Treinamento Em Circuito Academia Emagrece E Define O Corpo

Se você está sem muito tempo para os exercícios físicos, o treinamento em circuito, pode ser uma boa opção. Não é nenhuma novidade entre os frequentadores de academias.

Mas para quem está na correria do dia a dia e não tem muita disposição ou tempo para se exercitar, o treinamento em circuito é uma opção dinâmica e motivadora, que poupa tempo e garante bons resultados.

E o melhor dessa atividade física é que ela pode ser praticada por qualquer pessoa. Já que o treinamento em circuito une exercícios de musculação com exercícios aeróbicos.

É bem mais que um treino perda de peso, pois, muitas calorias são queimadas rapidamente devido alta intensidade dos exercícios praticados, quase que sem intervalos para descanso entre uma série e outra.

O treinamento em circuito é elaborado por um profissional da área de educação física. Esse profissional é quem faz todo o planejamento, as combinações, e a correta distribuição dos exercícios nas estações, de acordo com os objetivos específicos de cada treino.

Dessa forma bem organizada passando por todos os grupos musculares e com os seus objetivos bem definidos, é possível alcançar os resultados mais rápidos, quer seja treino perda de peso, queima de gordura, ganho de massa muscular ou simplesmente adquirir condicionamento físico.

 

Características De Um Treinamento Em Circuito Academia

 

treinamento em circuito academia alongamento

Dentro do treinamento em circuito as estações têm objetivos específicos. De acordo com a duração, os exercícios e as estações, é possível desenvolver um grande número de habilidades físicas e aprimorar tanto a capacidade aeróbica quanto a anaeróbica, indo muito mais além do que um simples treino perda de peso.

Duração: O treino com ritmo acelerado de 15 a 45 segundos em cada estação sendo 15 a 30 segundos de descanso entre as estações. Mas na média a pessoa fica cerca de 55 segundos a 1 minuto, em cada estação, sendo que o circuito completo não ultrapassa 30 minutos.

Exercícios: Os mais usados nas academias são os exercícios aeróbicos alternados com os exercícios de tonificação muscular: caminhadas na esteira, bicicletas e exercícios localizados e séries com peso, corrida, escada, pular corda. Pode haver variações baseadas em tempo e repetições: 2 minutos em esteira, 2 minutos trabalhando membros superiores, 2 minutos de bicicleta, 2 minutos trabalhando membros inferiores etc.;

Estações: Os aparelhos são chamados de estações e nesta modalidade podem ser usados vários tipos de aparelhos como, por exemplo, a cama elástica, step, transport, halteres, cordas, saco de boxe, caneleira, colchonetes entre outros. Quando o praticante passa por todos os exercícios nas estações completa-se o ciclo.

 

Vantagens do Treinamento Em Circuito Academia

 

treinamento em circuito academia com halteres

  • Combina exercícios físicos dinâmicos e rápidos que trabalham todas as regiões do corpo nas modalidades aeróbicas e anaeróbicas, de maneira mais eficiente favorecendo assim uma combinação treino perda de peso, ideal para queimar calorias durante e também após as atividades, isso por que mantém a frequência cardíaca alta;
  •  A elevação do gasto calórica reduz o percentual de gordura. Além disso o corpo gasta muitas calorias para recuperar-se das microlesões enquanto repousa, ao mesmo tempo, em que há um aumento da massa muscular.
  •  Pode ser adaptado à qualquer pessoa pois podem ser utilizados vários tipos de exercícios físicos. Como praticamente não há intervalos para descanso os exercícios são bem fáceis de serem executados. As cargas podem ser moderadas e variadas, bem como, a intensidade das séries tudo de acordo com a condição física do aluno.
  • Aumenta a resistência muscular devido ao ritmo com que os músculos são utilizados, podendo realizar trabalhos musculares por um longo tempo;

 

treinamento em circuito academia força

  •  Melhora a força, o equilíbrio, a coordenação e a agilidade;
  • Oferece a possibilidade de variação dos exercícios, como inclusão, alteração ou retirada de modalidades e aumento na frequência das repetições.

Como os exercícios físicos são intensos e realizados em sérias consecutivas com intervalos programados para descanso e recuperação entre as estações ou séries, as restrições ficam por conta das pessoas que possuem problemas de coluna ou de dores nas cotas. Neste caso os professores podem fazer adaptações para atender esses alunos com todo a segurança e benefícios que essa atividade oferece.

A desvantagem para quem pratica essa modalidade nas academias utilizando os aparelhos, é a possibilidade de serem interrompidos por alguém durante a sequência dos treinos, embora a rotatividade de exercícios nos aparelhos seja grande. Então a dica é agendar horários nas academias.

No treinamento em circuito as atividades devem ser praticados de duas a três vezes por semana em dias alternados, aliados a uma alimentação correta, boa hidratação bem como o tempo certo de descanso, para alcançar os objetivos mais rápidos.

Gostou deste artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.