por ter propriedades diuréticas, ele aumenta a excreção urinária o que acaba eliminando também vitaminas e minerais que deveriam ser absorvidos pelo organismo. Se você já faz muitas atividades físicas, incluindo o remo seco, isso já é um fator positivo. Pratique também uma alimentação equilibrada, uma boa hidratação e procure reservar um período para um descanso recuperador. Se o seu projeto é perder peso com saúde, então, evite os vícios, mantenha uma boa alimentação e continue com as atividades físicas que os resultados irão surgir em breve. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  10. Ulianov Queiroz

    Olá,

    Estou pensando seriamente em comprar um aparelho de remo, mas às vezes sofro com dores nas costas. Há alguma restrição para quem tem algum problema nas costas.

    Grato pela atenção

    • Olá Ulianov,

      As dores nas costas são queixas comuns entre várias pessoas. Nesse caso é preciso investigar primeiro a origem dessas dores. O aparelho de remo seco proporciona exercícios físicos intensos e completos que envolvem vários grupos musculares, inclusive a musculatura das costas, e treinar com dor não é normal. É sinal de que há algo de errado com o corpo e que o organismo está sofrendo. Então o correto a se fazer é procurar um médico ortopedista para fazer uma avaliação de sua rotina e identificar as causas das suas dores nas costas. E dessa forma o médico poderá prescrever a melhor opção terapêutica. Solucionado o problema você poderá praticar essa atividade física e aproveitar o melhor dos seus benefícios com toda segurança e conforto. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  11. Fúlvio

    boa noite,queria perguntar o seguente.
    sou unos meses que me estou entrenando ccon o remador seco,queria saver a frequenza setimanal otimal saver tambem
    e para quanto tempo o treino.o remo seco que fica na academia do meu predio/ ten um regulaçao da 1 ate
    6,eu atualmente faço 10 min con 5 e 25min con 6.qque me aconselha o senhor.
    lembrança.Fúlvio

    • Olá Fúlvio,

      A máquina do remo seco possibilita um bom treino utilizando os principais grupos musculares do corpo exercitando pernas, braços, costas e abdominais além de realizar um grande trabalho cardiovascular. É um exercício bastante intenso. É possível fazer um período de treino eficiente em até 45 minutos incluindo algumas séries de exercícios e intervalos para descanso. A recomendação, para se exercitar com segurança, é que se faça primeiro uma avaliação médica a respeito do estado de saúde bem como um acompanhamento com um professor de educação física, para verificar o condicionamento atual, e dessa forma poder elaborar e montar planilhas de treinos com as quantidades e tempos de cada série e intervalos para descanso, ideais para você, bem como a frequência semanal para esta atividade. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  12. Tiago

    Muito bom artigo, comprei um remo caloi, e estou começando a poucos dias no remo, mas acho que estou errando a respiração pois estou ficando muito ofegante. Qual a forma correta de respirar?

    • Olá Tiago,

      Realmente remar é um exercício que exige bastante do corpo e pode ser cansativo sim, porém, ao mesmo tempo promove vários benefícios para a saúde. Como se trata de uma atividade intensa é recomendado fazer uma avaliação médica antes de começar para estar ciente das suas reais condições. Mesmo fazendo exercícios em casa é bom contar com a orientação de um professor de educação física para evitar correr riscos de lesões com o excesso ou exercícios mal executados. A recomendação para esses estágios iniciais é começar devagar num ritmo mais confortável utilizando uma resistência menor e uma distância mais curta. Vá aumentando gradativamente a resistência e posteriormente a distância. Com relação à respiração apesar de ser uma ação natural existem técnicas que podem colaborar para melhorar esse ato. Respirar direito é essencial para uma prática esportiva segura e saudável. Confira aqui neste artigo do blog dicas importantes que poderão lhe ajudar a respirar melhor durante suas atividades físicas: http://saudesporte.com.br/respirar-direito-melhora-saude-e-qualidade-de-vida/. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  13. Felipe Branco

    Olá,

    Gostei muito do artigo e me fez ter a certeza de comprar um remo seco, mas tenho algumas dúvidas:
    – Aparentemente existe dois tipos de aparelho de remo seco (ou indoor) no mercado, um onde fazemos a puxada por uma corda, na altura do estômago (como o aparelho da segunda foto deste artigo). O outro tipo, até mais barato, o aparelho tem os braços “fixos” e fazemos a puxada quase na altura do ombro (como na primeira foto). Minha dúvida é se há diferença significativa entre esses dois tipos de aparelhos e qual seria “o melhor”?

    – Outra dúvida é: tenho uma leve hérnia de disco (L4-L5). Hoje não dói mais, salvo em situações de grande esforço, mas é uma hérnia leve. O exercício de remo é aconselhável (ou tolerável)? Existe algum tipo de contraindicação para caso de dores na lombar (que independente da hérnia dói esporadicamente)?

    Agradeço a atenção
    Abraços

    • Olá Felipe,

      O remo seco é um equipamento com uma eficácia comprovada que proporciona uma atividade física intensa e completa. Ele é encontrado no mercado fitness em redes de lojas próprias do segmento, que possuem vasta experiência nesta área, com marcas e modelos e até tamanhos diferentes o que permite uma dobragem mais fácil quando se tem pouco espaço. As máquinas com tração central são as mais difundidas tanto para utilização doméstica quanto para uso em academias. Elas proporcionam, através de um gesto de tração simétrica, grande fluidez e isso ajuda bastante na hora de concentrar-se para fazer um correto posicionamento do corpo, fazendo um trabalho que une conforto e eficiência. A prática de exercícios físicos é importante para quem tem problema de hérnia de disco, entretanto, atividade física com o remo seco talvez não seja a melhor opção para você que sofre com problemas lombares. Porém é preciso fazer uma avaliação médica sobre a sua condição atual e caso seja liberado para os exercícios, também é aconselhável ter um acompanhamento individual com orientação de profissionais da fisioterapia e um professor de educação física. Tudo isso é importante para a prática de uma atividade física segura e que produza todos os seus benefícios. Muito obrigado pela visita e também pelo seu comentário.

  14. Márcio Piva

    Ano passado o medico diagnosticou uma “hérnia na coluna lombar”. Comecei a fazer acupuntura e uso de remédio para amenizar as dores. O remo seco seria aconselhável para fortalecer os músculos das costas e talvez melhorar os efeitos da hérnia. Obrigado.

    • Olá Márcio,

      O remo é uma atividade bastante intensa que exige muito do corpo, não sendo uma opção recomendada nesse caso. Normalmente a grande maioria das hérnias são tratadas com procedimentos não cirúrgicos que envolvem medicamentos, fisioterapia, acupuntura e um bom programa de treinos. É necessário fazer uma avaliação individual, pois, esses exercícios devem ser específicos para o seu tipo de problema. Precisam ser praticados de forma moderada retirando a sobrecarga da coluna e fortalecendo a musculatura core. Se você conseguir se exercitar pelo menos uma vez por semana já vai perceber uma boa melhora. Mas antes de praticar qualquer atividade física é preciso ter liberação médica e contar com acompanhamento de profissionais da educação física e fisioterapeutas. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  15. Suzana

    Bom dia !

    Gostaria de saber se o remo seco trabalha as coxas.

    • Olá bom dia Suzana,

      Os exercícios neste aparelho trabalham sim a musculatura da coxa. A partir dos movimentos feitos no remo seco é possível exercitar ao mesmo tempo membros superiores e inferiores, o centro do corpo e também os glúteos. E não é apenas braço, exige bastante das pernas e do core. Essa atividade física fortalece praticamente toda a musculatura do corpo desenvolvendo a resistência, flexibilidade, a agilidade e a força de braços, costas, peito, abdômen, pernas e coxas. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  16. Adilson Barbosa

    Bom dia
    Sou caminhoneiro sedentário e estou acima do peso, gostaria de saber se com o remo eu posso praticar e me exercitar em minhas jornadas de trabalho, desde já meu muito obrigado.

    • Olá Adilson Barbosa,

      Existem algumas profissões em que as jornadas de trabalhos dificultam para uma pessoa manter uma rotina saudável de alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares. Ser caminhoneiro é uma dessas profissões. Exige bastante do profissional em longas horas nas estradas em viagens constantes. Apesar do tempo livre reduzido é preciso reservar um espaço para os exercícios físicos e assim evitar a inatividade. Afinal ao sedentarismo estão relacionados vários problemas de saúde como hipertensão, obesidade, diabetes, colesterol alto, infartos entre outros. Portanto os exercícios físicos são essenciais para evitar esses males e melhorar a qualidade de vida. Com o remo seco é possível fazer um treino físico completo e intenso. Algumas marcas e modelos desses aparelhos possuem tamanhos diferentes que permitem que sejam dobrados e acomodados em um espaço pequeno, podendo assim serem levados no caminhão. Caso isso não seja possível, uma boa dica para início do seu projeto seria levar nas viagens uma mochila com roupas e acessórios, calçados esportivos para fazer pelos menos uma caminhada ao ar livre nos horários de folga. É importante ressaltar que antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental uma avaliação médica. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  17. Lázaro Teles de Jesus

    Boa tarde….
    Gostaria de saber a diferença entre Remo Seco, Magnético e Indoor ?????
    Minha faixa de idade é 66 e esposa 55 anos e o equipamento seria restrito para ambos em casa.
    Gostaria de sua opinião profissional e pessoal sobre os Equipamentos a título de investimento na vida útil e custo benefício para uso doméstico para uso familiar conforme:
    1 – Remo Indoor Concept 2 modelo D – faixa de preço R$ 8.800,00
    2 – Remo Seco Magnético OXER OXR 5000 – faixa de preço R$ 4.200,00
    3 – Remo Magnético OXER 4000 – faixa de preço R$ 1.700,00
    Obs.: Nas pesquisas que tenho visto tenho observado os desgaste prematuro do sistema hidráulico, garantias não atendidas em suma Equipamentos com baixa vida útil
    No aguardo de um breve retorno.

    abraços

    Lázaro Teles

    • Olá Lázaro,

      Todos esses aparelhos oferecem particularidades relevantes para qualquer pessoa que deseja iniciar uma prática esportiva utilizando um simulador de remo. Existem, é claro, características, especificações técnicas e recursos tecnológicos que diferem um modelo do outro. O Concept 2 modelo D é mais popular sendo encontrado em academias e clubes. O modelo OXER OXR 5000 é uma opção mais barata, porém, não menos interessante já o modelo OXER 4000 tem menos recursos comparados aos anteriores. É interessante pesquisar nas lojas especializadas do seguimento fitness e fazer a comparação inclusive com outros aparelhos dentro da mesma faixa de preço. Verifique também itens como qualidade do produto, os termos de garantia e a assistência técnica no pós-venda. Outros fatores devem ser observados e levados em consideração para uma boa escolha. Antes de tudo é preciso ter bem definidos os objetivos em relação ao uso do aparelho; como os treinos são completos intensos é preciso fazer uma avaliação médica para saber se vocês estão aptos para esta atividade; é legal ter um espaço reservado e adequado em casa para os exercícios com o remo seco. Uma escolha consciente deve ser baseada na necessidade e disponibilidade com conforto e segurança. Analisar estes itens em conjunto poderá te auxiliar na hora de estabelecer uma boa relação entre custo e benefício na aquisição de um modelo. A minha sugestão é que você e esposa procurem uma academia e vejam esses modelos de equipamentos em funcionamento, conversem com o professor de educação física, e se possível, façam uma aula para testar o aparelho e ver na prática a sua usabilidade antes de decidirem pela compra. Muito obrigado pela visita e pelo também comentário.

  18. Olá,
    Parabéns por responder a todos que desejam esclarecer dúvidas.

    Gostaria de entender o movimento das pernas que devem ser esticadas somente quando há o retorno total na remada. É assim? Fiquei em dúvida quando explicou. Sinceramente, não entendi o movimento das pernas, se faço correto.

    Faço da seguinte maneira: quando puxo, flexiono as pernas e quando retorno, estico. É dessa forma o correto?

    As costas – pode mexer com movimentos de mergulho e retorno em movimento oposto com abdômen contraído? Ou somente com as costas sempre eretas? Sinto que quando faço o mergulho e o retorno o abdômen trabalha mais intensamente.

    Tomara que tenha transmitido de maneira clara.

    O remo seco substitui o transport como exercício aeróbico? Enfim, é um exercício aeróbico?

    Obrigada,
    Abs
    Beth Valentim

    • Olá Beth,

      O aparelho de remo seco proporciona um ótimo treino para o corpo inteiro e isso promove muitos benefícios. Como em qualquer outro exercício é extremamente importante executar os movimentos corretos para realizar os treinos com segurança. E para isso é fundamental contar com a orientação e acompanhamento individual e presencial de um professor de educação física. Existem três fases nos exercícios com o remo seco: a captura, potência e a recuperação. Na captura você se movimenta para frente sobre o remador. Neste momento os joelhos estão dobrados e contra o peito. O tronco deve estar inclinado para frente sempre mantendo uma boa postura. Você não deve encurvar as costas e sua cabeça deve estar para cima. Na fase da potência você empurra os pedais estendendo as pernas, enquanto eleva as mãos para área abdominal superior. Na extensão completa, você deve inclinar-se um pouco para obter o benefício ao máximo. No entanto, evite inclinar-se demais para trás. Na fase de recuperação você endireita os braços, dobra os joelhos, e traz o seu corpo novamente para frente. Para evitar a risco de lesões nas costas, use principalmente as suas pernas e os músculos do quadril. Não incline as costas quando você terminar os movimentos. Sente-se em linha reta e dobre para frente nos quadris. Os cotovelos devem permanecer perto de seu corpo ao puxar ou pegadores. Tanto o remo seco quanto o transport são aparelhos aeróbicos que ajudam a queimar calorias e gorduras. Ao medir eficiência de um aparelho em relação ao outro deve-se levar em consideração o esforço feito durante os exercícios, o ritmo dos batimentos cardíacos por minuto, o nível de intensidade, e qual efetivamente proporcionou um gasto calórico maior. Tudo isso pode ser avaliado pelo profissional de educação física que estiver te acompanhando. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  19. Jessé

    Olá, tudo bem? Estou pesquisando remos com água, e o único disponível no Brasil (tirando WaterRower importado) é o Remoergômetro Acqua Gym Up da Polishop. Já teve alguma experiência com ele, ou conhece alguém?
    Obrigado!

    • Olá Jessé,

      Esses modelos de simuladores de remo com água, têm como diferencial em relação aos convencionais, um sistema de hélices com pás que se movimentam utilizando a força natural da água reproduzindo essa resistência durante a remada. Eu já vi alguns desses modelos de simuladores apenas em vídeos. Entretanto os benefícios proporcionados são os mesmos dos outros aparelhos. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  20. Giselle Franca Oliveira

    Boa tarde, já treino musculação faz um tempo, no momento to fazendo A (quadríceps, posterior e abdominais reto), B (peito, ombro, costas, bíceps e triceps), C (glúteos e panturrilhas). Tenho lido bastante sobre o simulador de remo e gostaria de incorporar ao meu treino diário por 10 a 20min, intercalando a intensidade de 1 em 1min. Gostaria de saber se isso poderia me prejudicar de alguma forma no rendimento dos treinos ou se você tem alguma dica do que eu poderia fazer pra montar melhor. O objetivo é dar um gás na perda de gordura da região abdominal, costas e braços.

    Agradeço desde já,

    Ah, esqueci de dizer que no treino C faço abdominal para os oblíquos também 🙂

    Giselle Franca Oliveira

    • Olá Giselle,

      Muito bom saber que você faz musculação. Essa atividade promove muitos benefícios para corpo e a mente. Os treinos ABC são divididos entre os grupamentos musculares a serem trabalhados ao longo da semana. Eles podem ser aplicados tanto para iniciantes quanto para quem já pratica atividade a mais tempo. E os exercícios feitos no aparelho do remo seco trabalham toda a musculatura corporal deixando o corpo bem definido, podendo ajudar no seu projeto. A minha sugestão é que você tenha um acompanhamento, uma vez, que a prescrição de um treinamento deve ser feito por um profissional habilitado e capacitado. Após uma avaliação ele poderá te recomendar uma série ideal e montar uma planilha de treinos de acordo com os seus hábitos, objetivos, idade, peso, alimentação dentre outros fatores. Se o seu foco é eliminar a gordura da região abdominal, costas e braços o treino correto vai permitir que você conquiste essas metas deixando seu o corpo bonito e delineado de acordo com os seus objetivos. Bons treinos e muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  21. João Batista

    Olá Adilson,
    Meu objetivo é a perda de peso.
    Estou pensando em alternar, na academia, a esteira e o remo.
    Para um bom resultado quanto tempo e em que intensidade devo exercitar no remo para uma queima de calorias equivalente à da esteira (na esteira alterno 1 minuto a 5,5-6, 3 minutos a 9-11 km/h por 25 minutos)
    Desde já fico muito grato

    • Olá João Batista,

      A queima de calorias entre atividades físicas diferentes é um dos fatores de efetividade dos exercícios. Conseguir medir esse gasto calórico da forma mais precisa possível pode fornecer um parâmetro ideal para um planejamento de treinos específicos para o seu objetivo que é a perda de peso. Alguns aparelhos mais modernos já vêm equipados com painéis com essa funcionalidade mostrando, porém, um gasto calórico aproximado para intensidades diferentes. A esteira e o remo são equipamentos diferentes, mas ambos, têm taxas de gastos calóricos semelhantes. O ritmo e a intensidade no qual se exercita e que vai determinar um consumo calórico menor ou maior. Por exemplo, na esteira ao mudar o estilo do movimento de uma simples caminhada para um trote ou uma corrida, com ou sem inclinação, e levando-se em consideração o peso corporal, podem haver gastos calóricos diferentes. Com o equipamento do remo acontece o mesmo, ou seja, ao variar o ritmo e a intensidade haverá um consumo maior ou menor de energia. Converse com o professor de educação física da sua academia para rever o seu programa de treinos para avaliar se há necessidade ou não de adequação de acordo com o seu objetivo. Bons treinos e muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  22. Domingos Neto

    Gostaria muito de saber onde encontro aqui no país uma máquina de remo seco que faça exatamente o trabalho que você faz quando esta remando um barquinho, ou canoa, ou seja, você faz aquela abertura dos braços com o peitoral, não quero o modelo que só faz movimento reto para frente e para trás compreende.
    E que tenha um sistema de calibrar a pressão que se deseja.

    Obrigado pela atenção.
    Aguardo seu retorno.

    Att,
    Domingos Neto

    • Olá Domingos,

      O mercado fitness cresceu bastante nos últimos anos com investimentos em várias áreas, como por exemplo, em academias, lojas de equipamentos, materiais esportivos e suplementos entre tantos outros segmentos. Sempre com o objetivo de atender um público consumidor cada vez exigente e estimulado pelos benefícios que a prática regular de uma atividade física proporciona tanto na saúde, quanto no bem-estar, no prazer e até mesmo na melhoria estética. E dentre as novidades e inovações do segmento de equipamentos estão os diferentes modelos de aparelhos de remos secos com características, especificações técnicas e recursos tecnológicos que diferem um equipamento do outro. Eles podem ser encontrados tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais (kikos, fit4, netshoes). É preciso fazer uma pesquisa na internet para a sua região e localizar uma loja especializada mais próxima, ou caso você deseje escolha uma loja virtual da sua preferência. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

      • Domingos Neto

        Obrigado Adilson,

        Encontrei um Kikos em estado de novo e pela metade do preço.
        Agora é praticar porque ele faz um bem danado pra saúde.
        Só gostaria de saber como posso organizar a minha seção de treino.
        Por exemplo, quanto tempo faço no inicio, e qual a regulagem colocar nesta fase.
        Se tiver aí alguma dica eu mais uma vez fico muito agradecido.

        Abraço,

        Domingos

        • Olá Domingos,

          Que legal você ter encontrado o modelo de aparelho que estava procurando. E realmente a prática regular de uma atividade física só traz vantagens para a saúde. Entretanto vale lembrar que o remo seco proporciona exercícios bastante intensos e mesmo exercitando em casa e preciso antes de iniciar, fazer uma avaliação médica, e estando apto contar também com a orientação e acompanhamento de um professor de educação física. São cuidados necessários para que você possa usufruir de todos os benefícios desta modalidade e sem correr riscos de lesões por exercícios mal executados ou executados em excesso. A minha sugestão é começar os treinos devagar, num ritmo confortável, com uma resistência menor e uma distância mais curta. E gradativamente vá aumentando a resistência e a distância. A recomendação é para que você tenha um acompanhamento de um profissional da educação física, que possa te avaliar e montar uma planilha de treinos de acordo com o seu condicionamento, características e necessidades. Bons treinos e muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

          • Domingos Neto

            Olá Adilson,

            Entendi sua colocação, vou ver essa parte com um personal aqui conhecido, de fato você tem razão, colocando uma planilha e seguindo acredito que só vai fazer bem, e com o tempo posso intensificar meu treino, remo é ótimo.
            Mais uma vez obrigado pela atenção e poder me ajudar, continue assim, orientando e ajudando a galera.

            Forte abraço!

            Domingos.

          • Olá Domingos,

            Que bom que você decidiu treinar sob a orientação e acompanhamento de um personal trainer. Um plano bem elaborado por este profissional, e utilizando uma planilha de treinos, irá te dar um direcionamento para o caminho certo no seu projeto. Remar é uma excelente atividade física e tenho certeza que você terá um bom desempenho nos exercícios. Volte aqui para compartilhar conosco os seus resultados. Bons treinos e muito obrigado pela visita e pelo comentário.

  23. Alysson Lima

    Amigo, ficaria grato se me ajudasse, estou pretendendo comprar um oxer 5000, ele realmente é parecido com o concept? Sou atleta de crossfit, competições são com o concept, consigo uma carga parecida com esse modelo, é possível treinar nele? Ou estarei jogando dinheiro fora? Desde já agradeço!

    • Olá Alysson,

      O remo seco ou indoor tem ganhado muito destaque como forma de atividade física e realmente já é uma tendência nas academias, sendo utilizado tanto para treinos quanto para competições. Com relação aos modelos o Concept é mais conhecido e bastante utilizado em academias e clubes. Já o modelo OXER 5000 é uma boa opção, porém, mais barata, mas nem por isso é menos interessante. São equipamentos semelhantes que oferecem recursos tecnológicos e uma boa condição para treinos. Mesmo assim muitos usuários preferem o modelo Concept. Minha sugestão é que você faça um teste com OXER 5000 nas lojas especializadas do segmento fitness antes de se decidir pela compra. Você já conhece o Concept nas competições e assim terá um bom parâmetro ao testar um outro modelo. Boa sorte bons treinos e muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  24. Silvia

    Muito bom o artigo, obrigada. Gostaria de saber qual tipo de lubrificante devo usar no meu aparelho. Tenho um caloi remo act! CLR20. muito obrigada!

    • Olá Silvia,

      Que bom que você gostou do artigo! Para saber qual o tipo de lubrificante usar neste modelo você deve entrar em contato com o fabricante ou consultar o termo de garantia ou manual do produto. Normalmente são indicados alguns tipos de silicone encontrados nas assistências técnicas autorizadas. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  25. Luiz Nascimento

    Adilson,

    Desde já obrigado. Faço remo seco na academia todos dias durante 30 minutos. Há necessidade de fazer esteira?

    • Olá Luiz,

      Que legal saber que você frequenta uma academia e se exercita diariamente. O remo seco é um aparelho que permite um trabalho corporal bem intenso e completo e que exige muito esforço físico. Fazer ou não exercícios na esteira vai depender dos seus objetivos e do planejamento de treinos elaborado pelo professor de educação física da academia. A esteira e o remo são equipamentos distintos, porém, o ritmo e a intensidade no qual você se exercita, pode determinar um gasto calórico maior ou menor. Bons treinos e muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  26. Joaquim

    Adilson,
    Gostaria da sua ajuda, sou portador de esclerose múltipla e tb tenho estenose lombar, é adequado usar o remo seco? A EM afetou minha perna direita e faço uso de andador.
    Obrigado.

    • Olá Joaquim,

      Para as pessoas com EM é muito importante praticar uma atividade física regular. E entre os benefícios dessa prática destacamos a melhora da força muscular e a resistência, melhora o equilíbrio e a coordenação, controle da bexiga, intestino e ainda ajuda reduzir a depressão e a fadiga. O aparelho de remo proporciona um treino bem intenso. Entretanto para determinar qual o exercício é o mais adequado é legal o contato entre você, o seu médico e um profissional da educação física para que este profissional obtendo mais informações elabore um programa de exercícios que contemple as suas capacidades, limitações, bem como suas necessidades individuais. Esse planejamento deverá levar em conta a alternância de períodos de esforço e descanso, exercícios com volume e intensidade moderada com sessões em dias intercalados, controle da temperatura corporal entre outros. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

      • Joaquim

        Obrigado por sua atenção.

        • Olá Joaquim,

          Sou eu que agradeço o seu retorno e o feedback! Este canal estará sempre aberto e à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possa lhe ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.