Envelhecer Com Saúde E Qualidade De Vida

Envelhecer faz parte do ciclo natural da vida e chegar a essa fase com saúde  mantendo a qualidade de vida é o desejo e o objetivo de todos nós. 

Não existe um momento preciso que marca o início do envelhecimento.

Mas uma coisa é certa com o avanço da idade  inevitavelmente surgirão também os problemas de saúde. 

O nosso corpo já não será mais o mesmo, os ossos estarão mais frágeis, a visão mais embaçada, músculos mais flácidos.

De acordo com os estudos na área da gerontologia algumas alterações importantes já começam a acontecer no organismo por volta dos 25 anos, tais como, redução na renovação celular, diminuição da quantidade de água dentro das células, acúmulo de gordura na região dos quadris e abdômen, metabolismo mais lento entre outras.

Mas com os avanços nas várias áreas do conhecimento humano a expectativa de vida aumentou consideravelmente nas últimas décadas.

Hoje é possível envelhecer alcançando uma longevidade maior,  permitindo assim  a possibilidade vermos, o crescimento dos netos e até dos bisnetos.

­­­­

Mas o que pode ser feito para envelhecer e alcançar bem essa fase de maturidade tão especial da vida? A resposta para essa pergunta é uma só, ou seja,  começar a preparação desde a juventude.

As atitudes  e hábitos corretos praticados no decorrer  dos anos nos levarão para esse período chamado de terceira idade ou como muitos dizem a “melhor idade”, de forma tranquila e serena.

Dicas Para Envelhecer Com Saúde

envelhecer com saude correndo

Hoje em dia é mais fácil encontrar, pessoas com mais idade, porém com uma energia, vitalidade e aparência mais comuns às pessoas mais jovens. 

Mas como isso acontece? Dá para envelhecer mais lentamente? Sim é perfeitamente possível.

E não estamos abordando aqui neste artigo os benefícios oferecidos pela indústria dos cosméticos ou  da medicina estética. 

Trata-se apenas de um novo modo de viver e muita gente adepta deste estilo de vida mais saudável tem conseguido ótimos resultados com a simples mudança de hábitos.

Entre as principais mudanças para envelhecer com saúde estão uma alimentação mais saudável e a prática de atividades tanto físicas quanto intelectuais.

Os alimentos antioxidantes, como cacau, soja, chá verde, linhaça, cenoura sucos de uva entre outros reduzem a ação dos radicais livres como também deixam a pele mais firme.

Os radicais livres em excesso circulando no organismo podem levar à doenças cardíacas e alguns tipos de tumores malignos.

Então evitar o consumo de alimentos com gordura saturada, excesso de sal e açúcar é fundamental. Alimentos contendo vitamina E  como nozes, castanhas, previnem doenças degenerativas.

Aqueles ricos em selênio deixam o sistema imunológico mais forte.

Evite  consumo de carne vermelha, prefira carnes brancas que são mais saudáveis. Cuide da saúde do coração.

Consulte um médico regularmente e estando tudo certo inicie a prática de alguma atividade física.

A dança pode ser também uma ótima opção sendo que treinará a memória nas coreografias e a parte física também. A ideia e movimentar-se, então, faça aquela atividade que mais lhe agrada e dá prazer.

 

tabuleiro de xadrez - envelhecer

 

Nossa memória enfraquece com o passar dos anos, então, ele deve ser fortalecida com exercícios. Leia mais, afinal de contas, uma boa leitura é uma ótima maneira de exercitar a mente. 

Aprenda uma nova língua ou tocar um instrumento musical.

Pratique jogos de palavras cruzadas, xadrez, damas e dominó atividades que exigem raciocínio. Consuma alimentos ricos em vitamina B12 que são excelentes para  formar e manter as células nervosas.

Na maioria das vezes com o ritmo acelerado de vida que a sociedade moderna impõe é difícil parar para prestar atenção nos sinais que o nosso organismo apresenta, tais como estresse, depressão, cansaço excessivo, envelhecimento precoce.

Porém uma mudança de atitude é necessária e deve acontecer para o nosso bem.

A terceira idade vai chegar, e envelhecer com saúde é um grande desafio que já começou. Dê mais atenção à saúde do corpo e da mente.

Se você já pratica essas dicas está no caminho certo e se ainda não começou esta perdendo tempo.

Comece já e vai ter a oportunidade de uma velhice mais saudável e tranquila, com uma boa qualidade de vida.

Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Cadastre-se na barra lateral ao lado e receba nossas dicas e atualizações diretamente no seu e-mail!

4 Comentários

  1. Muito bom o seu artigo.
    Muitas vezes não nos atentamos para os cuidados ainda na juventude e quando chega a velhice, o corpo está desgastado. Eu estou com 42 anos e me sinto com 60. Nunca tive essa preocupação com a minha alimentação.

    Sucesso e abraços.

    • Adilson

      Obrigado pelo seu comentário Euripedes!
      Devemos sempre estar atentos à nossa saúde e a qualidade de vida.
      Saúde e sucesso para você.

  2. Artigos como esses são esclarecedores sobre a necessidade da Prevenção e da Qualidade de Vida.. Valeu!!!AngelaPerrini.

    • Adilson

      Obrigado pelo seu comentário Angela!
      Todos nós esperamos alcançar uma longevidade de forma saudável e tranquila. Muita saúde e sucesso para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.