Uma Alimentação Adequada Para Diabéticos e Hipertensos

Saúde e bem-estar fazem parte do desejo da maioria da população mundial. Não basta ter dinheiro e sucesso sem saúde para desfrutá-los.

O nosso organismo requer desde cedo cuidados especiais. Há uma necessidade de se prezar pelos bons níveis de colesterol, açúcar e insulina no corpo.

Quando há desníveis nesses índices aparecem problemas de diabetes e hipertensão.

A diabetes é ocasionada pelo aumento de glicose no sangue. Essa disfunção é mais frequente na população do que gostaríamos. A causa mais comum é o excesso de insulina ou mesmo a sua falta.

Já a hipertensão, como o nome mesmo já aponta, é uma pressão sanguínea elevada. É mais conhecida como “pressão alta”. Cada indivíduo possui valores considerados normais, mas quando  esses valores são alterados há um problema perigoso.

Os motivos podem ser vários e os mais comuns são má alimentação e vida sedentária. Fatores biológicos e familiares também podem fazer com que se tenha tais problemas.

Além disso, o estresse também é um grande responsável pelo aumento da pressão, do colesterol e diabetes.

O interessante é que muitas pessoas não sabem que possuem essas duas doenças, e que podem aparecer individualmente ou até mesmo em conjunto. Mas uma vez que se descobre diabéticos e hipertensos, o controle terá de ser feito por meio de remédios e alimentação.

Estudos apontam que uma alimentação adequada pode ajudar diabéticos e hipertensos a viver uma vida bem melhor. Para isso, basta que consumam alimentos adequados à sua condição, para que os níveis de glicose e de pressão sanguínea se mantenham seguros.

O Que Diabéticos E Hipertensos Devem Comer Em Uma Alimentação Adequada?

Uma alimentação adequada para diabéticos e hipertensos

Primeiramente manter o peso é fator primordial, e controlar o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico. Isto inclui as frutas também, pois nem todas elas têm consumo livre.

Prefira aquelas que podem ser ingeridas com casca, in natura, pois essas são importantes para o diabético. Faz-se necessário o uso de adoçantes e recomenda-se os mais naturais.

Evite embutidos, como presunto, queijos processados e outros derivados, pois evitar o sal em grandes quantidades é importante.

Dê preferencia a alimentos integrais, como aveia, arroz, e outros carboidratos de índices glicêmicos baixo. Consuma carne magra e assada, evitando as bebidas alcoólicas.

É necessário fazer as refeições sempre em horários certos. O consumo de água é fundamental, principalmente para os hipertensos que precisam manter uma boa temperatura corporal.

Um hábito muito importante é sempre ler os rótulos dos alimentos para ir se familiarizando com as tabelas.

Estar regularmente em contato com o seu médico, fazendo o controle dos índices, trará a você uma maior tranquilidade. E constantemente usar o medicamento nas horas certas.

Uma alimentação adequada e atividades físicas ajudam no controle da diabetes e da hipertensão arterial

As atividades físicas terão que fazer parte frequente do estilo de vida de quem é diabético e hipertenso, mas não é preciso fazer exercícios pesados.

Simples caminhadas já dão conta do recado e ajudam a manter níveis consideráveis normais.

A diabetes e a pressão arterial podem ter controles efetivos. E a partir de uma alimentação adequada é possível levar uma vida mais saudável.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.