Saúde Financeira E Qualidade De Vida

Ser uma pessoa saudável não depende apenas de se prevenir dos males que atingem o corpo, mas também é necessário ter saúde mental para que o organismo trabalhe de forma adequada e consequentemente evite o aparecimento de doenças.

Na sociedade moderna, uma das principais enfermidades é a depressão, gerada por estresse e demais causas emocionais.

Entre as maiores causas do estresse na sociedade capitalista em que vivemos estão as preocupações com o trabalho e a falta de dinheiro.

Isto acontece devido à dificuldade que muitas pessoas têm de gerir os seus ganhos e acabam gastando mais do que podem, comprometendo-se com dívidas intermináveis.

Os problemas com dinheiro acabam afetando a saúde financeira das pessoas, causando problemas emocionais que também prejudicam o organismo. Para evitar estes males é necessário aprender a controlar os seus rendimentos e os seus gastos.

Para ter uma saúde financeira estável siga as dicas abaixo e certamente vai alcançar seus objetivos e uma melhor qualidade de vida.

Comece Contabilizando A Sua Renda

 dinheiro - saúde financeira

A primeira coisa a ser feita é conhecer todos os seus rendimentos e somar para saber qual é a sua renda total.

É comum entre as pessoas gastar mais do que tem, justamente por não saberem ao certo qual a quantia de dinheiros está a sua disposição.

Ao conhecer os seus rendimentos será possível se planejar melhor, dividindo a verba para de maneira correta para os gastos mensais, além de poupar aquilo que sobrar após quitar todas as dívidas.

Faça Uma Lista Com Os Seus Gastos

Depois de saber qual é a sua renda mensal, é hora de colocar na ponta do lápis todos os seus gastos.

Em um papel anote quais são as suas dívidas fixas como, por exemplo, conta de luz, água, compras de mantimentos, entre outras.

Na sequência, enumere os gatos com prestações, empréstimos e situações que podem surgir durante o mês.

Feito isso, verifique se o valor total da sua renda é o suficiente para arcar com os seus gastos. Caso não seja, estude a possibilidade de pagar algumas dívidas mais urgentes e que possuem juros altos. Assim será possível obter um alívio no orçamento.

Gaste Menos Do Que Ganha

Gaste menos do que ganha, somente assim pode-se controlar a sua renda. Do contrário, há o risco de terminar o mês sem nenhum tostão no bolso ou mesmo não conseguir pagar todas as despesas, acumulando juros e consequentemente entrando em uma bola de neve.

Consuma Com Responsabilidade

O consumo desenfreado é um dos principais fatores do endividamento. Portanto, antes de sair comprando por aí, pare e pense se estes produtos realmente são necessários ou são apenas gastos supérfluos.

Poupe E Planeje-se Para Ter Saúde Financeira

 

saúde financeira - poupança

Se planejar é essencial para ter saúde financeira. Sendo assim, faça planos de investimentos para o futuro como, por exemplo, comprar uma casa ou um carro, fazer uma viagem, entre outras coisas.

Além de fazer o planejamento, é necessário poupar para conseguir atingir os seus objetivos, sendo indicado guardar uma parte dos seus rendimentos em função da meta estipulada.

Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Cadastre-se na barra lateral ao lado e receba nossas dicas e atualizações diretamente no seu e-mail!

2 Comentários

  1. Carlos A.Witte

    Falou e disse tudo neste artigo !

    • Adilson

      Valeu Carlos Obrigado pelo comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.