Ler Faz Bem Para A Saúde

Ler faz bem para a saúde além de todos os benefícios na educação esse hábito tem importante papel na saúde física mental e emocional.

Alguns estudos já comprovaram que estimular o cérebro ao longo da vida, começando pela infância e mantendo esse hábito, contribuirá significativamente para uma boa saúde mental na velhice.

E a leitura tem esse poder de exercitar o cérebro, aprimorar a memória, estimular a imaginação, ajudando a desenvolver a inteligência, o raciocínio e a concentração.

Esse hábito é um dos segredos para se manter uma mente sempre jovem e ativa.

Dessa forma com a prática regular desse exercício mental é possível alcançar a longevidade com mais saúde e com qualidade de vida.

Por que tão importante quanto a saúde física é a saúde mental, por isso, o nosso cérebro necessita de exercícios diários e uma simples atividade como uma boa leitura promove esses benefícios e na maioria das vezes nem percebemos isso.

Ler faz bem para a saúde, porque ler é aprender, função essencial desenvolvida pelo cérebro! Esse aprender é algo muito mais importante do que simplesmente interpretar letras que formam as palavras, que formam as frases e que formam os textos.

Ler faz bem para a saude mental

A leitura convida o leitor para uma viagem para outra realidade através das asas da imaginação.

E neste cenário com a atenção focada, é possível se distrair, divertir, e aprender muito mais, quer sejam novas culturas, ou conhecimento nas diversas áreas do saber, bem como permite melhorar o raciocínio e a interpretação dos fatos.

Quem lê mais enriquece o seu vocabulário e consegue desenvolver melhor as habilidades da escrita e da fala.

Consegue fortalecer o seu pensamento crítico e isso permite dialogar de forma mais clara e inteligente sobre qualquer assunto, facilitando a comunicação e a expressão.

Ler Faz Bem Para Todas As Idades

Ler faz bem para a saúde e para cada idade há um tipo de leitura e vocabulários característicos.

Seja a leitura de jornais, noticiários, artigos, revistas, livros, romances, poesias entre outros, publicações físicas ou virtuais, através da internet, tudo isso ajuda na formação do indivíduo.

São fontes de informações com diferentes tipos de leituras.

Ler faz bem para a saude

É importante estimular o hábito pela leitura logo na infância. Por isso é fundamental a participação de pais e professores nesta fase.

Uma vez desenvolvido e fortalecido esse hábito se manterá pela vida toda preparando a criança uma vida adulta mais responsável, consciente, culta e dinâmica.

Cultive bons hábitos e acrescente na sua rotina diária atividades que possam contribuir para o seu desenvolvimento físico, mental e emocional.

Uma pessoa saudável certamente é bem informada e pratica hábitos saudáveis. A mente que se exercita lendo absorve melhor conteúdos de qualidade que curam a falta de informações.

É por isso que ler faz bem para a saúde e uma boa leitura pode ser uma opção de hábito saudável.

Portanto leia mais, é uma atividade prazerosa e ao mesmo tempo vantajosa, diminui o estresse, expande a mente, prende a atenção, além de ser um ótimo exercício para memória, representa mais lazer, diversão, conhecimento e cultura.

É você gosta de ler? Compartilhe aqui com a gente o seu tipo de leitura preferida, ou um livro que tenha lido recentemente.

14 Comentários

  1. Ronaldo

    Gosto muito de ler, tudo. Sem descriminaçao do tipo de leitura.

    • Olá Ronaldo,

      Ler realmente é muito bom e o universo da leitura nos oferece uma fonte inesgotável de prazer, que exercita nossa criatividade e imaginação, oferecendo lazer, conhecimento, entretenimento, cultura, romance entre tantos outros temas. É um bom hábito que deve ser cultivado e praticado diariamente. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

    • Diego Leoncio Soares

      Gosto muito de ler. Recentemente li dois livros do Pe. Marcelo Rossi (Philia e Ágape) e no momento comecei a ler um livro ótimo do autor Augusto Cury, cujo o título é O Vendedor de Sonhos: O Chamado.
      Recomendo esses livros.

      • Olá Diego,

        Muito bom mesmo, são três obras de excelente qualidade que trazem reflexões importantes que motivam e inspiram os leitores para busca de uma vida melhor. Assim é o mundo da leitura com toda a sua diversidade de experiências e aprendizagens. E não importa se é uma obra de ficção ou uma história real sempre é possível extrair belas lições e ensinamentos que podem ser utilizados sempre nas nossas vidas. Muito obrigado pela visita, pelo comentário e também por compartilhar aqui conosco essas três sugestões de leitura.

  2. Márcia Cristina

    Eu não imaginava que a leitura seria tão bom. Sabendo disso estarei lendo com mais frequência.

    • Olá Márcia,

      Realmente ler é um hábito essencial para o nosso crescimento. É um dos meios mais importantes para o desenvolvimento do nosso intelecto e o caminho mais curto para alcançarmos o conhecimento. E para tornar o hábito de ler ainda mais atraente e frequente a dica é identificar os temas que você mais gosta, conferir os tipos de textos, escolher um horário bacana para ler, procurar visitar livrarias e bibliotecas, conversar com seus amigos, familiares e professores sobre os livros. E assim de forma prática e simples você vai criar um vínculo com esse hábito que irá fortalecer e estimular ainda mais a sua leitura. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  3. Ana Regina

    Gostei muito de aprender aqui nesse diálogo e nessa sugestão de leitura li pela última vez os livros
    A cidade do Sol, e O caçador de Pipas. E agora que aprendi que faz bem para a inteligência e aprendizado da mente vou voltar a ler para me habituar a leitura.

    • Olá Ana Regina,

      Que bom que você gostou! Ler é um hábito muito bom e através da leitura nós descobrimos e aprendemos culturas novas e diferentes. Passamos a compreender melhor a nossa realidade, nossas vivências e até o sentido real das nossas idéias. E isso é muito legal. A cidade do Sol e O Caçador de Pipas são livros muito interessantes. São duas obras do mesmo escritor Khaled Hosseini. Em ambos os livros o autor retrata a realidade de uma cultura diferente da nossa de maneira tão clara que provoca fortes emoções que prendem a atenção do leitor do primeiro ao último capítulo. Muito obrigado pela visita, pelo comentário e também pelas suas sugestões de leitura.

  4. Meire Quima

    Gosto muito, mais muito mesmo de ler. Acabei de ler dois livros do autor Sylvain Reynard. O primeiro A Transformação de Raven (recomendo muito bom) o segundo o Inferno de Gabriel (também muito bom) agora estou lendo a Redenção de Gabriel. Eu amo ler. Passo horas e horas lendo. Esqueço de todos os problemas, me envolvo na leitura. Gosto também do Augusto Cury. Nada melhor do que uma boa leitura.

    • Olá Meire,

      Fico muito feliz em saber do seu amor pela leitura. Esse hábito traz inúmeros benefícios para quem lê. E a leitura é assim mesmo estimula a nossa imaginação e criatividade e quando mergulhamos neste mundo mágico tudo vira uma boa estória onde até o impossível se torna possível. A transformação de Raven é um livro que agrada a todos os leitores com personagens fortes e uma boa trama. Já o Inferno de Gabriel (1.º livro) e a Redenção de Gabriel (3.º livro) fazem parte de uma trilogia com uma bela história romântica que conquistou leitores em todo mundo. O 2.º livro dessa série é o Julgamento de Gabriel. E o Dr. Augusto Cury um excelente profissional de reconhecimento nacional e internacional. Muito obrigado pela sua visita, pelo seu comentário e também por compartilhar aqui com a gente as suas recomendações de leitura.

  5. João Franco

    Leia de tudo, até bula de remédio. Quando a gente lê a nossa mente engrandece.

    • Olá João,

      Que bom saber do seu interesse pela leitura. O desejo do leitor é uma condição essencial para que esse hábito seja válido e ao mesmo tempo prazeroso. Ler é uma aventura solitária, porém, quando você gosta e sente prazer no que faz estabelece-se aí um vínculo muito forte entre a leitura, que prende e atrai a atenção, e o leitor cada vez mais motivado com o prazer dessa prática numa relação de cumplicidade com esse hábito. Ler exige vontade, determinação, concentração e silêncio e em troca nos oferece vários benefícios. Continue com essa prática saudável e muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  6. João Gomes

    Ler engrandece o homem, faz amadurecer como pessoa, e pensar por si mesmo, se a leitura fosse estimulada na infância e na escola, com certeza não teríamos políticos eleitos como o “tiririca”, mas infelizmente no Brasil, não se estimula a leitura, para o governo, quanto mais analfabetos melhor, governar uma população informada seria muito mais penoso para eles.
    Último livro que li foi The 4400, é uma continuação da série de TV, que não teve final, a produtora lançou o livro para dar o desfecho, outros foram, Senhor dos Anéis trilogia, A entidade, Cidade dos Ossos, etc. Gosto de ficções, não curto livros religiosos.

    • Olá João,

      O hábito da leitura é fundamental para o nosso crescimento. Amplia nossos horizontes aumenta a nossa percepção da realidade e das nossas potencialidades, e ainda nos permite enxergar mais longe. A leitura e o conhecimento estão sempre juntos em perfeita sintonia. Ler é uma prática que precisa ser estimulada desde a infância, seja na escola ou no ambiente familiar, e fortalecido nas outras fases do crescimento para que a criança se desenvolva e se transforme em uma pessoa adulta mais consciente, responsável com mais conhecimento e cultura. E os diversos tipos de leitura têm essa capacidade de aumentar o nosso repertório cultural, saindo do mundo real e mergulhando em uma viagem textual que proporciona conhecimento, entretenimento, senso crítico entre tantas outras vantagens. Muito obrigado pela visita pelo comentário e também por compartilhar conosco sua preferência literária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.